Questões de Concurso
Sobre linguagem e encenação teatral em artes cênicas
Foram encontradas 232 questões
I. Consiste em manifestação artística que envolve a ação física.
II. Suas narrativas são construídas por meios exclusivamente verbais.
III. Normalmente, o teatro é desenvolvido de modo coletivo e colaborativo, embora também possa ser individual.
IV. É composto de elementos como as personagens, o espaço cênico, a ação e o público.
São corretas as afirmativas:
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/126442/q46.jpg)
Denise Stoklos é a idealizadora do Teatro Essencial, por ela definido como:
1. O Teatro Essencial é aquele que precisa apenas de um ator para existir. É o ator como a própria cena, capaz de transformar sua presença em múltiplas narrativas, sem dependência de adereços, cenários ou outros elementos externos.
2. O Teatro Essencial devolve ao ator o poder de ser autossuficiente, de criar mundos apenas com seu corpo, sua voz, seu pensamento e sua energia.
3. Eliminar o supérfluo é um gesto de liberdade. O Teatro Essencial abre mão de tudo o que não é indispensável, para que a mensagem chegue ao espectador de forma pura e direta.
Os trechos indicam aspectos próprios deste gênero teatral, respectivamente:
(__)O cenário deve ser realista para criar uma atmosfera verossímil para a peça.
(__)A função principal do cenário é fornecer um fundo para a ação dos atores.
(__)O cenário pode ser utilizado para simbolizar ideias abstratas ou conceitos complexos.
(__)A cor do cenário não influencia a percepção do público sobre a atmosfera da peça.
(__)A construção do cenário é uma tarefa exclusiva do cenógrafo, sem a participação de outros profissionais.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Acerca da linguagem artística do teatro, julgue o item a seguir.
No teatro, o corpo performático é o lócus da criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos, criação essa que deve se consolidar por meio da linguagem verbal e da ação física.
Acerca da linguagem artística do teatro, julgue o item a seguir.
O jogo teatral remete à função simbólica da arte porque permite a criação de meios de significação da realidade pela ótica do divertimento e da ludicidade.
Chinolope vendia jornais e engraxava sapatos em Havana. Para deixar de ser pobre, foi-se embora para Nova Iorque. Lá, alguém deu de presente a ele uma máquina de fotografia. Chinolope nunca tinha segurado uma câmara nas mãos, mas disseram a ele que era fácil: — Você olha por aqui e aperta ah. E ele começou a andar pelas ruas. Tinha andado pouco quando escutou tiros e se meteu num barbeiro e levantou a câmara e olhou por aqui e apertou ali. Na barbearia tinham baleado o gângster Joe Anastasia, que estava fazendo a barba, e aquela foi a primeira foto da vida profissional de Chinolope. Pagaram uma fortuna por ela. A foto era uma façanha. Chinolope tinha conseguido fotografar a morte. A morte estava ali: não no morto, nem no matador. A morte estava na cara do barbeiro que a viu.
Adaptado de Eduardo Galeano. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2002, p. 16- 17.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a relação entre tecnologia e produção de sentidos na arte para o autor citado.
Por meio do brincar, as habilidades e estratégias necessárias para o jogo são desenvolvidas. Engenhosidade e inventividade enfrentam todas as crises que o jogo apresenta, pois todos os participantes estão livres para atingir o objetivo do jogo à sua maneira. Desde que respeitem as regras, os jogadores podem ficar de ponta cabeça ou voar pelo espaço. De fato, toda forma extraordinária e inusitada de solucionar o problema do jogo é aplaudida pelos parceiros. (...) Poucas são as oportunidades oferecidas às crianças para interferir na realidade, de forma que possam encontrar a si mesmas. Seu mundo, controlado pelos adultos que lhes dizem o que fazer e quando fazer, oferece poucas oportunidades para agir ou aceitar responsabilidades comunitárias. (Spolin, Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor, 2017, p. 30)
Viola Spolin sugere que o processo de atuação no teatro deve ser baseado nos jogos teatrais e que, no contexto da sala de aula, eles contribuem para desenvolver habilidades dos alunos na comunicação, por meio do discurso, da escrita e das formas não verbais de expressão.
Isso considerado, é correto afirmar que os jogos teatrais:
Quando as perguntas de avaliação são baseadas no problema, nenhum jogador é ridicularizado, menosprezado ou manipulado, e a confiança nos parceiros de jogo cresce.
Fonte: SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula.
Tradução de Ingrid Dormein Koudela. São Paulo:
Perspectiva, 2008, p 37.
Considerando o texto acima e os três elementos essenciais dos jogos teatrais: Foco, Instrução e Avaliação, propostos por Viola Spolin pode-se afirmar que:
Numa apresentação teatral sobre “Vulcano, o Deus do Fogo” foram utilizadas luzes vermelhas monocromáticas para a realização da cena. Diante disso, foi verificado que as únicas cores observadas pelo público foram roupas nas cores vermelho e preto. Desta forma, pode-se constatar que: