Questões de Concurso Comentadas sobre meio ambiente na arquitetura em arquitetura

Foram encontradas 311 questões

Q3265255 Arquitetura
A Nova Agenda Urbana (NAU), adotada na Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável de 2016, incorpora um novo reconhecimento da correlação entre a boa urbanização e o desenvolvimento sustentável com vista à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos a ser incluída em políticas e estratégias de renovação urbana.

Sobre os princípios da NAU, avalie as afirmativas a seguir.

I. Garantir a participação pública e da iniciativa privada ao proporcionar acesso seguro e igualitário a todos e todas à infraestrutura física e social e aos serviços básicos, bem como à moradia adequada e economicamente acessível.
II. Assegurar economias sustentáveis e inclusivas a partir dos benefícios de aglomeração da urbanização planejada, estimulando a especulação fundiária, promovendo a posse de terra segura e gerenciando o ganho de densidade urbana.
III. Garantir a sustentabilidade ambiental, protegendo o ecossistema e a biodiversidade, fortalecendo a resiliência urbana e propiciando a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3261112 Arquitetura
O índice adotado pelas prefeituras municipais das cidades brasileiras que corresponde ao percentual mínimo de área do terreno a ser mantida descoberta, em terreno natural e dotada de vegetação e arborização, chama-se:
Alternativas
Q3256871 Arquitetura

No que diz respeito à gestão ambiental em edificações, julgue o item a seguir.


Os resíduos da construção civil de classe A são aqueles reutilizáveis ou recicláveis como agregados, oriundos de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem.

Alternativas
Q3238928 Arquitetura

Considerando-se a gestão de resíduos sólidos, analisar os itens.


I. A etapa do transporte está diretamente ligada à etapa de coleta. Os veículos devem ser adequados às características dos resíduos, bem como às características de cada município.


II. A reutilização consiste em transformar os resíduos para fabricar novos produtos, idênticos ou não aos que lhes deram origem.


III. As formas de tratamento para a maioria dos resíduos são: reciclagem, compostagem e incineração.


Está CORRETO o que se afirma: 

Alternativas
Q3220674 Arquitetura
Para responder à questão, considere a Lei nº 12.187/2009, que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC).
Analise as assertivas abaixo:
I. Considera-se sumidouro o poço que permite a penetração do efluente do conjunto séptico no solo. II. Impacto são os efeitos da mudança do clima somente nos sistemas humanos. III. Gases de efeito estufa são constituintes gasosos, naturais ou antrópicos, que, na atmosfera, absorvem e reemitem radiação infravermelha.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q3220673 Arquitetura
Para responder à questão, considere a Lei nº 12.187/2009, que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC).
Sobre o papel das cidades na mitigação dos problemas ambientais, analise as assertivas abaixo:

I. A PNMC reconhece as cidades como protagonistas na implementação de ações para a mitigação das mudanças climáticas, incentivando o uso de instrumentos de planejamento urbano, como planos diretores, para promover a sustentabilidade.

II. As cidades devem adotar medidas como o estímulo ao transporte coletivo e não motorizado, eficiência energética em edificações e manejo adequado de resíduos sólidos, em conformidade com os objetivos da PNMC.

III. A PNMC limita a responsabilidade das cidades em relação à mitigação das mudanças climáticas, atribuindo maior peso às ações de âmbito estadual e federal.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3220665 Arquitetura
A mitigação dos problemas ambientais nas cidades está diretamente relacionada ao gerenciamento eficiente dos resíduos. De acordo com a Lei nº 12.305/2010, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de “disposição final ambientalmente adequada”.
Alternativas
Q3220658 Arquitetura
A Resolução Conama nº 303/2002 estabelece critérios e parâmetros para a definição das APPs. Considerando a Resolução citada, analise as assertivas abaixo:

I. A Resolução determina como APP a área situada ao redor de lagos e lagoas naturais, em faixa com metragem mínima de vinte metros, para os que estejam situados em áreas urbanas consolidadas.

II. O planejamento urbano e regional deve considerar a preservação das APPs como instrumento de mitigação de impactos ambientais e promoção da qualidade de vida nas cidades.

III. Áreas situadas em manguezais constituem APPs em 20% de sua extensão.



Quais estão corretas?
Alternativas
Q3220656 Arquitetura
No livro “Planejamento Ambiental: Teoria e Prática”, Santos (2004) aborda, entre outros temas, a legislação ambiental brasileira e como ela influencia o planejamento e a gestão ambiental. Sobre a legislação ambiental brasileira, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Geoprocessamento |
Q3218922 Arquitetura
No contexto de um Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), é necessário selecionar formas eficazes de representação de fenômenos observados sobre a área de estudo.
Considerando a necessidade de geração de um mapa de potencial solar, assinale a opção que apresenta a forma mais eficiente de representar a distribuição espacial da irradiação incidente na área de estudo.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Geoprocessamento |
Q3218918 Arquitetura
A matriz de Leopold é uma ferramenta clássica e amplamente utilizada na área de Avaliação de Impacto Ambiental para identificar, descrever e avaliar os potenciais impactos ambientais de um determinado projeto ou atividade.
Assinale a opção que indica os tipos de projetos para os quais a Matriz de Leopold é indicada como a ferramenta mais adequada para a avaliação de impactos ambientais.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Geoprocessamento |
Q3218911 Arquitetura
Os impactos decorrentes da implantação de um empreendimento exercem influência sobre uma extensão geográfica, a ser delimitada ao longo dos Estudos de Impacto Ambiental. Sobre as Áreas de Influência Direta (AID), avalie as afirmativas a seguir.

