Questões de Concurso Comentadas sobre história e teoria do paisagismo em arquitetura

Foram encontradas 32 questões

Q2498303 Arquitetura
Sobre os jardins históricos, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2498278 Arquitetura
Sobre o conceito, a chancela, os objetivos e o monitoramento da Paisagem Cultural é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2417348 Arquitetura

Julgue o item seguinte, que se relaciona a paisagismo no planejamento arquitetônico e a elementos de composição em arquitetura e urbanismo.


A domesticação da composição vegetal permitiu que as necessidades estéticas e os simbolismos religiosos determinassem as fronteiras espaciais da urbanidade; assim, os jardins acabaram por revelar a rica diversidade cultural dos povos.

Alternativas
Q2417347 Arquitetura

Julgue o item seguinte, que se relaciona a paisagismo no planejamento arquitetônico e a elementos de composição em arquitetura e urbanismo.


A utilização do valor estético aprazível nos jardins sempre esteve diretamente relacionada às necessidades de sobrevivência das civilizações antigas, uma vez que servia à produção doméstica de frutas, verduras e ervas medicinais.

Alternativas
Ano: 2023 Banca: NUCEPE Órgão: UESPI Prova: NUCEPE - 2023 - UESPI - Arquiteto |
Q2271788 Arquitetura
Pereira Lima (1994) desenvolveu termos classificando as áreas verdes de acordo com a seguinte escala: espaço livre, área verde, APA (Área de Preservação Ambiental), praça e arborização urbana.
Cf. Anais do II Congresso Brasileiro de Arborização Urbana. São Luís/MA, 18 a 24 de setembro de 1994, p. 539-553. Disponível em: https://www.erambiental.com.br/var/userfiles/arquivos69/documentos/12925/LimaEtAl-AreasVerdes-1994.pdf  Acesso em: 23 jun. 2023.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa que NÃO está de acordo com a classificação do autor.


Alternativas
Ano: 2023 Banca: NUCEPE Órgão: UESPI Prova: NUCEPE - 2023 - UESPI - Arquiteto |
Q2271778 Arquitetura
“A arquitetura da paisagem é a arte de intervir com elementos naturais, de remodelar lugares para torná-los aproveitáveis e esteticamente agradáveis, em sentido amplo, compreende as atividades por meio das quais o ambiente, modificado e interpretado pelo homem, torna-se paisagem. Na história da cultura humana, o jardim narrou mitos, sugeriu alegorias, foi símbolo de capacidade técnica, de riqueza de meios, de possessão de lugares, tradução de poder e soberania”.
Texto extraído e adaptado do livro: PANZINI, F. Projetar a Natureza: arquitetura da paisagem e dos jardins desde as origens até a época contemporânea. Trad. Letícia Andrade. São Paulo: Senac, 2013. p. 14-15.

