Questões de Concurso
Sobre funções arquivísticas em arquivologia
Foram encontradas 223 questões
Julgue o item a seguir, a respeito das funções arquivísticas de difusão, descrição e preservação de documentos.
A função difusão é impactada por todas as demais funções arquivísticas e impacta a função preservação.
No que diz respeito às funções arquivísticas, julgue o item que se segue.
A função criação é preponderante na fase corrente de arquivo, mas também perpassa pelo arquivo intermediário, quando da inserção de páginas em processos que tenham sido arquivados nesta fase.
No que diz respeito às funções arquivísticas, julgue o item que se segue.
Embora mais evidente nos arquivos permanentes, a função aquisição também se aplica à entrada de documentos no arquivo corrente.
No que diz respeito às funções arquivísticas, julgue o item que se segue.
A função criação de documentos pressupõe a centralização da produção de documentos institucionais nas áreas de arquivo.
No que diz respeito às funções arquivísticas, julgue o item que se segue.
A recepção de acervo microfilmado para complementação de fundo arquivístico recolhido é uma ação contemplada no âmbito da função aquisição.
No que diz respeito às funções arquivísticas, julgue o item que se segue.
A função aquisição abrange o processo de doação de documentos de arquivo de determinado acervo que tenham sido separados para descarte.
O setor de pessoal de uma rede de lojas de departamentos abriga um conjunto documental referente às suas atividades.
Dentre os documentos que fazem parte desse conjunto, um é considerado arquivístico, sendo constituído por
Um conjunto documental de uma empresa é acumulado por meio da sua atividade prática, administrativa, jurídica, entre outras.
O arquivista representa o contexto de produção e a organicidade entre o arquivo e o seu produtor, por meio da seguinte função:
Há três elementos principais a serem considerados na classificação de documentos públicos:
I. a ação a que os documentos se referem.
II. a função a que os documentos se referem.
III. os assuntos de que tratam os documentos.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Os procedimentos referentes a diagnóstico da situação do acervo, elaboração de um quadro de assuntos, pesquisa dos prazos de guarda e relatórios são componentes essenciais do processo de
Vários arquivos públicos, que concentram grandes massas documentais, realizam ações relevantes para a sociedade. No entanto, é importante controlar esses volumes documentais que são, muitas vezes, armazenados indiscriminadamente, sob pena de perder a referência otimizada de prestação de serviços públicos. Assim, de forma racional, esses arquivos elaboram tabelas que visam a obter autorização para a destruição dos documentos sem valor, do tipo rotineiro. Essas são as tabelas de
No processo de avaliação dos arquivos de organismos públicos, de qualquer poder ou esfera governamental,
Analise as afirmativas a seguir sobre as funções arquivísticas e marque a opção CORRETA.
De acordo com o Glossary of Archivaland Records Terminology (2016), o processo de analisar, organizar e recordar detalhes sobre os elementos formais de um fundo de arquivo ou coleção, tais como, criador, títulos, datas, âmbito e conteúdo, para facilitar a compreensão e identificação, diz respeito a qual função arquivística?
Sobre planejamento e organização de arquivos, leia as seguintes questões abaixo e marque a opção que corresponde às alternativas corretas.
I. É o relatório do diagnóstico que permitirá conhecer a situação da instituição em todos os aspectos relacionados à gestão da informação arquivística.
II. As funções da arquivologia compreendem somente a avaliação, aquisição, classificação, descrição, difusão e acesso.
III. O diagnóstico documental contempla as quantidades dos documentos; as características diplomáticas; os conteúdos informacionais; as unidades físicas de arquivamento; a existência e o modo de uso de tecnologias da informação; entre outros, ou seja, o diagnóstico faz um panorama geral ou específico de uma instituição.
IV. Ao final da elaboração do diagnóstico, o resultado obtido é o reflexo das inter-relações internas e externas da instituição, desde o seu histórico, objetivos, funções e atividades, no entanto, não apresenta a relação documental entre os documentos produzidos pela instituição.
O texto abaixo diz respeito a qual função arquivística:
O processo de capturar, cotejar, analisar, controlar, trocar e fornecer acesso à informação sobre: (1) a origem, contexto e proveniência de diferentes conjuntos de documentos, (2) seu arquivamento, (3) sua forma e conteúdo, (4) sua relação com outros documentos e, (5) as maneiras como eles podem ser encontrados e utilizados (MILLER, 1990, p.66).