Questões de Arquivologia - Higienização / Limpeza de Documentos para Concurso
Foram encontradas 133 questões
O método considerado mais eficiente no combate aos insetos em um acervo arquivístico é o da
A conservação, no passado, não possuía muito espaço nas rotinas dos arquivos brasileiros. As ações eram restritas ao controle de pragas, usando muitas vezes produtos químicos que danificavam a estrutura física de documentos. A reparação não é solução quando se pensa em preservação. Um programa gradual de preservação pode ser pensado visando à continuidade e qualidade de acervos. Diante disso os pontos a considerar seriam:
I. Controle preventivo de agentes patogênicos.
II. Higiene eventual de depósitos e áreas afins.
III. Uso de fitas modernas com base sintética.
IV. Adaptações prediais.
V. Uso de embalagens funcionais.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:
A respeito da preservação de documentos, julgue os itens a seguir.
I A fumigação consiste em colocar os documentos em uma sala especial, na qual serão submetidos a produtos químicos específicos que matarão os insetos que porventura estejam neles.
Il A limpeza dos documentos, que ocorre antes da desinfestação, pode ser realizada por meio de escova ou até espanador.
Ill No alisamento, a primeira etapa consiste na colocação dos documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-os à ação do ar com alto percentual de umidade, durante uma hora, em uma câmara de umidificação.
Assinale a alternativa correta.
Samuel, recém-empossado como secretário escolar, sabendo que iria trabalhar com diferentes tipos de documentos, estudou sobre a preservação deles lembrando os diversos fatores que possibilitam a sua deterioração, seja pelas características e qualidades dos suportes ou pelos fatores ambientais aos quais são expostos. Entre os cuidados corretos que Samuel deve tomar para preservação do acervo arquivístico, pode-se destacar:
Conhecer a natureza dos materiais componentes dos acervos de bibliotecas e arquivos e o comportamento dos mesmos diante dos fatores de degradação aos quais estão expostos é a única maneira de estabelecer critérios de combate aos elementos nocivos à conservação e impedir que os documentos se percam para sempre. Geralmente, é inviável para uma instituição a contratação de profissionais especializados na área, para desenvolver programas de conservação e restauração do acervo. Assim, o cuidado preventivo dos documentos – incluindo armazenamento adequado, higienização do ambiente e princípios básicos de intervenção – não constitui um alvo tão impossível de se alcançar.
(CASSARES, Norma Cianflone. Como Fazer Conservação Preventiva em Arquivos e Bibliotecas / Norma Cianflone Cassares e Cláudia Moi. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000. p.11.)
São princípios para conservação de arquivos, EXCETO: