Questões de Concurso Sobre modernismo na história da arquitetura e urbanismo em arquitetura

Foram encontradas 242 questões

Q3112426 Arquitetura
As primeiras duas décadas do século XX testemunharam transformações nas cidades brasileiras em uma escala e em um ritmo até então sem precedentes: altas taxas de crescimento populacional nas principais capitais pressionavam a demanda por habitação e serviços urbanos; a prosperidade proporcionada pelo café trazia benefícios materiais e novos padrões de consumo para alguns segmentos da população, mas as estruturas urbanas, em sua maioria herdadas do período colonial, não se coadunavam com as expectativas de uma sociedade que se urbanizava em passo acelerado, embora sustentada por uma economia agroexportadora de valores arraigadamente rurais. As cidades transformavam-se nas plataformas rumo ao mundo moderno, isto é, em busca de um nível de vida à maneira das grandes metrópoles europeias ou norte-americanas.

Hugo Segawa. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 214, p. 22 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial, julgue o item seguinte, a respeito da arquitetura e do urbanismo modernos no Brasil.

Na década de 1930, o arquiteto Lucio Costa apresentou o projeto vencedor do concurso para anteprojetos da nova sede do então denominado Ministério da Educação e Saúde, no centro do Rio de Janeiro.
Alternativas
Q3112425 Arquitetura
As primeiras duas décadas do século XX testemunharam transformações nas cidades brasileiras em uma escala e em um ritmo até então sem precedentes: altas taxas de crescimento populacional nas principais capitais pressionavam a demanda por habitação e serviços urbanos; a prosperidade proporcionada pelo café trazia benefícios materiais e novos padrões de consumo para alguns segmentos da população, mas as estruturas urbanas, em sua maioria herdadas do período colonial, não se coadunavam com as expectativas de uma sociedade que se urbanizava em passo acelerado, embora sustentada por uma economia agroexportadora de valores arraigadamente rurais. As cidades transformavam-se nas plataformas rumo ao mundo moderno, isto é, em busca de um nível de vida à maneira das grandes metrópoles europeias ou norte-americanas.

Hugo Segawa. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 214, p. 22 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial, julgue o item seguinte, a respeito da arquitetura e do urbanismo modernos no Brasil.

A primeira expressão da arquitetura moderna construída no Brasil se observa na tipologia residencial, na casa do arquiteto Gregori Warchavchick, por ele projetada. 
Alternativas
Q3112424 Arquitetura
As primeiras duas décadas do século XX testemunharam transformações nas cidades brasileiras em uma escala e em um ritmo até então sem precedentes: altas taxas de crescimento populacional nas principais capitais pressionavam a demanda por habitação e serviços urbanos; a prosperidade proporcionada pelo café trazia benefícios materiais e novos padrões de consumo para alguns segmentos da população, mas as estruturas urbanas, em sua maioria herdadas do período colonial, não se coadunavam com as expectativas de uma sociedade que se urbanizava em passo acelerado, embora sustentada por uma economia agroexportadora de valores arraigadamente rurais. As cidades transformavam-se nas plataformas rumo ao mundo moderno, isto é, em busca de um nível de vida à maneira das grandes metrópoles europeias ou norte-americanas.

Hugo Segawa. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 214, p. 22 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial, julgue o item seguinte, a respeito da arquitetura e do urbanismo modernos no Brasil.

Concebida pelo urbanista Lucio Costa, Brasília foi originalmente estruturada em zonas e setores, posteriormente interpretados em quatro grandes escalas: monumental, residencial, gregária e bucólica.
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Q3092294 Arquitetura
Sobre a arquitetura sustentada pelos princípios do Minimalismo, analise as afirmações a seguir.

I- O Minimalismo é caracterizado pela redução formal e pela busca por uma pureza estética, na qual "menos é mais".
II- O Minimalismo enfatiza o uso de cores vibrantes e ornamentação como parte essencial da estética do edifício.
III- Tadao Ando é um dos principais expoentes do Minimalismo, utilizando concreto e luz como elementos fundamentais de suas obras.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Arquiteto e Urbanismo |
Q3026866 Arquitetura
A 3ª geração dos arquitetos modernistas teceu críticas consideráveis aos preceitos da arquitetura e urbanismo moderno, e tais considerações foram responsáveis por estabelecer uma nova agenda arquitetônica e urbanística na segunda metade do século XX. Uma das críticas, e talvez a de maior aceitação, apontava para a necessidade de “recolocação inevitável da ideia de cidade ante o indiscutível fracasso da urbanística racionalista”. O que quer dizer tal afirmação? 
Alternativas
Q2505630 Arquitetura
De acordo com Yves Bruand (2010), em “Arquitetura Contemporânea no Brasil”, os irmãos Roberto “impuseram-se prematuramente e de forma significativa ao vencerem, em 1936, o concurso aberto no ano anterior para a sede social da Associação Brasileira de Imprensa. Portanto, sob o ponto de vista estritamente cronológico, cabe a eles o mérito de terem concebido e executado a primeira grande obra da arquitetura nova no Brasil”. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma obra de autoria dos irmãos Roberto.
Alternativas
Q2505629 Arquitetura
“A fachada principal é bastante vazia e intimidante e dá a impressão (que posteriormente desaparecerá) de uma edificação absolutamente simétrica, assentada no solo no seu centro. A forte ênfase horizontal é dada pela forma geral, a única janela em fita que corre de lado a lado do pavimento principal (o segundo), e pelas horizontais repetitivas as vidraças industrializadas do pavimento térreo [...]. As verticais predominantes neste nível são os grupos de pilotis cilíndricos recuados em cada lado em relação a um plano de fachada sugerido; estes conferem uma sensação de leveza ao prédio e são posicionados de tal forma que ele parece flutuar”. Esta passagem, integrante da publicação “Arquitetura Moderna desde 1900” (2008), de William Curtis, refere-se a qual obra de arquitetura?
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Q2498266 Arquitetura
Leia com atenção as sentenças sobre a solução final do projeto da sede do Ministério da Educação e Saúde, concebido a partir de 1936 pela equipe liderada por Lúcio Costa.