Referente aos estilos paisagísticos, analise as assertivas a seguir e marque a ÚNICA alternativa que está em CONFORMIDADE com os conceitos de estilos paisagísticos:
Alternativas
Q2225000 Arquitetura
Na arquitetura paisagística brasileira são identificadas diferentes linhas projetuais.
Assinale a opção que indica uma característica básica da linha projetual moderna
Alternativas
Q2201030 Arquitetura
O estilo de paisagismo que foi desenvolvido no Brasil, no século XIX, e se caracteriza por espaços criados para a contemplação, compostos por elementos bucólicos e românticos, buscando recriar os jardins dos palácios reais europeus, é denominado
Alternativas
Q2166417 Arquitetura
De acordo com Benevolo, no livro “A Arquitetura no novo milênio”, no intervalo de tempo considerado na História da Arquitetura moderna — do último terço do século XVIII ao final do século XX —, a paisagem construída ou o conjunto das modificações introduzidas pelo homem sobre a superfície terrestre sofreu quatro transformações sucessivas, cujos efeitos se encontram combinados na paisagem de hoje.
A respeito dessas transformações, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
(   ) O desmantelamento das estruturas de assentamento tradicionais, produzidas pelas sociedades antigas com as técnicas pré-industriais e as formalidades precedentes ao “novo regime” vigente no mundo industrial, é uma transformação da paisagem citada por Benevolo.
(   ) Um primeiro modelo de urbanização “moderno”, concebido por volta da metade do século XIX, mas ainda amplamente operante nos séculos XX e XXI, seja na Europa, seja no resto do mundo, é uma transformação apresentada pelo autor.
(   ) Um segundo modelo de urbanização, baseado na experiência dos reparos ao primeiro modelo já ocorrida entre os dois séculos e colhida pelo movimento moderno no primeiro pós-guerra como método alternativo de gestão de território, é uma transformação de que trata Benevolo.
(   ) Um último procedimento de urbanização, que não é certo chamar de “modelo” porque seu caráter principal é a desvinculação em relação às formalidades legais, é uma transformação descrita no livro.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2166411 Arquitetura
Hertzberger, na obra “Lições de Arquitetura”, descreve a rua como “um lugar em que o contato social entre os moradores pode ser estabelecido; como uma sala de estar comunitária”. A potência dessa ideia como referência para o planejamento pode ser facilmente percebida, mas o autor também alerta para o fato de que esse conceito vem sendo desvalorizado ao longo do tempo.
Segundo Hertzberger, são fatores que contribuem para essa perda de valor, exceto:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: COSEAC Órgão: UFF Prova: COSEAC - 2023 - UFF - Arquiteto e Urbanista |
Q2159987 Arquitetura
O arquiteto paisagista Luís Ramiro Barragán Morfín (9/3/1902 - 22/11/1988) revolucionou a arquitetura moderna em seu país com o uso de cores vibrantes oriundas da arquitetura vernacular mexicana. Entre seus mais importantes projetos estão a Casa Barragán, a Capela das Capuchinas, as Torres de Satélite, "Los Clubes" e a Casa Gilardi. Com uma carreira que conta com mais de 30 obras construídas lhe rendeu o Prêmio Pritzker em 1980, o Prêmio Jalisco em 1985 e, um ano antes de falecer, o Prêmio Nacional de Arquitetura do México. Seus jardins apresentam os elementos essenciais que marcam sua obra e inspiram projetos até os dias atuais, como:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: COSEAC Órgão: UFF Prova: COSEAC - 2023 - UFF - Arquiteto e Urbanista |
Q2159986 Arquitetura
A ecogênese tem forjada seu significado através do estudo da botânica e caracteriza-se como um nome novo para uma antiga ideia. Esse termo tem sido, com frequência, associado ao nome de Fernando Chacel, pois é ele quem mais utilizava a palavra ecogênese em seu discurso projetual. O termo foi cunhado por Luiz Emygdio de Mello Filho, e surgiu com base em pesquisas desenvolvidas em parceria com biólogos e botânicos do Museu Nacional, no Rio de Janeiro da década de 1940. O objetivo da ecogênese no paisagismo é:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: COSEAC Órgão: UFF Prova: COSEAC - 2023 - UFF - Arquiteto e Urbanista |
Q2159985 Arquitetura
Entende-se que a obra de Roberto Burle Marx é referência para, a partir dela, situar outras obras, de outros paisagistas, inclusive abordando projetos situados fora do eixo Rio – São Paulo, que predominaram em outros trabalhos sobre a arquitetura paisagística brasileira até então. Esta atuação, tornou-se mais evidente com os desdobramentos da Semana de 22, desembocando na formação da corrente modernista brasileira, para então entrar na atuação de Burle Marx. Em Recife (1934 – 1937), Burle Marx pode materializar sua visão inovadora de paisagismo, utilizando espécies nativas brasileiras, até então vistas como “mato”, dispostas sobre um novo desenho, resultado da visão artística que consolidava o surgimento do jardim moderno brasileiro, onde desenho e vegetação tinham a mesma importante dimensão. A partir disso, nosso paisagismo deixar para trás as influências europeias, adquirindo personalidade própria. Aponte nas opções abaixo as importantes obras de Burle Marx em Recife: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: COSEAC Órgão: UFF Prova: COSEAC - 2023 - UFF - Arquiteto e Urbanista |
Q2159984 Arquitetura
A Igreja de São Francisco localizada no bairro da Pampulha, em Belo Horizonte, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer tem na sua solução formal da cobertura um arco parabólico. Ela foi inaugurada em 1943 e faz parte do projeto arquitetônico da Pampulha encomendado pelo prefeito de Belo Horizonte na época, Juscelino Kubitschek. Tombada pelo Iphan em 1947, destacou-se como o primeiro monumento moderno a receber proteção federal no país. Distante dos elementos sacros tradicionais, repleta de curvas ousadas e inovadoras para a época, permaneceu fechada por vários anos e, somente em 1959, o pequeno templo pode ser aberto à comunidade.
O uso do concreto armado a partir da criação das curvas e arcos propostos por Niemeyer, não só causaram espanto e curiosidade à comunidade religiosa, como também, possuem importante função técnica acústica.
Tomando o texto anterior como base de informação, e considerando conhecimento prévio sobre acústica, aponte de que maneira as curvas e os arcos contribuem acusticamente no exemplo acima:
Alternativas
Q2075236 Arquitetura

