Questões de Concurso Sobre patrimônio arquitetônico e cultural em arquitetura

Foram encontradas 625 questões

Q3192578 Arquitetura
Com relação à natureza, tipologia e características de um patrimônio cultural, julgue as asserções elencadas abaixo, assinalando-as com V, se forem verdadeiras, ou com F, se falsas:

( ) O patrimônio cultural se compõe de todos os bens culturais que, por ter sido construído ao longo do desenvolvimento da formação de um grupo social, carrega por isso mesmo valores como tradição e identidade para esse grupo.
( ) Os bens culturais são definidos como patrimônios na medida em que carregam a memória do ser e do fazer dos antepassados, os quais devem ser preservados para contar a história de determinado povo, seu contexto social, político e cultural, em dada época e local.
( ) O patrimônio cultural imaterial abrange os bens móveis e imóveis, construídos ou naturais, que representem a diversidade cultural de um povo em determinado período, como prédios, obras, monumentos, objetos, documentos, paisagens, sítios arqueológicos, conjuntos urbanos etc.
( ) O patrimônio cultural material incorpora os conhecimentos, as celebrações, as formas de expressão, os modos de fazer, as festas, as danças, as lendas, as crenças, os hábitos e costumes, etc.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3192575 Arquitetura
A conservação dos bens patrimoniais é determinante não só para a preservação da memória e da identidade cultural de uma sociedade, mas também para a longevidade do próprio item a ser resguardado. Diversas são as técnicas e procedimentos que contribuem para a conservação adequada desses bens. A esse respeito, julgue os itens abaixo, assinalando com A as estratégias conservatórias que forem aplicáveis a esse contexto, ou com I as que forem inaplicáveis:

( ) Higienização e limpeza. ( ) Controle das condições ambientais, bem como restauração e reparo. ( ) Treinamento e capacitação. ( ) Catalogação e inspeções esporádicas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3192569 Arquitetura
Levando em conta que o patrimônio cultural abrange tanto bens materiais quanto imateriais, enumere a Coluna B de acordo com a Coluna A, correlacionando esses dois tipos de patrimônio a cada um de seus respectivos exemplos no âmbito da cultura brasileira:
COLUNA A
M. Patrimônio Cultural Material. I. Patrimônio Cultural Imaterial.

COLUNA B
( ) O modo artesanal de fazer queijo de Minas. ( ) A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. ( ) A dança frevo, típica de Pernambuco. ( ) O Centro Histórico de São Luís, no Maranhão.

Assinale agora a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo:
Alternativas
Q3165988 Arquitetura

No que diz respeito ao patrimônio cultural e arquitetônico, julgue o seguinte item. 


O conjunto arquitetônico e urbanístico de Brasília foi o primeiro bem contemporâneo reconhecido pela UNESCO como patrimônio histórico da humanidade no Brasil — o projeto de Oscar Niemeyer foi vencedor do concurso para o Plano Piloto de Brasília no qual participaram concorrentes nacionais e internacionais. 

Alternativas
Q3165987 Arquitetura

No que diz respeito ao patrimônio cultural e arquitetônico, julgue o seguinte item. 


O sítio arqueológico de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, é um dos conjuntos arquitetônicos históricos mais relevantes do Brasil, declarado Patrimônio Mundial, Cultural e Natural pela UNESCO.

Alternativas
Q3165986 Arquitetura

No que diz respeito ao patrimônio cultural e arquitetônico, julgue o seguinte item. 


Muitas cidades brasileiras, como política de preservação de seu patrimônio arquitetônico, possuem normas que isentam o imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) de imóveis de relevante valor cultural e interesse histórico e cultural, avaliando-se, para isso, além do interesse público em razão do seu viés histórico e cultural, o bom estado de conservação das edificações.

Alternativas
Q3154938 Arquitetura
O Rio Grande do Norte, especialmente em cidades como Natal e São Miguel do Gostoso, possui casarios históricos que são símbolos da memória cultural e arquitetônica da região. Esses imóveis, muitas vezes protegidos por tombamento, apresentam características típicas do período colonial, como fachadas com janelas de madeira, adornos decorativos e cores vibrantes. Um desses casarios, localizado no centro histórico de Natal, foi adquirido por uma empresa para ser transformado em um centro cultural, mas as exigências contemporâneas, como acessibilidade e instalações modernas, trouxeram desafios ao arquiteto responsável pela restauração.
Durante a elaboração do projeto, o arquiteto propôs mudanças na fachada do imóvel, como a remoção de adornos originais e a ampliação das aberturas para maior entrada de luz natural. Considerando o tombamento do imóvel e as normas de proteção ao patrimônio histórico, quais seriam as implicações dessa proposta?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Arquiteto - Urbanista |
Q3148306 Arquitetura
Tendo em vista o conteúdo da Portaria n. 375 de 19 de setembro de 2018 que institui a Política de Patrimônio Cultural Material (PPCM) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), numere a coluna II de acordo com a coluna I, fazendo a relação das expressões apresentadas com o seu respectivo conceito.

