Questões de Concurso Comentadas sobre fundações em arquitetura

Foram encontradas 119 questões

Q3191112 Arquitetura
Entre os componentes essenciais do sistema de estaqueamento, identifica-se o: 
Alternativas
Q3191110 Arquitetura
Um dos problemas mais frequentes nas fundações, que pode comprometer a estabilidade das edificações, são os recalques. Esses fenômenos são caracterizados por: 
Alternativas
Q3191109 Arquitetura
As fundações de uma construção podem ser classificadas como superficiais ou profundas. As fundações superficiais possuem até 3 metros de profundidade e podem ser executadas na forma de sapatas, alicerces ou:
Alternativas
Q3154933 Arquitetura
Durante a execução de uma fundação para um edifício residencial em um solo com alta presença de argila expansiva, foram observados recalques diferenciais significativos. Qual seria a solução mais adequada para corrigir a situação, com base nas normas técnicas?
Alternativas
Q3135815 Arquitetura
As fundações são essenciais para a estabilidade das edificações e podem ser classificadas de diferentes maneiras com base em suas características e no tipo de solo. Assinale a alternativa correta em relação à tipologia das fundações:
Alternativas
Q2551445 Arquitetura
Assinale a alternativa que indica corretamente o que são fundações flutuantes em construções e em que tipo de terreno são geralmente utilizadas.
Alternativas
Q2525279 Arquitetura
Qual dos seguintes tipos de fundação é mais adequado para solos com baixa capacidade de carga? 
Alternativas
Q2488869 Arquitetura
Entende-se por fundações todo aquele elemento construtivo, que tem por finalidade transferir para o solo as cargas permanentes e as cargas acidentais que possam aparecer durante a vida útil da construção. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q2479590 Arquitetura
"Elemento de fundação superficial de concreto, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura. Pode ter suas faces verticais, inclinadas ou escalonadas e apresentar normalmente em planta seção quadrada ou retangular." O trecho anterior, retirado da NBR 6122, refere-se ao tipo de fundação:
Alternativas
Q2459162 Arquitetura
Fundação do tipo tubulão é considerada fundação do tipo 
Alternativas
Q2433163 Arquitetura

Para que desenvolva corretamente a sua função, um arquiteto(a) deve dominar, também, os condicionantes legais do seu projeto. No caso de Belém, alguns dos instrumentos legais que regem a concepção projetual de edificações na cidade são: o Plano Diretor e a Lei do Uso do Solo, por meio, principalmente, do zoneamento e dos quadros de modelos urbanísticos, respectivamente. Tais quadros sistematizam medidas mínimas e máximas que devem ser cumpridas no ato projetivo, sempre relacionadas à ocupação do terreno. Algumas das variáveis do quadro de modelos urbanísticos (anexo 4 da Lei do Uso do Solo) são: Taxa de Permeabilização, Afastamentos e Testada do Lote. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q2412739 Arquitetura

Para o dimensionamento de sapatas de fundação de uma edificação, a tensão admissível do solo foi adotada com o valor de 2,0 kgf/cm2 . Para uma sapata com as dimensões de 150,0 cm x 150,0 cm e altura de 30,0 cm, qual seria a carga normal limite na base de um pilar para essa sapata? Dados: densidade do concreto= 2.500 kg/m3 ; coeficiente de segurança geral = 1,4.

Alternativas
Q2412454 Arquitetura

Considerando o Plano Diretor de Belém, no seu Art. 135, são reguladores da ocupação do solo urbano os seguintes parâmetros: coeficiente de aproveitamento básico, mínimo e máximo, gabarito de altura, taxa de permeabilização, afastamentos, taxa de ocupação. Sobre eles, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2341612 Arquitetura
Um exemplo de fundação rasa para edifícios seria:
Alternativas
Q2340952 Arquitetura
Leia o texto a seguir. 

As fundações superficiais são usadas sempre que um solo estável e com capacidade de carregamento adequada estiver relativamente perto da superfície. Elas são colocadas diretamente sob a parte mais baixa de uma subestrutura, e transferem as cargas da edificação diretamente para o solo de apoio, por meio da pressão vertical.

CHING, Francis D. K. Sistemas estruturais ilustrados: padrões, sistemas e projeto. Porto Alegre: Bookman, 2015.

São exemplos de fundações superficiais: 
Alternativas
Q2317840 Arquitetura

Sobre o projeto e execução de fundações, analise as assertivas abaixo:


I. Cota de arrasamento é o nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão, de modo a possibilitar a integração estrutural entre o elemento de fundação e o bloco de coroamento.

II. Estaca Franki é a estaca executada por perfuração do solo por trado mecânico, sem emprego de revestimento ou fluido estabilizante.

III. Sapata associada é o elemento de fundação rasa, de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2294887 Arquitetura
O tipo de fundação a ser utilizado em uma obra é definido em função do solo onde será construído e a carga que recebem. Sua função é transmitir as solicitações das construções ao solo. Assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q2245853 Arquitetura
A fundação profunda é aquela em que o elemento de fundação transmite a carga ao terreno pela base e/ou por sua superfície lateral e está assentada em profundidade em relação ao terreno adjacente.
Assinale a opção que descreve corretamente o tipo de fundação profunda denominado de “caixão”.
Alternativas
Q2242637 Arquitetura
O parecer de fundações de um edifício público em alvenaria estrutural indica que o solo no qual vão ser construídas as fundações do edifício apresenta boa capacidade de suporte, compatível com a utilização de fundações diretas e sem necessidade de se utilizar toda a projeção do edifício como área de apoio. A solução em alvenaria estrutural determina que a estrutura produza cargas distribuídas sobre as fundações. Após analisar as informações contidas no parecer, será necessário predefinir uma tipologia de fundações para que se possam lançar os traçados de redes enterradas do andar térreo e determinar as interferências entre fundações e redes. Nessas condições, pode-se adotar, dentre as alternativas, uma solução em
Alternativas
Q2242636 Arquitetura
Um edifício de planta retangular, a ser executado em estruturas lineares em concreto armado, formadas por pilares e vigas, com lajes maciças, será constituído por uma malha regular de pilares e vigas, formada por quatro eixos de pilares e vigas no sentido transversal e três eixos de pilares e vigas no sentido transversal – uma malha de quatro por três pilares, situados nas intersecções entre eixos, com as vigas, vencendo o vão entre pilares e dando apoio a panos de laje. Na concepção estrutural dessa edificação, é adequado que as vigas sejam
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E
4: D
5: C
6: D
7: C
8: D
9: A
10: E
11: A
12: E
13: B
14: A
15: B
16: A
17: C
18: C
19: B
20: B