Questões de Concurso Sobre patrimônio arquitetônico e cultural em arquitetura

Foram encontradas 685 questões

Q3291665 Arquitetura
Durante a execução de um projeto de reforma em um edifício público tombado pelo patrimônio histórico, um arquiteto precisa escolher materiais de acabamento adequados. A melhor alternativa, considerando a preservação do bem cultural, é:
Alternativas
Q3274273 Arquitetura
A presença de sais nos edifícios históricos é bastante comum e pode contribuir para a deterioração de bens integrados. Sobre a origem dos sais, é correto afirmar: 
Alternativas
Q3274265 Arquitetura
Os teóricos do restauro que utilizam valores para compreensão dos bens culturais são
Alternativas
Q3274263 Arquitetura
Sabe-se que a crosta negra consiste na formação de gipsita em áreas protegidas da água da chuva, está muito aderida na área do rosto da escultura, e a remoção pode levar a perda de parte da escultura. A técnica mais indicada para remover a alteração conhecida por crosta negra da superfície de uma escultura de figura humana em Lioz é a remoção
Alternativas
Q3274256 Arquitetura
Assinale o procedimento adequado para a conservação-restauração de ladrilhos cerâmicos ou ladrilhos hidráulicos que serão reassentados em área externa.
Alternativas
Q3274250 Arquitetura
As reservas técnicas arqueológicas são espaços físicos seguros e adequados para comportar e preservar acervos da cultura material, principalmente enquanto patrimônio cultural, ficando estes disponíveis para a pesquisa ou práticas museológicas quando requisitados. Em relação a este tipo de espaço, é correto afirmar:
Alternativas
Q3274249 Arquitetura
O conceito de restauro, no qual se afirma que “A palavra e o assunto são modernos. Restaurar um edifício não é mantê-lo, repará-lo ou refazê-lo, é restabelecê-lo a um estado de inteireza que pode jamais ter existido em um dado momento”, foi criado pelo teórico
Alternativas
Q3259138 Arquitetura
“No início da década de 1950, a arquitetura brasileira desenvolveu projetos que revelaram a preocupação dos arquitetos com as questões sociais do país. Nesse sentido, destaca-se a obra de Afonso Eduardo Reidy (1909-1964) para o conjunto residencial de Pedregulho, no Rio de Janeiro.

A importância desse conjunto reside não só na preocupação social, mas também no empenho do arquiteto em criar um espaço que fosse confortável para os moradores e expressasse beleza arquitetônica. Assim, Burle Marx, que desenvolveu áreas ajardinadas, e Cândido Portinari e Anísio Medeiros, que criaram painéis para alguns prédios, foram importantes colaboradores de Reidy. Com o tempo, o conjunto perdeu algumas de suas características originais, mas encontra-se, hoje, em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.” PROENÇA, Graça. História da Arte. 17 ed. São Paulo, SP: Ática, 2011. (Adaptado)

Segundo o IPHAN, de acordo com o conceito descrito no Artigo 216 da Constituição, o patrimônio cultural pode ter natureza material ou imaterial. O conjunto residencial Pedregulho, ao ser tombado, se enquadrará em:
Alternativas
Q3256852 Arquitetura

Em relação aos requisitos para a manutenção de edificações consoante a NBR 5674:2024, julgue o item a seguir. 


São isentas de cumprir as determinações da referida norma relativas à preservação das características originais do edifício as edificações preexistentes à vigência dessa norma.

Alternativas
Q3239948 Arquitetura
A educação patrimonial é um instrumento de “alfabetização cultural”, sendo um recurso para o aprendizado e a construção de identidade cultural. São exemplos de práticas da educação patrimonial:

I. Visita guiada a museus e centros culturais.
II. Ensino de história local e regional.
III. Oficinas de arte, de resgate de saberes tradicionais e de práticas culturais.

Está CORRETO o que se afirma: 
Alternativas
Q3239945 Arquitetura
Sobre os procedimentos adequados para o manuseio de documentos e a conservação de acervos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Fatores ambientais e agentes físicos. (2) Agentes biológicos. (3) Ação do homem.
( ) Fungos, insetos e roedores. ( ) Iluminação, temperatura e poluição atmosférica. ( ) Utilização de luvas, guarda−pó e máscaras.
Alternativas
Q3239944 Arquitetura
Em relação aos produtos e técnicas utilizadas para a limpeza, estabilização e proteção de superfícies artísticas, analisar os itens.

I. A utilização de vapores quentes para limpar superfícies artísticas é uma técnica comum, pois o calor elimina rapidamente sujeiras e manchas, sem risco de danos aos materiais.

II. A proteção de superfícies artísticas deve ser feita com produtos que respeitem a natureza do material, como vernizes específicos ou substâncias não invasivas.

