Questões de Concurso
Sobre patrimônio arquitetônico e cultural em arquitetura
Foram encontradas 608 questões
Os elementos de restauro destinados a substituir as partes faltantes devem se integrar harmoniosamente ao conjunto, mantendo-se a mesma linguagem arquitetônica, a fim de que a intervenção não se distinga do conjunto e conserve-se a integridade da obra.
No curso da restauração de um edifício de interesse patrimonial, deve-se buscar a unidade de estilo, de modo que as contribuições de épocas distintas sejam homogeneizadas, em favor da unidade compositiva.
As edificações tombadas devem ser adaptadas aos projetos de prevenção e combate ao incêndio, para assegurar a segurança dos usuários, sendo obrigatório que todas as escadas e rampas existentes, incluindo-se as que não compõem a rota de fuga nas edificações, adéquem-se às normativas do Corpo de Bombeiros.
Os trabalhos de conservação e restauração devem ser acompanhados de uma documentação precisa, sob a forma de relatórios analíticos e críticos, ilustrados com desenhos e fotografias.
Considerando essa informação, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica comum entre as diferentes cartas patrimoniais.
(RABELO, 2015).
Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:
I. A decisão de preservar ou não um bem por meio do tombamento é de interesse público, portanto, a eventual oposição do proprietário ao tombamento não o obstaculiza, senão quando demonstrado erro cometido pela Administração na sua fundamentação ou no procedimento.
II. O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal.
III. A solicitação de tombamento de qualquer bem ao IPHAN, deve ser feita obrigatoriamente pelo proprietário do bem, bastando encaminhar correspondência à Superintendência do IPHAN em seu Estado, à Presidência do IPHAN, ou ao Ministério da Cultura.
IV. A Constituição Federal especificou as competências legislativas e executivas em relação à preservação do patrimônio cultural e, por conseguinte, sua operacionalidade por meio do instrumento do tombamento.
Estão CORRETAS apenas:
São cerca de 1500 imóveis tombados em diferentes estilos arquitetônicos, o que lhe coloca como patrimônio mundial e não só estadual e nacional.
Assinale a alternativa que apresenta os aspectos e/ou estilos arquitetônicos que compõem o conjunto tombado da cidade de Olinda e que lhe conferem o título de Patrimônio Mundial Cultural:
(http://portal.iphan.gov.br)
Considerando que o patrimônio cultural pode ser classificado como bem material ou imaterial, leia os exemplos abaixo e enumere a segunda coluna em correspondência com a primeira.
1. Bem material 2. Bem imaterial
( ) Apresentação do Caboclinhos Sete Flechas ( ) Igreja da Misericórdia ( ) Carnaval de Olinda ( ) Cortejo do Maracatu de Baque Virado ( ) Monumento Tortura Nunca Mais - Recife ( ) Fortim de São Francisco de Olinda ( ) Procissão de Nossa Senhora da Conceição
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
A respeito das atividades e das atribuições do arquiteto e urbanista, julgue o item seguinte.
O registro da evolução do edifício é um subitem relacionado ao patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico.
Assinale a opção que apresenta um traço fundamental que define a originalidade da corrente orgânica.
Assinale a opção que apresenta a obra projetada pelos irmãos Marcelo e Milton Roberto, que exemplificou esta produção no livro-catálogo da exposição.
A maioria dos 26 trabalhos participantes do Concurso para o Plano Piloto da nova capital do Brasil realizado em 1956, apresentou inspiração racionalista como ponto comum.
Correlacione os autores listados a seguir, ao traçado urbanístico e/ou implantação edilícia de seus respectivos trabalhos.
1. Carlos Milan, Domingos Azevedo, Joaquim e Liliane Guedes.
2. Marcelo, Milton e Maurício Roberto.
3. Rino Levi, Roberto Cerqueira Cesar e Luiz Roberto Carvalho Franco.
4. João Vilanova Artigas.
( ) cidade linear composta por duas asas de traçado curvo e organização das zonas residenciais dos dois lados de uma estrada que percorre a cidade em toda sua extensão;
( ) esforço de descentralização dos edifícios públicos distribuídos entre sete unidades urbanas, organizadas em torno de um núcleo hexagonal, como circunscrições autônomas;
( ) ênfase à implantação dos edifícios residenciais, levada ao extremo, com gigantescas torres de apartamentos alinhadas, com desvalorização proposital dos edifícios administrativos;
( ) primazia dada a habitações dispersas que conduzia à fraca densidade e à necessidade de enorme infraestrutura, com vistas às aspirações naturais do povo e seu desenvolvimento social.
Assinale a opção que apresenta a correlação correta, na ordem apresentada.
Assinale a opção que indica a obra que gerou grande controvérsia entre os críticos de arquitetura, tendo um deles afirmado que se trata de uma escada para lugar nenhum no sentido utilitário.
A respeito da linguagem eclética proposta aos novos edifícios parisienses, podemos afirmar que
Acerca das cartas patrimoniais e de sua relevância para a discussão do patrimônio cultural, julgue o item subsequente.
A Carta de Florença (1981) e a Carta de Juiz de Fora (2010)
dedicam-se à proteção dos jardins históricos.
Acerca das cartas patrimoniais e de sua relevância para a discussão do patrimônio cultural, julgue o item subsequente.
A Carta de Veneza (1964) centrava-se na noção de
monumento histórico restrito ao elemento arquitetônico
isolado, correspondente às grandes criações.