I - Pela primeira vez foi especificada a laje cogumelo, prevendo-se a inversão do capitel para a face superior da laje.
II - A adoção de pilotis reforça o sentido da quadra tradicional, fechada por edificações.
III - A obra valoriza aspectos tipicamente regionais, a exemplo dos granitos disponíveis no Rio de Janeiro.

Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
Alternativas
Q2494527 Arquitetura
Na década de 1950, o arquiteto Oscar Niemeyer elaborou o projeto para uma escola estadual em Campo Grande e em Corumbá.

A escola de Campo Grande, primeira a ser construída, é considerada a obra modernista pioneira no estado por:
Alternativas
Q2490655 Arquitetura
A Arquitetura Contemporânea é um movimento iniciado nos anos de 1980 e perdura até os dias de hoje. Sua amplitude e sua diversificação fazem com que ela esteja sempre em mutação. Uma de suas principais características é: 
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Q2368143 Arquitetura
Um dos elementos característicos da arquitetura modernista no trato da insolação é o brise-soleil, mais conhecido no Brasil apenas como brise. Esse elemento protege as fachadas das edificações e diminui a incidência direta de sol sobre elas, reduzindo o aquecimento. Considerando um edifício em alguma cidade brasileira com intensa insolação e as suas fachadas leste, norte e oeste, quais seriam os posicionamentos mais efetivos, de modo geral, para os brises?
Alternativas
Q2335209 Arquitetura
O trabalho de Francis Kéré, vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura 2022, está pautado na cultura material e simbólica local, na qualidade estética e na eficiência ambiental com forte compromisso social.
Indique a edificação construída em Burkina Faso, sua terra natal, na qual o arquiteto utilizou típicas panelas de argila durante a construção da cobertura que, ao serem removidas, criaram aberturas que propiciaram iluminação e ventilação naturais e valor estético ao espaço.
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Q2335208 Arquitetura
A Expo 2020, realizada em Dubai no período de 01/10/2021 a 31/03/2022, reuniu pavilhões de 192 países distribuídos em três distritos: sustentabilidade, oportunidade e mobilidade.
Relacione os pavilhões apresentados a seguir às suas respectivas características arquitetônicas.

1. Pavilhão do BRASIL 2. Pavilhão da Sustentabilidade TERRA 3. Pavilhão dos EMIRADOS ÁRABES 4. Pavilhão da Oportunidade MISSÃO POSSÍVEL

( ) Uma imensa árvore rodeada por outras menores cobertas por placas de geração de energia solar, que se movimentam, treliças e resinas de carbono.
( ) Uma praça d’água, que dilui os limites entre interior e exterior, coberta por uma estrutura tênsil em aço suspensa, convertida em telas de projeção.
( ) Uma estrutura metálica do telhado formada por sistema híbrido composto por 28 asas que se movimentam, e que convergem para uma abertura zenital.
( ) Uma cobertura em forma de nuvem composta por seis camadas de tecido sobre estruturas metálicas que remetem a uma grande praça pública, com fachadas em cerâmica terracota.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IV - UFG Órgão: UFR Prova: CS-UFG - 2023 - UFR - Arquiteto e Urbanista |
Q2334154 Arquitetura
Observe as imagens a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Centro de Documentação e Pesquisa do MAM. Disponível em: < https://www.archdaily.com.br/br/758700/classicos-da-arquitetura-museu-dearte-moderna-do-rio-de-janeiro > Acesso em: 8 out. 2023.

Instituição cultural localizada no Parque do Flamengo, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1953-1954) foi idealizado como símbolo de um novo momento entre a parceria público-privada e sua leitura do espaço da cidade. A modernidade urbana traduzida no edifício monumental é capaz de democratizar o acesso às artes e produzir novos espaços públicos. A obra descrita foi projetada por
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IV - UFG Órgão: UFR Prova: CS-UFG - 2023 - UFR - Arquiteto e Urbanista |
Q2334153 Arquitetura
Observe, a seguir, as imagens da Cidade das Artes e Ciências (2018), projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava em Valência (Espanha).
Imagem associada para resolução da questão

SARAOUFIN, Anthony. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/907676/anthony-saroufim-registra-amaterialidade-da-cidade-das-artes-e-ciencias-de-santiago-calatrava>. Acesso em: 8 out. 2023.