III. Métodos de limpeza e estabilização devem ser adaptados ao tipo de material da obra, utilizando ferramentas delicadas e produtos de pH neutro para evitar alterações na composição química e física da superfície.



Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3239943 Arquitetura
Sobre os fundamentos de conservação e restauração, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3239942 Arquitetura
O Decreto nº 3.551/2000 estabelece um registro oficial para bens culturais imateriais e cria um programa nacional destinado a sua identificação, reconhecimento, salvaguarda e promoção. Nessa perspectiva, analisar os itens.

I. O registro desses bens terá sempre como referência a continuidade histórica do bem e a sua relevância nacional.
II. A instrução dos processos de registros destes bens será supervisionada pelo Tesouro Nacional.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3239941 Arquitetura
O Decreto−Lei nº 25/1937 define como patrimônio histórico e artístico nacional todos os bens que, por sua relevância histórica ou cultural, devem ser preservados. Considerando isso, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas(E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A lei aplica−se às coisas pertencentes às pessoas naturais, exceto as pessoas jurídicas de direito privado.
( ) A lei abrange as obras de origem estrangeira que pertençam às representações diplomáticas acreditadas no país.
( ) O tombamento de coisa pertencente à pessoa natural se fará exclusivamente de forma compulsória.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Geoprocessamento |
Q3218902 Arquitetura
Sobre o Sistema de Avaliação de Impacto ao Patrimônio (SAIP), sistema do Iphan que realiza as análises nos processos de licenciamento ambiental dos quais participa, avalie as afirmativas a seguir.

I. Emite diretamente para todos os empreendimentos, o Termo de Referência Específico (TRE) que estabelece o conteúdo mínimo para a realização dos estudos para áreas que possuam sítios arqueológicos acautelado em âmbito nacional.
II. Dispensará o TRE quando o interessado comprovar que a área não é significativamente alterada.
III. Encaminhará a Ficha de Caracterização de Atividade (FCA) para análise manual quando houver previsão de impacto no meio aquático.

Está correto o que se apresenta em
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Geoprocessamento |
Q3218899 Arquitetura
A respeito do Art. 216 da Constituição da República, que dispõe sobre o patrimônio cultural brasileiro e bens de natureza material e imaterial, analise as afirmativas a seguir.

I. Os Estados e o Distrito Federal devem vincular fundo de fomento oriundo de suas receitas tributárias líquidas à cultura, a fim de financiar programas e projetos culturais.
II. Os conjuntos urbanos e os sítios de valor científico constituem parte do patrimônio cultural brasileiro.
III. A promoção e a proteção do patrimônio cultural brasileiro são realizadas exclusivamente pelo poder público.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Arquitetura e Urbanismo |
Q3218808 Arquitetura
O arquiteto, coordenador de um grupo de profissionais, está conduzindo a restauração de um sobrado tombado pelo Iphan, no centro histórico da cidade de Ouro Preto.
Assinale a opção que indica o procedimento a ser seguido pelo profissional e sua equipe para a elaboração do projeto de Preservação do Patrimônio Cultural do imóvel em questão.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Arquitetura e Urbanismo |
Q3218797 Arquitetura
As características das técnicas construtivas portuguesas na América, no primeiro século de colonização, se basearam no emprego da arquitetura dita de terra, diante das dificuldades impostas pela carência de outros materiais.
Com relação a alguns elementos constituintes da taipa de mão ou pau-a-pique, analise as afirmativas a seguir.

I. No sistema de vedação realizado em pau-a-pique ou taipa de mão, as ripas são vigas horizontais de madeira mais delgadas, entrelaçadas a peças de madeira mais robustas dispostas verticalmente.
II. A trama serve de sustentação para camadas de barro, preenchendo a estrutura em ambos os lados, como reboco de revestimento, constituindo um sistema de vedação bastante eficiente.
III. Elementos construtivos, como beirais na parte superior e assentado sobre baldrames, protegem da umidade, complementando-se com cal aplicada em ambas as faces da parede resultante do processo.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Arquitetura e Urbanismo |
Q3218796 Arquitetura
O diagnóstico do estado de conservação de um imóvel tombado deve consolidar os estudos obtidos em etapas anteriores de investigação sobre a edificação.
Em relação a algumas etapas desse diagnóstico e a seus respectivos objetivos, analise as afirmativas a seguir.

I. Ensaios e testes: auxiliam na compreensão dos danos materiais já identificados.
II. Mapeamento de danos: avalia o estado de conservação dos materiais e do sistema estrutural; identifica os agentes degradadores; caracteriza os danos de fundação e os danos estruturais.
III. Análise do estado de conservação: representa graficamente os danos existentes, correlacionando seus agentes e causas.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: E
5: C
6: C
7: D
8: D
9: E
10: D
11: D
12: D
13: C
14: B
15: A
16: C
17: B
18: A
19: E
20: A