Questões de Concurso
Sobre gestão de documentos / arquivos corrente e intermediário em arquivologia
Foram encontradas 8.390 questões
I. Os recursos de preservação digital têm como objetivo principal a proteção de cópias oficiais de documentos digitais, ao invés de preservar cópias digitalizadas de documentos analógicos remanescentes.
II. A preservação digital exige grandes recursos de financiamento, capacidades tecnológicas e conhecimento especializado, sendo opcional de uma organização a aquisição de novos recursos, distribuição de recursos existentes e/ou alavancagem de outros recursos.
III. Estabelecer o controle sobre a transferência, manutenção e reprodução de documentos arquivísticos é papel de um preservador de documentos arquivísticos digitais.
Quais estão corretas?
( ) Duranti (1994) elucida que os registros documentais atestam ações e transações e que sua veracidade depende das circunstâncias de sua criação e preservação.
( ) A imparcialidade é um grande princípio da arquivologia e diz respeito, segundo descreve Duranti (1994), à veracidade natural dos documentos, devendo, primeiramente, estar livre de qualquer questionamento.
( ) A autenticidade é uma característica dos registros documentais, pois cada um deles é acumulado em virtude do transcurso de atividades organizacionais.
( ) Duranti (1994) descreve que a imparcialidade, autenticidade, naturalidade, inter-relacionamento e unicidade são características que contribuem para tornar a análise dos registros documentais um método básico para o alcance da compreensão do passado imediato ou histórico.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Segundo Jardim (2015), a gestão de documentos e a arquivologia para Couture e Rousseau, que defendem a existência de uma arquivologia integrada, são disciplinas distintas e exercidas por profissionais com perfis diferentes.
II. A ISO 15899 é uma das maiores referências para o desenvolvimento da gestão de documentos nas organizações.
III. A gestão de documentos, conforme aponta Jardim (2015), repercutiu na construção ou redefinição de modelos distintos na administração dos processos arquivísticos, desde o momento da produção até a destinação final dos documentos.
Quais estão INCORRETAS?
(BRASIL. Portaria Interministerial nº 1.677, de 07 de outubro de 2015. Define os procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.)
Nesse sentido, no contexto da Administração Pública, o registro e a expedição de correspondências oficiais são etapas fundamentais para a gestão documental e a comunicação institucional. Em relação a esses processos, pode-se afirmar que:
I. Implementar um programa de avaliação documental para eliminar documentos sem valor administrativo, legal ou histórico.
II. Realizar a microfilmagem de todos os documentos históricos como única solução adequada para preservar seu conteúdo e economizar espaço físico.
III. Adquirir um sistema informatizado para automatizar a gestão documental, incluindo indexação e busca por palavras-chave.
IV. Investir em técnicas de restauração para recuperar documentos históricos danificados e evitar sua perda.
Está correto o que se afirma apenas em
1. A grande quantidade de documentos gerados diariamente nos setores administrativos.
2. A dificuldade em acessar informações de arquivos que estão sendo constantemente consultados.
3. A necessidade de eliminar ou arquivar permanentemente documentos acumulados que já não possuem utilidade administrativa, legal ou fiscal.
O gestor deseja classificar essas situações com base nas fases da gestão de documentos: produção, utilização e destinação. Com base nas fases da gestão de documentos, qual alternativa associa corretamente cada situação à sua respectiva fase?
I - Valor primário é o valor que um documento tem para a entidade que o acumulou. Este valor é inerente à criação do documento e pode ser administrativo, fiscal ou jurídico.
II - Valor secundário é o valor que um documento tem para atender outros motivos pelos quais o documento não tenha sido criado intencionalmente. É atribuído quando o valor primário do documento cessa, mas a sua guarda continua a ser necessária para cumprir uma finalidade histórica, cultural e/ou científica. O valor secundário pode ser probatório ou informativo.
III - Valor primário é o valor que um documento tem para a entidade que o acumulou, e é também conhecido como valor arquivístico ou valor histórico de caráter permanente. Este valor é inerente à criação do documento e pode ser administrativo, fiscal ou jurídico.
IV - Valor secundário é o valor que um documento tem para outras entidades e pesquisadores, não para a instituição que o gerou. É atribuído quando o valor primário do documento cessa, mas a sua guarda intermediária continua a ser necessária. O valor secundário pode ser probatório ou informativo.
V - Valor primário é o valor que um documento tem para a entidade que o acumulou, e é também conhecido como valor arquivístico ou valor histórico de caráter permanente.
Julgue as assertivas caracterizando CORRETAMENTE o valor primário e o valor secundário
I - Estimular a pesquisa e uso de dados retrospectivos.
II - Definir os prazos de guarda e a destinação dos documentos.
III - Reduzir a massa documental acumulada.
IV - Facilitar a organização dos documentos.
É CORRETO o que se afirma em:
I - Organização lógica e correto arquivamento de documentos.
II - Recuperação do contexto original de produção dos documentos.
III - Atribuição de códigos numéricos.
IV - Padronização da produção de documentos.
É CORRETO o que se afirma em:
I - Os arquivos podem ser classificados de acordo com as características de sua entidade mantenedora.
II - A natureza dos documentos possui as categorias: arquivo especial, arquivo especializado e arquivo convencional.
III - A classificação dos arquivos pode ser interpretada a partir dos estágios de sua evolução: corrente, intermediário e permanente.
IV - Os arquivos podem ser públicos, institucionais, comerciais ou pessoais/familiares.
V - Os arquivos podem ser categorizados quanto à extensão de sua atuação, em arquivos setoriais e em arquivos gerais ou centrais.
Com base nas assertivas é CORRETO o que se afirma em :
(Brasil. Conselho Nacional de Justiça. Resolução do CNJ nº 324/2020 – Institui diretrizes e normas de Gestão de Memória e de Gestão Documental e dispõe sobre o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário – Proname. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/. Acesso em: novembro de 2024.)
Referente à Gestão de Documentos, prevista na Resolução CNJ nº 324/2020, relacione adequadamente os termos aos seus respectivos conceitos.
1. Avaliação. 2. Valor primário. 3. Valor secundário. 4.Documento intermediário.
( ) Termo que, por ainda conservar algum interesse jurisdicional ou administrativo, aguarda avaliação.
( ) Termo relacionado à significância jurídica, administrativa ou financeira atribuída em função do interesse que os autos ou documentos tenham.
( ) Termo atribuído aos documentos e autos judiciais ou administrativos, em função do interesse que possam ter para a sociedade ou para a instituição.
( ) Termo entendido como a análise dos documentos e processos judiciais e administrativos, desde sua produção, com a finalidade de estabelecer os prazos de guarda e destinação final.
A sequência está correta em