COLUNA I.
1. Áreas de Entorno do bem tombado
2. Áreas tombadas
3. Itinerários Culturais
4. Redes do Patrimônio

COLUNA II
( ) Instrumentos de educação patrimonial e espaços para o desenvolvimento de ações de Interação com o patrimônio cultural material. São instrumentos estratégicos de implementação da política de Educação Patrimonial pelo Iphan, quando resultantes de um arranjo institucional entre o Iphan, a comunidade local, sociedade civil e demais instituições públicas e privadas, para promoção de ações educativas, visando fomentar e favorecer a construção do conhecimento e a participação social para o aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural brasileiro.
( ) Aplicáveis ao patrimônio cultural material. Constituem-se pela poligonal definida pelo Iphan para delimitação da proteção do bem cultural imóvel tombado. Trata-se ainda de dispositivo ordenador do Estado na propriedade privada e nos bens pertencentes à União, aos Estados-Membros e aos Municípios, impondo obrigações de preservar e conservar. Finalmente, deve estar perfeitamente definida em função dos valores atribuídos (históricos, artísticos, paisagísticos, arqueológicos e etnográficos) e das características físicas (morfológicas e seu perímetro).
( ) Constituem-se por espaços para o desenvolvimento de ações de Interação com o patrimônio cultural material. Tratam-se de vias de comunicação terrestre ou aquática que reúnam as seguintes condições: a) ser resultado e reflexo de movimentos interativos de pessoas, assim como de intercâmbios multidimensionais, contínuos e recíprocos de bens, ideias, conhecimentos e valores entre cidades, países, regiões ou continentes, ao longo de consideráveis períodos de tempo; b) ter gerado marcas, no espaço e no tempo, das culturas afetadas que se manifestam tanto em seu patrimônio tangível como intangível; c) ter integrado, em um sistema dinâmico, as relações históricas e os bens culturais associados à sua existência.
( ) Aplicáveis ao patrimônio cultural material. Constituem-se pela poligonal definida pelo Iphan para garantir a visibilidade e ambiência do bem tombado. Trata-se ainda de dispositivo ordenador do Estado na propriedade privada e nos bens pertencentes à União, aos Estados-Membros e aos Municípios, impondo condicionantes que devem guardar relação com a visibilidade e ambiência do bem tombado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Arquiteto - Urbanista |
Q3148305 Arquitetura
Considerando-se a Portaria N. 375 de 19 de setembro de 2018, que institui a Política de Patrimônio Cultural Material (PPCM) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3135827 Arquitetura
Assinale V, para as alternativas verdadeiras, e F, para as alternativas falsas, relacionadas à preservação, conservação, restauração, reconstrução, reabilitação e reutilização de edificações, conjuntos e cidades:

(__)A preservação se refere à proteção de bens culturais, mantendo-os em seu estado original, sem intervenções que possam alterar suas características históricas ou estéticas.
(__)A restauração é um processo que visa recuperar um bem ao seu estado original, podendo incluir a remoção de elementos que foram adicionados posteriormente, mesmo que esses elementos sejam parte da história do objeto.
(__)A reabilitação envolve a adaptação de um edifício ou conjunto para novas funções, mantendo, no entanto, a maior parte de suas características originais, e não deve incluir melhorias nas condições de acessibilidade.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBFC Órgão: Correios Prova: IBFC - 2024 - Correios - Arquiteto |
Q3128679 Arquitetura
Assinale a alternativa que apresenta o princípio crucial na formulação de propostas de intervenção arquitetônica em um projeto de restauração de um edifício histórico, com o objetivo de preservar seu valor patrimonial. 
Alternativas
Q3112416 Arquitetura
     Portadoras de mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada povo perduram no presente como o testemunho vivo de suas tradições seculares. A humanidade, cada vez mais consciente da unidade dos valores humanos, as considera um bem comum e, perante as gerações futuras, se reconhece solidariamente responsável por preservá-las, impondo a si mesma o dever de transmiti-las a plenitude de sua autenticidade.

Carta de Veneza, maio de 1964. Internet: <portal.iphan.gov.br>.


A partir do texto apresentado acerca do patrimônio cultural, ambiental e arquitetônico, em suas diversas dimensões, julgue o próximo item.  
A partir do texto apresentado acerca do patrimônio cultural, ambiental e arquitetônico, em suas diversas dimensões, julgue o próximo item.

