Questões de Concurso
Comentadas sobre princípios e fundamentos em arquitetura
Foram encontradas 28 questões
I - Sob a ação de cargas horizontais, tanto as vigas quanto os pilares ficam sujeitos a momentos fletores; os pilares encontram-se sob flexo-compressão. Já na estrutura contraventada, os pilares ficam sujeitos a compressão axial e as vigas à flexão.
II - Sob a ação de cargas verticais, desenvolvem-se esforços de flexão em todos os elementos do pórtico, enquanto na estrutura com ligações flexíveis é a subestrutura de contraventamento que é mobilizada.
III - As estruturas de piso em edificações são compostas de vigas principais e secundárias associadas a painéis de laje de concreto armado. As vigas principais são geralmente compostas por perfis C, em cujas almas podem ser executadas aberturas sem reforços para permitir a passagem de tubulações.
Acerca desse tema, tem-se que o processo de acompanhamento de uma obra
I assegura a manutenção do planejamento inicial proposto, mesmo que alterações de projeto impactem na execução das tarefas.
II é capaz de evitar alterações no cronograma de entregas, pois mantém a ordem de execução das atividades conforme previsto no cronograma inicial.
III permite alterar o planejamento inicial previsto quando se verifica que faltaram atividades no planejamento inicial ou que há a necessidade de execução de atividades adicionais.
Assinale a opção correta.
Podemos afirmar que:
I. Perfil L é um perfil cuja seção transversal tem formato de L, com abas iguais, formando um ângulo de 90º entre as abas. II. Perfis I são perfis duplamente simétricos, com faces de aba paralelas, que têm na superfície interna das abas uma inclinação de aproximadamente 18%. III. Perfis T são perfis monossimétricos, que têm a alma e a mesa com as mesmas dimensões.
Quais estão corretas?
A dimensão a ser adotada como altura da viga é
I. Intervenções urbanas, que interagem com um objeto artístico, um monumento ou um espaço público, quando não autorizadas, serão consideradas como vandalismo.
II. Admite-se nova ambientação ou instalação da obra, quando já não existirem ou houverem sido destruídas ambientação ou instalação tradicionais.
III. A visibilidade do conjunto ou de suas partes não deve ser prejudicada, deixando-se livres os eixos visuais necessários à contemplação de seus elementos de valor.
IV. Propor medidas para a conservação e a evolução controlada das áreas de paisagem cultural, que devem ser integrantes do planejamento regional e espacial e das políticas de agricultura e silvicultura.
V. Para a boa conservação das fontes de pedra ou de bronze é necessário descalcificar a água, eliminando as concreções calcárias e as inadequadas limpezas periódicas.
Está INCORRETO o que se afirma apenas em
A fundação é um dos elementos principais da infraestrutura de uma edificação. O tipo de fundação rasa, direta ou superficial compreende os seguintes elementos: 1. Sapatas; 2. Blocos; 3. Sapatas associadas; 4. Radier e 5. Vigas de fundação. Correlacione a definição à denominação de cada elemento de fundação superficial.
( ) Comum a vários pilares, cujos centros, em planta, não estejam situados em um mesmo alinhamento.
( ) De concreto, geralmente dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.
( ) Comum a vários pilares, cujos centros, em planta, estejam situados no mesmo alinhamento ou para carga linear.
( ) Abrange todos os pilares da obra ou carregamentos distribuídos.
( ) De concreto, geralmente dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas não são resistidas pelo concreto, de que resulta o uso de armadura.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Analise o primeiro grupo e a correspondência das características do segundo grupo.
1 Alvenaria convencional.
2 Alvenaria estrutural.
3 Wood frame.
4 Parede de concreto.
5 Steel frame.
( ) É composto por montantes e travessas, por exemplo, na estrutura e OSB (Oriented Strand Board) no revestimento.
( ) Utiliza pedras ou blocos ligados por argamassa com função resistente e de vedação.
( ) Chama-se também de vedação, tradicionalmente pratica-se e faz uso indispensável de vigas, pilares, lajes e fundação.
( ) Utilização de material metálico, anticorrosivo, de tecnologia seca e de rápida execução.
( ) Estruturação e vedação feitas no local com moldes
metálicos ou de plástico e admite embutimento de
instalações elétricas e hidrossanitárias.
Marque a alternativa que apresenta a ordem numérica da
correspondência dos tipos de Sistemas Construtivos com as
características específicas:
Avalie o que se afirma sobre os sistemas estruturais.
I – O emprego de aços resistentes à corrosão evita uma manutenção mais rigorosa, mas encarece a estrutura.
II – O concreto armado é um material obtido pela associação de um material resistente à compressão, o aço, com um material resistente à tração, o concreto.
III – A madeira é um material renovável quando seu uso e reposição são bem controlados. Sua extração, quando controlada, pode ser um fator benéfico para o rejuvenescimento das florestas.
IV – Quanto maior a quantidade de carbono, maior a resistência do aço, mas menor a sua ductibilidade. A perda da ductibilidade prejudica o seu uso como material estrutural, devido à fragilidade de sua ruptura.
V – A madeira deverá ser seca quando utilizada em ambientes úmidos e mais úmida quando utilizada em ambientes secos, de forma que a troca entre o material e o ambiente possibilite as deformações desejadas.
Está correto apenas o que se afirma em
Considere a informação a seguir, para responder à questão.
Um conjunto residencial de interesse social constituído por edifícios de quatro pavimentos, sem elevador, será construído com as seguintes características:
• paredes em alvenaria estrutural de blocos de concreto, reforçada por canaletas horizontais no topo das paredes e pelo grauteamento de pilaretes (junto às aberturas no encontro de paredes e a cada 1,20 m de parede sem aberturas);
• lajes maciças em concreto armado. Haverá um reservatório comum a diversos edifícios, com estrutura própria, de modo que a carga correspondente não precisa ser considerada na concepção estrutural do edifício.
No terreno no qual o prédio será construído, foram executadas sondagens que revelaram resultados de SPT de dois
golpes nos primeiros dois metros e de até três golpes nas
profundidades acima de 3 m até 12 m.