Questões de Concurso Sobre linguagem e encenação teatral em artes cênicas

Foram encontradas 330 questões

Q3325259 Artes Cênicas
O teatro em que todos os mecanismos que compõem uma montagem teatral são evidenciados ao público como partes da peça autônomas a partir das quais o espectador pode analisar seus aspectos e construir sua compreensão da história é conhecido como teatro
Alternativas
Q3300862 Artes Cênicas
O contrarregra é um profissional da cena teatral. Entre as suas atribuições está/estão
Alternativas
Q3300861 Artes Cênicas
A montagem de uma cenografia no palco (caixa cênica) pode envolver os seguintes elementos cenotécnicos:
Alternativas
Q3300857 Artes Cênicas

A figura abaixo traz informações sobre a montagem de um palco para apresentação de um espetáculo. 



Imagem associada para resolução da questão


A figura apresenta

Alternativas
Q3296044 Artes Cênicas
As Lutas podem ser compreendidas como uma manifestação cultural, dependendo da maneira como é aplicada, pode ser considerada uma atividade rítmica, jogo de oposição, esporte de combate ou arte marcial. Nesse contexto, como atividade rítmica, a luta: 
Alternativas
Q3287421 Artes Cênicas
Quanto aos modos de fazer teatro, qual alternativa melhor expressa a ideia de que não existe um modelo único e imutável para a prática cênica?
Alternativas
Q3228405 Artes Cênicas
Leia o seguinte trecho da peça didática “Aquele que diz sim, aquele que diz não” de Bertolt Brecht:

GRANDE CORO - O mais importante de tudo é aprender a estar de acordo. Muitos dizem sim, mas sem estar de acordo. Muitos não são consultados, e muitos estão de acordo com o erro. Por isso: o mais importante de tudo é aprender a estar de acordo.

O professor está no plano 1; a mãe e o menino, no plano 2.

O PROFESSOR - Eu sou o professor. Eu tenho uma escola na cidade e tenho um aluno cujo pai morreu. Ele só tem a mãe, que cuida dele. Agora, eu vou até a casa deles para me despedir, porque estou de partida para uma viagem às montanhas. É que surgiu uma epidemia entre nós, e na cidade, além das montanhas, moram alguns grandes médicos. [BRECHT, Bertolt. Teatro Completo 3. São Paulo: Paz e Terra, 2009.]

A partir da compreensão do texto dramatúrgico apresentado e a estética de Teatro Épico, consideramos
Alternativas
Q3228401 Artes Cênicas
A performance, sendo uma linguagem híbrida, tem sua nascente no movimento body art, que deslocava a compreensão de produto para processo e de obra para criador, tendo o corpo como suporte artístico. Avalie as assertivas a seguir, a respeito da linguagem da performance, compreendendo-a numa perspectiva das artes cênicas e por assim ser, teatral:

I A busca dentro do teatro que não levasse unicamente à representação, mas que tivesse uma maior aproximação com a vida.
II Ao escapar de rótulos e definições, a performance propõe que o atuante seja um ator.
III Na performance, o artista transforma-se em atuante, agindo como um performer, artista cênico, ao representar personagens de peças teatrais.
IV A performance rompe convenções, formas e estéticas, numa confrontação com o teatro, analisa e questiona a representação.

Das afirmativas, estão corretas
Alternativas
Q3228400 Artes Cênicas
Observe a fotografia de uma cena do espetáculo UBU: o que é bom tem que continuar, dos grupos de teatro natalenses, Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa. 


Imagem associada para resolução da questão


Ao analisar a imagem da fotografia, pode-se inferir que o espetáculo segue a estética do Teatro de Rua cuja principal característica é
Alternativas
Q3228399 Artes Cênicas
A teoria do Teatro Épico foi formulada pelo teatrólogo alemão Bertolt Brecht, ao longo de trinta anos, período em que encenou e escreveu peças, contrapondo-se ao ilusionismo do teatro dramático. Pode-se considerar que o Teatro Épico brechtiano propôs uma forma de teatro que se revela por meio de suas próprias estruturas, expondo os aparatos constituintes da encenação, e rompendo com a barreira ilusória que separa os atores dos espectadores. As escolhas de Brecht provocaram mudanças na posição do espectador
Alternativas
Q3228392 Artes Cênicas
No livro Em busca do Teatro Pobre, o encenador pedagogo polonês Jerzy Grotowski (1933-1999), aborda a relação entre o ator e o espectador. O encenador buscou, em suas práticas, diminuir a quantidade de espectadores que testemunhavam seus processos artísticos, a fim de estabelecer um modo de presença que é dirigido pela percepção. Sendo assim, o ator 
Alternativas
Q3228390 Artes Cênicas
O encenador inglês, Peter Brook (1925-2022), desenvolveu um conceito que ele definiu como “teatro vazio”. Essa estética teatral consiste na ideia de que
Alternativas
Q3228389 Artes Cênicas
Em 1987, nos Estados Unidos, as artistas Anne Bogart e Tina Tendlau desenvolvem o treinamento Viewpoints, que nada mais é do que pontos de atentividade, para que o (a) criador (a) adquira mais vivacidade, escuta e presença cênica. São objetivos referentes a esse treinamento a possibilidade de 
Alternativas
Q3228388 Artes Cênicas
Fundado em 1898, na Rússia, o Teatro de Arte de Moscou, coordenado por Constantin Stanislavski e Niemiróvitch-Dântchenko, introduziu o “trabalho de mesa” como a base dos estudos sobre uma peça. Anteriormente aos ensaios, havia uma criteriosa investigação do texto. São elementos do “Sistema” para análise de texto
Alternativas
Q3228378 Artes Cênicas
O Grupo Carmin (RN), uma das principais expressões da cena teatral potiguar, estabelece, na proposta estética de seus trabalhos artísticos, a relação entre o real e o ficcional. Um exemplo disso é o espetáculo Jacy, cuja história começou a ser construída a partir de uma frasqueira encontrada na rua. A interação com esse adereço, que continha em seu interior alguns objetos, e o contato com algumas experiências de Teatro Documental contribuíram para que o grupo começasse a revelar, a partir da frasqueira, a história política, econômica e cultural do estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, a dramaturgia, que parte de documentos históricos e audiovisuais, sugere uma estrutura em que o jogo cênico adquire momentos 
Alternativas
Q3228374 Artes Cênicas
Um aspecto fundamental na proposta encabeçada pelo Teatro de Arena e um importante recurso da dramaturgia e encenação brasileiras, o “Sistema Coringa” – técnica concebida pelo dramaturgo e encenador teatral Augusto Boal – foi experimentado na década de 1970 em diversos países latino-americanos. A partir desta perspectiva, entende-se que esse recurso surgiu como solução cênica para
Alternativas
Q3222141 Artes Cênicas
Segundo Rudolf Laban, educador, analista de movimento e autor do livro “Dança Educativa Moderna”, o ensino da dança precisaria desenvolver uma consciência precisa dos diferentes esforços do movimento humano:

A ideia básica na aprendizagem de uma nova dança é que as ações, em todo tipo de atividade humana e por conseguinte também na dança, consistem em sucessões de movimentos onde um esforço definido do sujeito acentua cada um deles.
A diferenciação de um esforço específico é possível porque cada ação consiste em uma combinação de elementos de esforço que provém das atitudes das pessoas que se movem seguindo os fatores de movimento.

Fonte: Laban, Rudolf. Dança Educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

De acordo com esse ponto de vista, os fatores de movimento humano aos quais Rudolf Laban se referiu são
Alternativas
Q3222139 Artes Cênicas
Isabel Marques (2007) afirma que o ensino da dança na escola vai além de reproduzir danças ou coreografar, é necessário assumir uma postura crítica em relação ao ensino da dança, perpassando por conteúdos amplos e complexos.
Avalie se a dança pode contribuir para o desenvolvimento da cidadania das seguintes formas:

I. Estudando as coreografias e temas históricos realizados nos balés do século XX.
II. Abordando as questões pertinentes a cada faixa etária, promovendo equilíbrio no corpo e nas relações com respeito consigo e pelo outro.
III. Ensaiando as danças e as temáticas veiculadas pelas redes sociais.

Está correto o que se apresenta em
Alternativas
Q3222135 Artes Cênicas
ATENÇÃO: use o texto abaixo para responder à questão.

A floresta está viva. Só vai morrer se os brancos insistirem em destruí-la. Se conseguirem, os rios vão desaparecer debaixo da terra, o chão vai se desfazer, as árvores vão murchar e as pedras vão rachar no calor. A terra ressecada ficará vazia e silenciosa. Os espíritos xapiri, que descem das montanhas para brincar na floresta em seus espelhos, fugirão para muito longe. Seus pais, os xamãs, não poderão mais chamá-los e fazê-los dançar para nos proteger. Não serão capazes de espantar as fumaças de epidemia que nos devoram. Não conseguirão mais conter os seres maléficos, que transformarão a floresta num caos. Então morreremos, um atrás do outro, tanto os brancos quanto nós. Todos os xamãs vão acabar morrendo. Quando não houver mais nenhum deles vivo para sustentar o céu, ele vai desabar.


Kopenawa, Davi & Albert, Bruce. A Queda do Céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Em seu livro A Queda do Céu, Davi Kopenawa cita espíritos chamados xapiri, que conferem força ao combate de doenças e ao bem-viver dos povos da floresta. Esses espíritos se manifestam através da dança.
Segundo a passagem do texto acima, sobre a importância da dança, é correto afirmar que
Alternativas
Q3222134 Artes Cênicas
Uma característica comum às linguagens de dança, artes visuais e cinema na corrente do Expressionismo nas artes é
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: C
5: B
6: C
7: A
8: A
9: A
10: A
11: A
12: A
13: A
14: A
15: A
16: A
17: B
18: B
19: D
20: C