Questões de Concurso Sobre arquitetura
Foram encontradas 15.678 questões
O caderno de especificações é o instrumento que estabelece as condições de execução e o padrão de acabamento para cada tipo de serviço, indicando os materiais especificados e os locais de sua aplicação; ele deve obedecer à legislação pertinente e pode ser parte integrante do caderno de encargos.
O cronograma físico-financeiro é a representação gráfica de dois gráficos sobrepostos das diversas fases das etapas de execução e do desenvolvimento, parcial ou total, de um serviço ou obra com os respectivos prazos do programa e dos valores dos serviços e obras.
A fiscalização de serviços e obras de arquitetura tem o objetivo de verificar o cumprimento das disposições contratuais e todos os seus aspectos de especificação e quantitativos baseados na norma, a fim de fixar as características, condições ou requisitos exigíveis para matérias-primas, produtos semifabricados elementos de construção, materiais ou produtos industriais semiacabados.
A elaboração do caderno de encargos objetiva o conjunto de discriminações técnicas, critérios, condições e procedimentos estabelecidos pelo contratante para a contratação, execução, fiscalização e controle de serviços e(ou) obras.
Para o uso do título de arquiteto e urbanista e para o exercício das atividades profissionais privativas correspondentes, é obrigatório o registro da colação de grau em universidade credenciada no MEC e posterior registro do profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.
Em relação a escadas e corrimãos, julgue o próximo item.
As dimensões dos elementos das escadas podem ser alteradas para se adaptar à necessidade do edifício; a acessibilidade deve ser garantida pelo espaço reservado ao usuário de cadeira de rodas em área de resgate.
Em relação a escadas e corrimãos, julgue o próximo item.
A largura mínima das escadas de emergência em saídas de rotas de fuga, em qualquer caso, é de 1,50 m, correspondendo a duas unidades de passagem.
Em relação a escadas e corrimãos, julgue o próximo item.
No dimensionamento das escadas, a profundidade do degrau (p) deve estar na faixa de 0,25 m ≤ p ≤ 0,35 m, e a altura do espelho (e), na faixa de 0,15 m ≤ e ≤ 0,20 m, satisfazendo 0,60 m ≤ p + 2e ≤ 0,70 m.
Em relação a escadas e corrimãos, julgue o próximo item.
As escadas das saídas de emergência são dimensionadas em função do pavimento de maior metragem e com menor vão entre piso e forro, os quais determinam as larguras mínimas para os lanços correspondentes aos demais pavimentos, considerando-se o sentido da saída.
Em relação a escadas e corrimãos, julgue o próximo item.
Corrimãos e barras de apoio devem estar afastados no mínimo 70 mm da parede ou de obstáculos e devem ter seção circular com diâmetro entre 60 mm e 80 mm, ou seção elíptica, desde que a dimensão maior seja de 60 mm e a menor, de 80 mm.
O sistema construtivo, ou trama, de um telhado com telhas cerâmicas é formado por caibros, ripas e terças, os quais estão corretamente identificados na figura a seguir.
Os pisos elevados apresentam dois tipos de estrutura: contraventada e com placas autotravantes (autotravada).
Conforme a figura a seguir, a inclinação do telhado é definida como a tangente do ângulo α formado pelos banzos superior e inferior da tesoura.
As treliças planas contidas nos planos verticais são estruturas flexíveis no seu próprio plano e em planos transversais, por isso, raramente necessitam de contraventamentos para resistir às forças laterais e para manter as estruturas principais alinhadas e a prumo.
Entre os vários elementos que compõem os edifícios, incluem-se fundações, superestrutura, vedações, cobertura e sistemas prediais em geral, como instalações mecânicas, elétricas e hidráulicas.
Julgue o item seguinte, com base na NBR 9077:2001.
De acordo com suas características construtivas, as edificações podem ser classificadas em: classe X, nas quais a propagação do fogo é difícil; classe Y, que apresentam mediana resistência ao fogo; classe Z, as que permitem uma fácil propagação do fogo.
Julgue o item seguinte, com base na NBR 9077:2001.
A declividade máxima das rampas externas à edificação deve ser de 10% (1:10).
O concreto armado e o concreto protendido apresentam internamente uma estrutura de aço; no caso da protensão, os cabos de aços são tracionados e ancorados no próprio concreto, o que contribui para aumentar sua resistência aos esforços de tração e flexão.
Em relação aos esforços solicitados de elementos de obras, as figuras de I a IV a seguir correspondem respectivamente a: tração, compressão, torção, e flexão.
A madeira laminada colada (MLC), resultante da integração de diferentes segmentos de madeiras unidos por adesivos industriais, não possui resistência suficiente para o uso em elementos estruturais como pilares e vigas.