Questões de Concurso
Sobre patrimônio arquitetônico e cultural em arquitetura
Foram encontradas 611 questões
Durante a elaboração do projeto, o arquiteto propôs mudanças na fachada do imóvel, como a remoção de adornos originais e a ampliação das aberturas para maior entrada de luz natural. Considerando o tombamento do imóvel e as normas de proteção ao patrimônio histórico, quais seriam as implicações dessa proposta?
COLUNA I.
1. Áreas de Entorno do bem tombado
2. Áreas tombadas
3. Itinerários Culturais
4. Redes do Patrimônio
COLUNA II
( ) Instrumentos de educação patrimonial e espaços para o desenvolvimento de ações de Interação com o patrimônio cultural material. São instrumentos estratégicos de implementação da política de Educação Patrimonial pelo Iphan, quando resultantes de um arranjo institucional entre o Iphan, a comunidade local, sociedade civil e demais instituições públicas e privadas, para promoção de ações educativas, visando fomentar e favorecer a construção do conhecimento e a participação social para o aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural brasileiro.
( ) Aplicáveis ao patrimônio cultural material. Constituem-se pela poligonal definida pelo Iphan para delimitação da proteção do bem cultural imóvel tombado. Trata-se ainda de dispositivo ordenador do Estado na propriedade privada e nos bens pertencentes à União, aos Estados-Membros e aos Municípios, impondo obrigações de preservar e conservar. Finalmente, deve estar perfeitamente definida em função dos valores atribuídos (históricos, artísticos, paisagísticos, arqueológicos e etnográficos) e das características físicas (morfológicas e seu perímetro).
( ) Constituem-se por espaços para o desenvolvimento de ações de Interação com o patrimônio cultural material. Tratam-se de vias de comunicação terrestre ou aquática que reúnam as seguintes condições: a) ser resultado e reflexo de movimentos interativos de pessoas, assim como de intercâmbios multidimensionais, contínuos e recíprocos de bens, ideias, conhecimentos e valores entre cidades, países, regiões ou continentes, ao longo de consideráveis períodos de tempo; b) ter gerado marcas, no espaço e no tempo, das culturas afetadas que se manifestam tanto em seu patrimônio tangível como intangível; c) ter integrado, em um sistema dinâmico, as relações históricas e os bens culturais associados à sua existência.
( ) Aplicáveis ao patrimônio cultural material. Constituem-se pela poligonal definida pelo Iphan para garantir a visibilidade e ambiência do bem tombado. Trata-se ainda de dispositivo ordenador do Estado na propriedade privada e nos bens pertencentes à União, aos Estados-Membros e aos Municípios, impondo condicionantes que devem guardar relação com a visibilidade e ambiência do bem tombado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Os elementos de restauro destinados a substituir as partes faltantes devem se integrar harmoniosamente ao conjunto, mantendo-se a mesma linguagem arquitetônica, a fim de que a intervenção não se distinga do conjunto e conserve-se a integridade da obra.
No curso da restauração de um edifício de interesse patrimonial, deve-se buscar a unidade de estilo, de modo que as contribuições de épocas distintas sejam homogeneizadas, em favor da unidade compositiva.
As edificações tombadas devem ser adaptadas aos projetos de prevenção e combate ao incêndio, para assegurar a segurança dos usuários, sendo obrigatório que todas as escadas e rampas existentes, incluindo-se as que não compõem a rota de fuga nas edificações, adéquem-se às normativas do Corpo de Bombeiros.
Os trabalhos de conservação e restauração devem ser acompanhados de uma documentação precisa, sob a forma de relatórios analíticos e críticos, ilustrados com desenhos e fotografias.
Considerando essa informação, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica comum entre as diferentes cartas patrimoniais.
(RABELO, 2015).
Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:
I. A decisão de preservar ou não um bem por meio do tombamento é de interesse público, portanto, a eventual oposição do proprietário ao tombamento não o obstaculiza, senão quando demonstrado erro cometido pela Administração na sua fundamentação ou no procedimento.
II. O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal.
III. A solicitação de tombamento de qualquer bem ao IPHAN, deve ser feita obrigatoriamente pelo proprietário do bem, bastando encaminhar correspondência à Superintendência do IPHAN em seu Estado, à Presidência do IPHAN, ou ao Ministério da Cultura.
IV. A Constituição Federal especificou as competências legislativas e executivas em relação à preservação do patrimônio cultural e, por conseguinte, sua operacionalidade por meio do instrumento do tombamento.
Estão CORRETAS apenas:
São cerca de 1500 imóveis tombados em diferentes estilos arquitetônicos, o que lhe coloca como patrimônio mundial e não só estadual e nacional.
Assinale a alternativa que apresenta os aspectos e/ou estilos arquitetônicos que compõem o conjunto tombado da cidade de Olinda e que lhe conferem o título de Patrimônio Mundial Cultural:
(http://portal.iphan.gov.br)
Considerando que o patrimônio cultural pode ser classificado como bem material ou imaterial, leia os exemplos abaixo e enumere a segunda coluna em correspondência com a primeira.
1. Bem material 2. Bem imaterial
( ) Apresentação do Caboclinhos Sete Flechas ( ) Igreja da Misericórdia ( ) Carnaval de Olinda ( ) Cortejo do Maracatu de Baque Virado ( ) Monumento Tortura Nunca Mais - Recife ( ) Fortim de São Francisco de Olinda ( ) Procissão de Nossa Senhora da Conceição
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
A respeito das atividades e das atribuições do arquiteto e urbanista, julgue o item seguinte.
O registro da evolução do edifício é um subitem relacionado ao patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico.
Assinale a opção que apresenta um traço fundamental que define a originalidade da corrente orgânica.
Assinale a opção que apresenta a obra projetada pelos irmãos Marcelo e Milton Roberto, que exemplificou esta produção no livro-catálogo da exposição.
A maioria dos 26 trabalhos participantes do Concurso para o Plano Piloto da nova capital do Brasil realizado em 1956, apresentou inspiração racionalista como ponto comum.
Correlacione os autores listados a seguir, ao traçado urbanístico e/ou implantação edilícia de seus respectivos trabalhos.
1. Carlos Milan, Domingos Azevedo, Joaquim e Liliane Guedes.
2. Marcelo, Milton e Maurício Roberto.
3. Rino Levi, Roberto Cerqueira Cesar e Luiz Roberto Carvalho Franco.
4. João Vilanova Artigas.
( ) cidade linear composta por duas asas de traçado curvo e organização das zonas residenciais dos dois lados de uma estrada que percorre a cidade em toda sua extensão;
( ) esforço de descentralização dos edifícios públicos distribuídos entre sete unidades urbanas, organizadas em torno de um núcleo hexagonal, como circunscrições autônomas;
( ) ênfase à implantação dos edifícios residenciais, levada ao extremo, com gigantescas torres de apartamentos alinhadas, com desvalorização proposital dos edifícios administrativos;
( ) primazia dada a habitações dispersas que conduzia à fraca densidade e à necessidade de enorme infraestrutura, com vistas às aspirações naturais do povo e seu desenvolvimento social.
Assinale a opção que apresenta a correlação correta, na ordem apresentada.
Assinale a opção que indica a obra que gerou grande controvérsia entre os críticos de arquitetura, tendo um deles afirmado que se trata de uma escada para lugar nenhum no sentido utilitário.