Questões de Concurso
Sobre história e teoria do paisagismo em arquitetura
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"Os arquitetos paisagistas combinam arte e ciência para criar lugares. A arte proporciona uma imagem para a uma paisagem, com o uso de croquis, maquetes, imagens geradas por computador e textos. Os elementos de projeto como linha, forma, textura e cor são utilizados para criar essas imagens, e o processo permite que o projetista se relacione com um público e visualize o sítio para trabalhar nele. A ciência envolve uma compreensão dos sistemas naturais, incluindo geologia, solo, vegetação, hidrografia, clima e ecologia. Envolve também o conhecimento de construções e sua execução, como estradas e pontes, muros, pisos e até mesmo prédios eventuais. Os paisagistas são pensadores holísticos que se destacam por macrocenários".
(Fonte: WATERMAN, Tim. Fundamentos de Paisagismo. 1ª ed. São Paulo: Bookman Companhia, 2011).
Com base no texto acima, analise as asserções que seguem:
I - Os arquitetos paisagistas são profissionais que devem compreender as dinâmicas naturais e urbana, integrando seu conhecimento abrangente com especialistas como urbanistas, engenheiros, geógrafos, geólogos, sociólogos e engenheiros, por exemplo.
II - O trabalho do arquiteto paisagista está relacionado aos sistemas naturais e não interfere sobre o ambiente construído, o que demonstra a especificidade da atuação do profissional no campo do jardim e da botânica.
III - A arquitetura paisagística é um campo de trabalho que, ao lidar com a macro escala, pode se confundir com a atuação do arquiteto urbanista na elaboração de projetos urbanos, porém as áreas de trabalho se complementam e atuam em conjunto sobre os sistemas naturais e construídos.
IV - Ao intervir sobre sistemas naturais, o arquiteto paisagista deve analisar os aspectos que caracterizam o sítio em conjunto com outros profissionais, levantando as problemáticas que nortearão o desenvolvimento do projeto paisagístico.
É correto afirmar que são verdadeiras apenas:
É fundamental para o paisagista conhecer e identificar precisamente as plantas que especifica em seu projeto para que, em sua execução, a espécie plantada seja exatamente a mesma que a especificada. Assinale a alternativa correta quanto à teoria do paisagismo.
Relacione os padrões de projeto paisagístico surgidos na virada dos séculos XX /XXI, às suas respectivas especificidades.
1. Ambientalismo.
2. Formalismo geometrizante.
3. Neomodernismo.
4. Pós‐modernismo.
( ) tratamento radical de pisos, terrenos, águas e paredes de modo quase pictórico, no qual pórticos com arborização constituem elemento a mais de cenarização.
( ) ênfase ao uso da vegetação tropical, não se furtando de novas experiências formais, mas nunca referenciando a formas do passado.
( ) utilização de formas tradicionais de agenciamento dos espaços livres, com o uso de topiária e de elementos decorativos.
( ) foco na vegetação nativa, com estruturação a partir de restos de matas e valorização da vegetação da praia.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, na ordem de cima para baixo.
Assinale a alternativa que apresenta o paisagista que criou a primeira escola de paisagismo brasileiro, sendo um dos brasileiros mais consagrados no exterior em todos os tempos.
O Parque Ecológico Sitiê, na Favela do Vidigal, no Rio de Janeiro, tornou-se conhecido e premiado, principalmente, devido ao fato de
Analise as figuras de 23 a 26 para responder à questão 30.
Figura 23: Praça Eliane, Casa Cor SP 2016, de Alex Hanazaki
Disponível em: <http://www.eliane.com/blog/casa-cor-sp>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 24: Praça Eliane, Casa Cor SP 2016, de Alex Hanazaki
Disponível em: <http://www.eliane.com/blog/casa-cor-sp>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 25: Praça Eliane, Casa Cor SP 2016, de Alex Hanazaki
Disponível em <http://www.eliane.com/blog/casa-cor-sp>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 26: Praça Eliane, Casa Cor SP 2016, de Alex Hanazaki
Disponível em: <http://www.eliane.com/blog/casa-cor-sp>. Acesso em: 15 set. 2017.
O projeto paisagístico de Alex Hanazaki, para a Casa Cor 2016, aproveita as árvores existentes e propõe o conceito
De acordo com Macedo (1999), o ano de 1783 foi um marco na concepção do paisagismo brasileiro nos moldes que entendemos hoje, pois foi inaugurado um espaço público, criado e concebido para o lazer da população. Até então, os espaços tratados eram apenas os jardins particulares e pátios de conventos. Sobre o espaço inaugurado naquele ano, assinale a alternativa correta.
O paisagismo tem como base diferentes elementos, os quais evoluíram a partir das características de diferentes conceitos paisagísticos, partindo dos jardins da Antiguidade (egípcios, romanos, gregos e persas), da Idade Média (mouriscos, medievais e astecas) e do Renascentismo (italianos e franceses), até os dos pós-renascentistas ingleses e contemporâneos. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. O estilo egípcio adotava como orientação os pontos cardeais e apresentava traçados geométricos e simétricos. As principais vegetações utilizadas eram papiro, palmeiras, lótus e pomares, como os de videira e laranja.
2. O estilo grego teve influência egípcia e, além de sua aplicação em jardins privados, inovou com áreas públicas.
3. O uso de vegetações do tipo coníferas, plátanos, frutíferas e hortas, a inclusão de esculturas vegetais e elementos arquitetônicos, como fontes e uso de escadas e esculturas, são características do estilo persa.
4. Uma das principais inovações proporcionadas pelo estilo romano foi a inclusão de flores perfumadas e passíveis de serem trocadas. Exemplo de plantas utilizadas neste estilo são roseiras, tulipas, lírios e jasmins.
Assinale a alternativa correta.
Julgue o item seguinte, que se relaciona a paisagismo no planejamento arquitetônico e a elementos de composição em arquitetura e urbanismo.
A domesticação da composição vegetal permitiu que as
necessidades estéticas e os simbolismos religiosos
determinassem as fronteiras espaciais da urbanidade; assim,
os jardins acabaram por revelar a rica diversidade cultural
dos povos.
Julgue o item seguinte, que se relaciona a paisagismo no planejamento arquitetônico e a elementos de composição em arquitetura e urbanismo.
A utilização do valor estético aprazível nos jardins sempre
esteve diretamente relacionada às necessidades de
sobrevivência das civilizações antigas, uma vez que servia à
produção doméstica de frutas, verduras e ervas medicinais.
Cf. Anais do II Congresso Brasileiro de Arborização Urbana. São Luís/MA, 18 a 24 de setembro de 1994, p. 539-553. Disponível em: https://www.erambiental.com.br/var/userfiles/arquivos69/documentos/12925/LimaEtAl-AreasVerdes-1994.pdf Acesso em: 23 jun. 2023.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa que NÃO está de acordo com a classificação do autor.
Texto extraído e adaptado do livro: PANZINI, F. Projetar a Natureza: arquitetura da paisagem e dos jardins desde as origens até a época contemporânea. Trad. Letícia Andrade. São Paulo: Senac, 2013. p. 14-15.
Referente aos estilos paisagísticos, analise as assertivas a seguir e marque a ÚNICA alternativa que está em CONFORMIDADE com os conceitos de estilos paisagísticos:
Assinale a opção que indica uma característica básica da linha projetual moderna.
De acordo com Macedo (1999), as citações abaixo apresentam justificativas CORRETAS para a implantação de parques ou praças, EXCETO
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
Assinale o nome do espaço público inaugurado em 1783, ao qual o texto acima se refere.