Questões de Artes Cênicas - Linguagem e Encenação Teatral para Concurso

Foram encontradas 213 questões

Q3048177 Artes Cênicas
Sobre a linguagem da Arte, leia o trecho a seguir.

Chinolope vendia jornais e engraxava sapatos em Havana. Para deixar de ser pobre, foi-se embora para Nova Iorque. Lá, alguém deu de presente a ele uma máquina de fotografia. Chinolope nunca tinha segurado uma câmara nas mãos, mas disseram a ele que era fácil: — Você olha por aqui e aperta ah. E ele começou a andar pelas ruas. Tinha andado pouco quando escutou tiros e se meteu num barbeiro e levantou a câmara e olhou por aqui e apertou ali. Na barbearia tinham baleado o gângster Joe Anastasia, que estava fazendo a barba, e aquela foi a primeira foto da vida profissional de Chinolope. Pagaram uma fortuna por ela. A foto era uma façanha. Chinolope tinha conseguido fotografar a morte. A morte estava ali: não no morto, nem no matador. A morte estava na cara do barbeiro que a viu.

Adaptado de Eduardo Galeano. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2002, p. 16- 17.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a relação entre tecnologia e produção de sentidos na arte para o autor citado.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2024 - IF-SP - Professor EBTT - Artes |
Q3047574 Artes Cênicas

    Por meio do brincar, as habilidades e estratégias necessárias para o jogo são desenvolvidas. Engenhosidade e inventividade enfrentam todas as crises que o jogo apresenta, pois todos os participantes estão livres para atingir o objetivo do jogo à sua maneira. Desde que respeitem as regras, os jogadores podem ficar de ponta cabeça ou voar pelo espaço. De fato, toda forma extraordinária e inusitada de solucionar o problema do jogo é aplaudida pelos parceiros. (...) Poucas são as oportunidades oferecidas às crianças para interferir na realidade, de forma que possam encontrar a si mesmas. Seu mundo, controlado pelos adultos que lhes dizem o que fazer e quando fazer, oferece poucas oportunidades para agir ou aceitar responsabilidades comunitárias. (Spolin, Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor, 2017, p. 30) 

    Viola Spolin sugere que o processo de atuação no teatro deve ser baseado nos jogos teatrais e que, no contexto da sala de aula, eles contribuem para desenvolver habilidades dos alunos na comunicação, por meio do discurso, da escrita e das formas não verbais de expressão.


Isso considerado, é correto afirmar que os jogos teatrais:


Alternativas
Ano: 2024 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2024 - IF-SP - Professor EBTT - Artes |
Q3047554 Artes Cênicas

Quando as perguntas de avaliação são baseadas no problema, nenhum jogador é ridicularizado, menosprezado ou manipulado, e a confiança nos parceiros de jogo cresce.


Fonte: SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula.

Tradução de Ingrid Dormein Koudela. São Paulo:

Perspectiva, 2008, p 37.


Considerando o texto acima e os três elementos essenciais dos jogos teatrais: Foco, Instrução e Avaliação, propostos por Viola Spolin pode-se afirmar que:

Alternativas
Ano: 2024 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2024 - IF-SP - Professor EBTT - Artes |
Q3047552 Artes Cênicas

Numa apresentação teatral sobre “Vulcano, o Deus do Fogo” foram utilizadas luzes vermelhas monocromáticas para a realização da cena. Diante disso, foi verificado que as únicas cores observadas pelo público foram roupas nas cores vermelho e preto. Desta forma, pode-se constatar que:


Alternativas
Q3008573 Artes Cênicas
Com relação às características do Jogo Teatral e do Jogo Dramático, analise as afirmativas a seguir:
I. Peter Slade e Jean-Pierre Ryngaert são autores ligados à prática do jogo dramático. II. A noção de regra é muito importante no jogo teatral. III. No jogo teatral, a cena provém da tentativa de solucionar um problema de atuação, sintetizado pelo que Viola Spolin chamou de Foco.
Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: A
5: E