Questões de Concurso Sobre normas e condutas projetuais em arquitetura

Foram encontradas 122 questões

Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2024 - EBSERH - Grupo Arquiteto |
Q3248863 Arquitetura
A figura a seguir apresenta uma sala de simulação clínica / consultório concebida segundo os Parâmetros Projetuais para Hospitais de Ensino e Pesquisa da Rede Ebserh.


Imagem associada para resolução da questão

Sobre essa sala, avalie as afirmativas a seguir.

I. Com relação à ambiência, devem ser utilizadas cores suaves.
II. As instalações elétricas dessa sala demandam dois pontos de energia baixos e um ponto de energia alto por computador, além de prever alimentação para demais equipamentos.
III. O piso independe do padrão do HU, utilizando acabamento polido para facilitar a limpeza. Deve possuir também boa performance acústica e o rodapé deve evitar ressaltos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2024 - EBSERH - Grupo Arquiteto |
Q3248862 Arquitetura
De acordo com a RDC nº 51, de 6 de outubro de 2011, deve ser protocolado na vigilância sanitária competente o Projeto Básico de Arquitetura (PBA) para construções novas, ampliações e reformas que impliquem em alterações de fluxos, de ambientes e de leiaute e incorporação de novas atividades ou tecnologias.
Desse modo, assinale a opção que apresenta, respectivamente, um requisito da representação gráfica e do relatório técnico de um PBA.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2024 - EBSERH - Grupo Arquiteto |
Q3248861 Arquitetura
No projeto de um Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS) de atendimento ambulatorial, um arquiteto terá de incluir alguns consultórios médicos indiferenciados.
Admitindo valor nominal, ou seja, desprezando-se tolerâncias de projeto, a área e as instalações diferenciadas mínimas necessárias nesses consultórios, de acordo com a RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002, são:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2024 - EBSERH - Grupo Arquiteto |
Q3248858 Arquitetura
Sobre o zoneamento e fluxos em unidades de saúde, avalie as afirmativas a seguir.

I. Nos projetos arquitetônicos de unidades de saúde, é fundamental priorizar o agrupamento das atividades relacionadas. A negligência desse princípio pode resultar em graves dificuldades operacionais e no aumento contínuo dos custos de manutenção.
II. O planejamento do fluxo de pacientes em uma unidade ambulatorial deve evitar que eles não interfiram nas atividades da equipe de saúde nem acessem áreas exclusivas para pacientes internos, médicos e demais funcionários.
III. Existem vários padrões de distribuição espacial de circulações em projetos de hospitais, porém o mais eficiente, particularmente naqueles de grande porte, é o chamado hospital de corredor único, que é composto por um sistema de via principal interligando todas as vias locais de cada unidade.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3059163 Arquitetura

Em relação à norma de desempenho em edificações habitacionais, julgue o item a seguir.


A vida útil de projeto (VUP) é uma estimativa teórica do tempo que compõe o tempo de vida útil. O tempo de vida útil pode ou não ser atingido em função da eficiência e dos registros de manutenções, de alteração no entorno da obra, fatores climáticos.

Alternativas
Q2587664 Arquitetura

No capítulo intitulado Projeto Arquitetônico, da obra “Introdução à arquitetura hospitalar” (2014), Carvalho apresenta alguns requisitos gerais de acabamento para paredes, pisos e tetos estabelecidos pela RDC 50/2002.


De acordo com o autor, no caso do acabamento de pisos e paredes, os materiais, quando usados nas áreas críticas, não devem possuir índice de absorção de água, incluindo o seu rejuntamento, superior a

Alternativas
Q2587661 Arquitetura

O planejamento de um hospital é uma atividade complexa e envolve uma equipe multidisciplinar, abrangendo aspectos legais, econômico-financeiros e técnicos. Dentre os aspectos técnicos, há o dimensionamento, que, apesar, de a RDC 50 não mais estabelecer o parâmetro m²/leito para um dimensionamento prévio do edifício hospitalar, a obra “Manual prático de arquitetura hospitalar” (2011) apresenta uma subdivisão com esses parâmetros para apoiar o planejamento de novos hospitais, ampliação ou reforma dos existentes, sendo, para os hospitais gerais, 60 m²/leito, de acordo com o esquema a seguir:


• Administração / apoio técnico e apoio logístico: 15 m²/leito;

• Apoio ao diagnóstico e tratamento: 15 m²/leito;

• Internação: 30 m²/leito.


De acordo com a obra “Manual prático de arquitetura hospitalar” (2011), qual é o parâmetro m²/leito para hospitais universitários?

Alternativas
Q2586333 Arquitetura

Sobre o planejamento e o desenvolvimento de projetos urbanísticos ao longo de todas as suas etapas, abordado pela NBR 16636-3/2020, analise as assertivas abaixo:


I. Plano de controle ambiental é o documento elaborado por profissional(is) habilitado(s), que norteia os programas, as ações mitigadoras e os projetos executivos, para minimização de impactos ambientais avaliados de acordo com a legislação vigente.

II. Urbanização é o conjunto de técnicas, instalações e obras inseridas na paisagem que permitem dotar uma área ou região de condições de infraestrutura, inclusive com a transformação das características rurais para características urbanas.

III. Plano de desenvolvimento integrado de turismo é a peça técnica pela qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma área sujeita a regime especial de proteção, são estabelecidos o seu zoneamento e as normas que orientam o uso da área objeto do plano e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à sua gestão.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2586332 Arquitetura

Considerando a NBR 16636-1/2017, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2540750 Arquitetura
Nos estabelecimentos de saúde, as enfermarias de adultos, em cada subdivisão, não poderão conter mais de
Alternativas
Q2513455 Arquitetura
A elaboração de projetos de comunicação visual e sinalização de hospitais é uma atividade possível na atuação profissional de arquitetos e arquitetas. Tal projeto, quando executado corretamente, tem a capacidade de contribuir para a localização dos usuários, reforçar a marca do estabelecimento, além de ter parte importante do resultado estético do projeto. Dentre os conceitos discutidos no desenvolvimento de um projeto de comunicação visual e sinalização estão hierarquia, setorização e proporção. Sobre esses conceitos, relacione-os com os exemplos abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Hierarquia. 2. Setorização. 3. Proporção.
( ) Respeitar o grau de impacto de diferentes ambientes no fluxo do empreendimento. ( ) Considerar o risco de contaminação de diferentes espaços. ( ) Analisar a necessidade de sinalizar pavimentos de forma a diferenciar eles pelo seu possível grau de importância. ( ) Considerar o tamanho da fonte e altura de fixação de placas. ( ) Analisar partes do hospital de acordo com seu potencial de risco de contaminação (baixo, médio ou alto).
Alternativas
Q2477709 Arquitetura
A NBR 15270-1/2023 – Componentes cerâmicos – Blocos e tijolos para alvenaria especifica os requisitos dimensionais e as propriedades físicas e mecânicas de blocos e tijolos cerâmicos a serem utilizados em obras de alvenaria, com ou sem função estrutural, executadas de forma racionalizada ou não. Nessa norma, bloco ranhurado é definido como 
Alternativas
Q2645320 Arquitetura

Considerando a NBR 16636-2, analise as assertivas abaixo:


I. Os elementos da edificação e seus componentes construtivos em seus aspectos arquitetônicos são apenas os seguintes: fundações; estruturas; coberturas; forros; vedos verticais, paredes, esquadrias, proteções e complementos; revestimentos e acabamentos em ambientes exteriores, interiores e intermediários; sistemas de instalações prediais; instalações elétricas; instalações hidráulicas e sanitárias.

II. Os equipamentos e elementos complementares são apenas os seguintes: elementos de comunicação visual (ambientes exteriores, interiores e intermediários); equipamentos sanitários; mobiliário acessório ou incorporado, em exteriores, interiores e intermediários; equipamentos para iluminação.

III. A fase de preparação do projeto arquitetônico engloba os seguintes itens, entre outros: levantamentos de informações preliminares (LV-PRE); programa geral de necessidades (PGN); estudo de viabilidade do empreendimento (EV-EMP); levantamento topográfico e cadastral (LV-TOP).

IV. Os documentos técnicos a serem apresentados no levantamento de informações técnicas específicas da fase de elaboração e desenvolvimento de projetos técnicos são: desenhos cadastrais da vizinhança, do terreno e das edificações existentes: plantas, cortes e elevações (escalas existentes ou convenientes); textos (relatórios); fotografias (preferencialmente coloridas, com indicação esquemática dos pontos de vista e com textos explicativos) e outros meios de representação.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2645318 Arquitetura

Levando em consideração a NBR 16636-1, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2314922 Arquitetura
As normas técnicas para desenho de arquitetura têm como objetivo estabelecer parâmetros de qualidade, de segurança e de +normalidade nos projetos arquitetônicos. A normativa indicada para padrões de projeto é 
Alternativas
Q2079054 Arquitetura
Contratado somente para elaboração do “como construído” (as built), é importante que o arquiteto responsável esteja ciente das seguintes recomendações previstas em normas técnicas para execução deste serviço, EXCETO:
Alternativas
Q2678903 Arquitetura

De acordo com NBR 13532/1995 - Elaboração de Projetos de Edificações - Arquitetura, enumere a SEQUÊNCIA das etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura, de (1 a 8), (incluídas as siglas): ( )Estudo preliminar de arquitetura (EP-ARQ ).


( )Programa de necessidades de arquitetura (PN-ARQ).

( )Estudo de viabilidade de arquitetura (EV-ARQ ).

( )Levantamento de dados para arquitetura (LV-ARQ).

( )Anteprojeto de arquitetura (AP-ARQ) ou de pré execução (PR-ARQ).

( )Projeto básico de arquitetura (PB-ARQ) (opcional).

( ) Projeto para execução de arquitetura (PE-ARQ ).

( )Projeto legal de arquitetura (PL-ARQ).


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: GHC-RS Prova: FUNDATEC - 2022 - GHC-RS - Arquiteto |
Q2678523 Arquitetura

De acordo com a NBR 6122, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: GHC-RS Prova: FUNDATEC - 2022 - GHC-RS - Arquiteto |
Q2678486 Arquitetura

De acordo com a NBR 16636, analise as assertivas abaixo:


I. São exemplos de vedos verticais, dentre outros, platibandas, quebra-sóis e gradis.

II. A proteção contra descargas atmosféricas (para-raios, hastes, cordoalhas e proteções) é exemplo de instalação mecânica predial.

III. São exemplos de ambientes interiores, dentre outros, acessos internos, circulações horizontais e verticais, escadas, rampas, elevadores, bermas e arrimos.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2007000 Arquitetura
Em edificações hospitalares, ambientes de atendimento de saúde como consulta médica, procedimentos médicos e odontológicos, atendimentos e procedimentos, assim como locais de apoio ao diagnóstico e terapia, NÃO devem estar expostos a ruído superior a 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: C
5: C
6: A
7: D
8: D
9: C
10: A
11: E
12: D
13: B
14: E
15: A
16: B
17: E
18: A
19: A
20: B