Os elementos de restauro destinados a substituir as partes faltantes devem se integrar harmoniosamente ao conjunto, mantendo-se a mesma linguagem arquitetônica, a fim de que a intervenção não se distinga do conjunto e conserve-se a integridade da obra.
Alternativas
Q3112415 Arquitetura
     Portadoras de mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada povo perduram no presente como o testemunho vivo de suas tradições seculares. A humanidade, cada vez mais consciente da unidade dos valores humanos, as considera um bem comum e, perante as gerações futuras, se reconhece solidariamente responsável por preservá-las, impondo a si mesma o dever de transmiti-las a plenitude de sua autenticidade.

Carta de Veneza, maio de 1964. Internet: <portal.iphan.gov.br>.


A partir do texto apresentado acerca do patrimônio cultural, ambiental e arquitetônico, em suas diversas dimensões, julgue o próximo item.  
A partir do texto apresentado acerca do patrimônio cultural, ambiental e arquitetônico, em suas diversas dimensões, julgue o próximo item.

No curso da restauração de um edifício de interesse patrimonial, deve-se buscar a unidade de estilo, de modo que as contribuições de épocas distintas sejam homogeneizadas, em favor da unidade compositiva.
Alternativas
Q3112414 Arquitetura
     Portadoras de mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada povo perduram no presente como o testemunho vivo de suas tradições seculares. A humanidade, cada vez mais consciente da unidade dos valores humanos, as considera um bem comum e, perante as gerações futuras, se reconhece solidariamente responsável por preservá-las, impondo a si mesma o dever de transmiti-las a plenitude de sua autenticidade.

Carta de Veneza, maio de 1964. Internet: <portal.iphan.gov.br>.


A partir do texto apresentado acerca do patrimônio cultural, ambiental e arquitetônico, em suas diversas dimensões, julgue o próximo item.  
A partir do texto apresentado acerca do patrimônio cultural, ambiental e arquitetônico, em suas diversas dimensões, julgue o próximo item.

As edificações tombadas devem ser adaptadas aos projetos de prevenção e combate ao incêndio, para assegurar a segurança dos usuários, sendo obrigatório que todas as escadas e rampas existentes, incluindo-se as que não compõem a rota de fuga nas edificações, adéquem-se às normativas do Corpo de Bombeiros.
Alternativas
Q3112413 Arquitetura
     Portadoras de mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada povo perduram no presente como o testemunho vivo de suas tradições seculares. A humanidade, cada vez mais consciente da unidade dos valores humanos, as considera um bem comum e, perante as gerações futuras, se reconhece solidariamente responsável por preservá-las, impondo a si mesma o dever de transmiti-las a plenitude de sua autenticidade.

Carta de Veneza, maio de 1964. Internet: <portal.iphan.gov.br>.


A partir do texto apresentado acerca do patrimônio cultural, ambiental e arquitetônico, em suas diversas dimensões, julgue o próximo item.  
A partir do texto apresentado acerca do patrimônio cultural, ambiental e arquitetônico, em suas diversas dimensões, julgue o próximo item.

Os trabalhos de conservação e restauração devem ser acompanhados de uma documentação precisa, sob a forma de relatórios analíticos e críticos, ilustrados com desenhos e fotografias. 
Alternativas
Q3104392 Arquitetura

Acerca das relações entre arquitetura e cultura, julgue o item que se segue. 


A arquitetura, apesar de ser uma das expressões mais palpáveis e concretas da cultura de um povo, é historicamente datada, ou seja, para ser compreendida necessita ser social e culturalmente contextualizada, de modo que não é possível entender as complexidades das sociedades humanas ao longo da história ao se estudar a arquitetura de diferentes culturas. 

Alternativas
Q3104391 Arquitetura

Acerca das relações entre arquitetura e cultura, julgue o item que se segue. 


A partir de 2009, a arquitetura adquiriu direito à representação no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), o que, no entanto, não conferiu à arquitetura a condição de atividade cultural oficialmente reconhecida. 

Alternativas
Q3093405 Arquitetura
O Levantamento cadastral de um terreno deve conter informações detalhadas para produzir um documento legal e sem erros. É elemento essencial para a validação do levantamento cadastral:
Alternativas
Q3082111 Arquitetura
As cartas patrimoniais são documentos de fundamental importância para a preservação do patrimônio cultural. Cada carta aborda aspectos específicos da conservação e restauro.
Considerando essa informação, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica comum entre as diferentes cartas patrimoniais.
Alternativas
Q3082099 Arquitetura
O cuidado com o patrimônio público é um dever de todos os cidadãos e contribui para o bem-estar coletivo. Qual das alternativas abaixo descreve CORRETAMENTE uma razão para a importância do zelo pelo patrimônio público?
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: E
5: C
6: C
7: A
8: C
9: C
10: D
11: C
12: E
13: E
14: E
15: C
16: E
17: E
18: A
19: D
20: A