I. São áreas sujeitas aos impactos diretos da implantação e operação do empreendimento.
II. São delimitadas em função das características socioeconômicas, físicas e biológicas dos sistemas estudados e das particularidades do empreendimento.
III. A distribuição espacial dos fatores de uma AID geralmente é representada por formas geométricas regulares.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3208172 Arquitetura
Levando em conta o zoneamento bioclimático por desempenho térmico e umidade relativa, exposto na NBR 15220-3:2024, a cidade de Marau encontra-se em uma zona bioclimática caracterizada como:
Alternativas
Q3196868 Arquitetura
De acordo com a Lei Federal 12651/2012, denominada “Novo Código Florestal Brasileiro”, são sujeitos à apresentação de Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EPIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), em geral, os novos empreendimentos com área superior a:
Alternativas
Q3196862 Arquitetura
Nos estudos climáticos, as chamadas Chuvas Frontais são aquelas:
Alternativas
Q3166005 Arquitetura

No que concerne a sustentabilidade urbana, julgue o próximo item.


A integração de políticas urbanas, ambientais e climáticas contribui para aumentar a qualidade ambiental e a resiliência das cidades brasileiras diante dos impactos causados pela mudança do clima.

Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2025 - UFU-MG - Arquiteto e Urbanista |
Q3157775 Arquitetura
Em uma cidade de porte pequeno (< 50 mil habitantes), localizada no ecossistema do Cerrado, foi implantado um loteamento para quinhentas famílias em área plana (declividade < 2%) de Veredas adjacente a um córrego urbano. Sabe-se que as Veredas, predominantemente, apresentam características ambientais específicas e se inserem em solos hidromórficos com abundante presença de olhos d’água (nascentes). Em se tendo a ocupação total dos lotes dessa área de Veredas, e, portanto, o seu adensamento urbano (construtivo e populacional) completo, espera-se que ocorram problemas futuros relacionados
Alternativas
Q3141172 Arquitetura
 A especificação de materiais é uma etapa crítica no projeto de arquitetura, pois impacta diretamente a durabilidade, estética, sustentabilidade e o custo de uma construção. O arquiteto precisa considerar as propriedades físicas, químicas e ambientais dos materiais, assegurando que atendam às normas técnicas e ao desempenho esperado. Analise as afirmativas a seguir e marque-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
(__)A escolha de materiais de baixa absorção de água, como porcelanato e granito, é recomendada para ambientes sujeitos à umidade, pois reduz o risco de infiltrações e deterioração estrutural.
(__)No Brasil, os materiais de construção devem obrigatoriamente seguir as diretrizes da NBR 15575, que especifica requisitos de desempenho para edificações habitacionais, inclusive aqueles relacionados à segurança e conforto ambiental.
(__)Para ambientes externos, a especificação de tintas com alta resistência à radiação ultravioleta (UV) e à chuva é fundamental para evitar descoloração e degradação precoce.
(__)O uso de madeira certificada e de reflorestamento é exigido para garantir o cumprimento das normas de sustentabilidade ambiental, sendo proibida a utilização de madeira nativa em projetos residenciais.
(__)A especificação de argamassas colantes deve considerar o tipo de substrato e o local de aplicação, sendo que argamassas com aditivos de resistência química são indicadas para áreas com contato direto com produtos químicos.
A sequência correta é:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBFC Órgão: Correios Prova: IBFC - 2024 - Correios - Arquiteto |
Q3128677 Arquitetura
No projeto urbanístico e do desenho urbano, o "Design Urbano Sustentável" enfatiza a criação de ambientes que atendam às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades. Diante do exposto, assinale a alternativa correta .
Alternativas
Q3112438 Arquitetura
O estudo de impacto ambiental (EIA), cujo resumo é o relatório de impacto ambiental (RIMA), é composto por estudos técnicos, científicos, sociais e econômicos e tem como objetivo avaliar e quantificar o impacto ambiental de um empreendimento. A esse respeito, julgue o item a seguir.

Para fins de elaboração de EIA, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente que resulte das atividades humanas e possa afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: B
5: C
6: D
7: E
8: B
9: B
10: D
11: E
12: B
13: B
14: D
15: B
16: C
17: A
18: A
19: D
20: C