Questões de Concurso
Comentadas sobre avaliação de documentos em arquivologia
Foram encontradas 1.397 questões
I. Implementar um programa de avaliação documental para eliminar documentos sem valor administrativo, legal ou histórico.
II. Realizar a microfilmagem de todos os documentos históricos como única solução adequada para preservar seu conteúdo e economizar espaço físico.
III. Adquirir um sistema informatizado para automatizar a gestão documental, incluindo indexação e busca por palavras-chave.
IV. Investir em técnicas de restauração para recuperar documentos históricos danificados e evitar sua perda.
Está correto o que se afirma apenas em
I - Valor primário é o valor que um documento tem para a entidade que o acumulou. Este valor é inerente à criação do documento e pode ser administrativo, fiscal ou jurídico.
II - Valor secundário é o valor que um documento tem para atender outros motivos pelos quais o documento não tenha sido criado intencionalmente. É atribuído quando o valor primário do documento cessa, mas a sua guarda continua a ser necessária para cumprir uma finalidade histórica, cultural e/ou científica. O valor secundário pode ser probatório ou informativo.
III - Valor primário é o valor que um documento tem para a entidade que o acumulou, e é também conhecido como valor arquivístico ou valor histórico de caráter permanente. Este valor é inerente à criação do documento e pode ser administrativo, fiscal ou jurídico.
IV - Valor secundário é o valor que um documento tem para outras entidades e pesquisadores, não para a instituição que o gerou. É atribuído quando o valor primário do documento cessa, mas a sua guarda intermediária continua a ser necessária. O valor secundário pode ser probatório ou informativo.
V - Valor primário é o valor que um documento tem para a entidade que o acumulou, e é também conhecido como valor arquivístico ou valor histórico de caráter permanente.
Julgue as assertivas caracterizando CORRETAMENTE o valor primário e o valor secundário
I - Estimular a pesquisa e uso de dados retrospectivos.
II - Definir os prazos de guarda e a destinação dos documentos.
III - Reduzir a massa documental acumulada.
IV - Facilitar a organização dos documentos.
É CORRETO o que se afirma em:
I – Para garantir o melhor gerenciamento de informações, o processo de gestão arquivística torna-se algo prescindível;
II – São primordiais para garantir a praticidade, transparência e eficácia das organizações que trabalham com documentação e informação;
III – Implementar sistemas de qualidade garante as melhores práticas para a gestão de qualidade dos serviços arquivísticos.
A respeito da avaliação de documentos, julgue o item a seguir.
A avaliação de documentos arquivísticos deve ser feita somente por três profissionais: o arquivista, o profissional da área jurídica e o profissional da área financeira.
A respeito da avaliação de documentos, julgue o item a seguir.
Um dos objetivos da avaliação de documentos é garantir condições de conservação dos documentos de valor permanente.
A respeito da avaliação de documentos, julgue o item a seguir.
Para avaliar os documentos arquivísticos, é necessário identificar os seus valores primário e secundário.
Quanto às definições e procedimentos de avaliação documental, armazenamento, ordenação e busca, julgue o item a seguir.
Embora previsto em diversas leis, o uso da incineração para a eliminação de documentos arquivísticos públicos e de caráter público não é recomendado pelo Conselho Nacional de Arquivos.
Quanto às definições e procedimentos de avaliação documental, armazenamento, ordenação e busca, julgue o item a seguir.
Define-se seleção como o processo de análise de documentos de arquivo que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos.
Quanto às definições e procedimentos de avaliação documental, armazenamento, ordenação e busca, julgue o item a seguir.
Conforme regulamentação do Conselho Nacional de Arquivos, a publicidade do Termo de Eliminação de Documentos pode restringir-se a boletins internos ou ao sítio eletrônico da instituição.
Acerca do plano de classificação e tabela de temporalidade, julgue o item que se segue.
O plano de classificação e a tabela de temporalidade são instrumentos que refletem o arranjo e a descrição final dos documentos.
Acerca do plano de classificação e tabela de temporalidade, julgue o item que se segue.
É na tabela de temporalidade, instrumento resultante do processo de avaliação, que deverão estar consignados os prazos para a guarda permanente dos documentos.