Com relação às características dessa obra, o princípio arquitetônico identificado que descreve a repetição de elementos visuais para criar uma sensação de continuidade e movimento é: 
Alternativas
Q2274104 Arquitetura
 De acordo com Fazio, Moffett e Wodehouse, a cultura e as práticas de construção romanas são originadas de várias fontes, mas as formas de arquitetura romanas são, em muitos aspectos, consideradas originais. Considerando-se o exposto, analisar os itens abaixo:

I. Os romanos utilizaram a compartimentação de suas atividades e conseguiram construir grandes interiores, bem como espaços exteriores imponentes para contê-los. A construção romana explorava elementos estruturais que trabalhavam sob compressão, como o arco, a abóbada e a cúpula, elementos desenvolvidos anteriormente por outras civilizações, mas utilizados de forma limitada. Entretanto, nas mãos dos romanos, esses elementos se tornaram as bases de sistemas estruturais com dimensões inimagináveis para a construção arquitravada.
II. A descarga de águas servidas no Tibre tornou a água do rio imprópria para consumo humano, e, por isso, a água limpa era trazida de rios e fontes das colinas Sabinas, acima de Roma, conduzida para os reservatórios da cidade por um sistema de aquedutos abastecido por gravidade e, posteriormente, distribuída para fontes ou outros usos municipais. Os canais de água ou aquedutos sempre deviam acompanhar os desníveis do terreno. Por isso, cruzar os vales era impraticável, pois era necessário preservar a inclinação constante da rede de abastecimento.
III. Dentro da cidade de Nimes, o Templo de Diana (80 a.C.) usa uma abóbada de berço feita de alvenaria de pedra talhada para criar o espaço interno principal. Como esse tipo de alvenaria exigia trabalhadores extremamente habilidosos, os eficientes romanos desenvolveram um método de construção mais rápido, utilizando um novo material – o cimento hidráulico, derivado de depósitos vulcânicos e denominados de pozolana. Vitrúvio descrevia-o como “um tipo de pó natural que, por razões naturais, produz resultados incríveis”. Os romanos descobriram que, ao misturar a pozolana com cal, pedregulho e água, obtinham uma mistura que sofria reações químicas e enrijecia até chegar a uma consistência semelhante à da pedra, inclusive sob a água. As argamassas de cal comuns, conhecidas desde a antiguidade, tinham algum grau de coesão, mas eram ineficazes nas fundações de pontes e portos, nas quais os construtores romanos começaram a aproveitar a resistência superior da pozolana.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2268951 Arquitetura
O cobogó criado em 1929 por dois comerciantes e um engenheiro que usaram as iniciais dos seus sobrenomes para compor o nome “co-bo-gó”(Coimbra, Boeckmann e Góes), é um elemento vazado que foi amplamente empregado pelos arquitetos modernos brasileiros em seus projetos, com o objetivo de propiciar a ventilação natural cruzada entre os compartimentos. Na mesma década em que os cobogós foram criados, o Brasil estava começando a viver o período modernista na arquitetura, que teve início na semana de arte moderna de 1922. Os arquitetos desse período buscavam funcionalidade nos projetos, com elementos mais geométricos, linhas retas, uso de pilotis, fachadas com grandes panos de vidro e uso de concreto.
Assinale a opção que aponta o primeiro edifício a utilizar o cobogó.
Alternativas
Q2268950 Arquitetura
Marcelo, Milton e Maurício Roberto, do escritório de Arquitetura MMM Roberto, foram os irmãos mais conhecidos da história da arquitetura brasileira (e provavelmente não há outro trio de irmãos tão importante em outros países). Eles foram precursores na arquitetura moderna no Brasil e entre os projetos do escritório MMM Roberto, inclui-se:
Alternativas
Q2236693 Arquitetura
Observe a figura seguiemnte relativa ao projeto urbanístico da Cidade Universitária José da Silveira Netto, Campus do Guamá, de autoria do arquiteto Alcyr Meira, e que data do final dos anos de 1970. 
Imagem associada para resolução da questão

Fonte:https://www.ppgcimes.propesp.ufpa.br/index.php/br/programa/noticias/todas/202-ppgcimes-ufpa-processoseletivo-2018-entrevista-e-defesa-do-anteprojeto-horario-e-local
Em relação às características modernistas que o desenho do projeto contém, analise os itens seguintes.
I. Prédios implantados seguindo rígido alinhamento de quadras com diversidade tipológica de edifícios.
II. Setorização de atividades por meio de edificações modulares e padronizadas.
III. Edificações isoladas e áreas abertas estabelecendo relações formais e funcionais entre os edifícios. 
Está(ão) correto(s)


Alternativas
Q2234771 Arquitetura
São exemplares significativos da Arquitetura Moderna Brasileira, exceto: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: A
5: D
6: D
7: C
8: D
9: D
10: A
11: D
12: C
13: C
14: D
15: A
16: C
17: B
18: B
19: D
20: A