“Roberto Burle Marx (1909-1994) é um dos principais paisagistas do Século XX, reconhecido nacional e internacionalmente”. (Fonte: ARTISTA e paisagista. In: Burle Marx. [S.l.], [S.d.]. Disponível em: https://sitioburlemarx.org/artista-e-paisagista/. Acesso em: 27 dez. 2022).

Sobre a obra de Burle Marx, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) O trabalho de Burle Marx teve influência dos princípios formais da abstração pictórica e de valores defendidos pelas vanguardas europeias dos anos 1920.


( ) O conhecimento sistemático e abrangente da flora brasileira e das especificidades ecológicas e compreensão da realidade natural do local são preceitos notáveis ao longo do desenvolvimento da obra de Burle Marx.


( ) Observam-se na obra de Burle Marx dois momentos articulados: uma visão ecológica inicial, que vai cedendo, aos poucos, espaço para preocupações formais trazidas em um discurso plástico.


( ) Ao longo de sua extensa vida profissional, Roberto Burle Marx percorreu caminhos variados, fez experiências diversas, dentre as quais pode ser identificado o princípio do nacionalismo esquemático.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q1962264 Arquitetura
Assinale a opção que indica uma propriedade do Neoecletismo, padrão de projeto referente à linha projetual contemporânea da arquitetura paisagística brasileira.
Alternativas
Q1881502 Arquitetura
Entre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta uma característica típica do estilo inglês de paisagismo:
Alternativas
Q929231 Arquitetura

Além da conservação de coleções vivas, o SRBM exerce ainda um importante papel social ao oferecer à comunidade atividades educativas voltadas à conservação do meio ambiente e do patrimônio cultural. Com relação à importância da educação ambiental e patrimonial e aos diferentes aspectos relacionados a essa temática, julgue o próximo item.


Na educação ambiental, o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

Alternativas
Q929230 Arquitetura

Além da conservação de coleções vivas, o SRBM exerce ainda um importante papel social ao oferecer à comunidade atividades educativas voltadas à conservação do meio ambiente e do patrimônio cultural. Com relação à importância da educação ambiental e patrimonial e aos diferentes aspectos relacionados a essa temática, julgue o próximo item.


A educação patrimonial envolve processos educativos formais e não formais, proporcionando compreensão social e histórica das referências culturais e colaborando para o seu reconhecimento, sua valorização e sua preservação.

Alternativas
Q929229 Arquitetura

Com relação ao tombamento e à preservação do patrimônio do SRBM, julgue o item seguinte.


Atualmente, todas as coleções vivas do SRBM estão devidamente catalogadas, com amostras de plantas mantidas em herbário para fins de identificação.

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: E
5: C
6: A
7: D
8: A
9: E
10: D
11: B
12: B
13: E
14: B
15: D
16: D
17: A
18: C
19: C
20: E