Questões de Concurso Sobre práticas pedagógicas em artes cênicas em artes cênicas

Foram encontradas 113 questões

Q3131655 Artes Cênicas
O teatro como arte possui diversas técnicas e métodos que visam construir a experiência cênica e proporcionar diferentes formas de expressão para atores e espectadores. Dentre os métodos criados para envolver o público e enriquecer a expressividade dos atores, algumas técnicas, como o Teatro do Oprimido de Augusto Boal e o Método Stanislavski, são amplamente conhecidas. Com base nas características das técnicas teatrais, qual das alternativas a seguir descreve corretamente o conceito de Teatro-Imagem, técnica desenvolvida por Boal?
Alternativas
Q3131652 Artes Cênicas
Em sua obra “Jogos teatrais na sala de aula, Um manual para o professor,” Viola Spolin, também educadora, deixa como arcabouço, diversos jogos teatrais que podem ser utilizados em sala de aula, além de um passo a passo para a criação de novos jogos. Um desses passos é a “instrução.” Segundo Viola, o que seria a instrução nos jogos teatrais?
Alternativas
Q3131651 Artes Cênicas
Viola Spolin, diretora de teatro, educadora e autora norte-americana, é considerada por muitos como a fundadora dos jogos teatrais. Ela foi responsável por sistematizar estes jogos e afirma que existem três essências nos jogos teatrais.
Assinale a opção que contenha essas três essências.
Alternativas
Q3131649 Artes Cênicas
As pedagogias teatrais são abordagens educacionais que utilizam o teatro como ferramenta para promover aprendizado, desenvolvimento pessoal e social. O aprendizado do texto e do jogo cênico realizado pelos atores como preparação para o espetáculo é denominado:
Alternativas
Q3131645 Artes Cênicas
Augusto Boal, dramaturgo brasileiro, fundador do “Teatro do Oprimido,” acreditava que os três instrumentos da arte (palavra, som, imagem), poderiam ser agentes de opressão, objetos de ação e de libertação.
Assinale a alternativa correta sobre uma atividade cênica tendo o Teatro do Oprimido, como estratégia, em sala de aula. 
Alternativas
Q3129693 Artes Cênicas

Acerca da linguagem artística do teatro, julgue o item a seguir.



A pedagogia teatral integrada a jogos e brincadeiras da cultura popular possibilita o desenvolvimento de habilidades e técnicas e a aquisição de uma série de conhecimentos e saberes, oportunizando ao aluno o aprendizado de valores culturais da sociedade na qual se insere. 

Alternativas
Q3117207 Artes Cênicas
Em relação às Artes Cênicas, no que se refere ao conceito de "jogo teatral" como prática pedagógica, qual das alternativas apresenta uma definição correta?
Alternativas
Q3048179 Artes Cênicas
A atividade da dança na escola pode desenvolver na criança a compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona. Assim, poderá usá-lo expressivamente com maior inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Secretaria de Educação Fundamental. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 67.

Da leitura do trecho decorre que um dos objetivos educacionais da dança é a 
Alternativas
Q3048176 Artes Cênicas
Quanto à unidade temática Teatro para o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), assinale a opção que indica corretamente o objeto de conhecimento correspondente a elemento de linguagem.
Alternativas
Q2582217 Artes Cênicas

O ensino do teatro nas escolas possibilita a aprendizagem afetiva, cognitiva e psicomotora através do processo de transferências entre o “eu” e o “outro”. Essa relação processo de transferência é favorecida quando trabalham os alunos através do:

Alternativas
Q2393400 Artes Cênicas
A peça didática proposta por Bertold Brecht dramaturgo, poeta e encenador alemão, objetiva
Alternativas
Q2379924 Artes Cênicas
 Caracterizam o conceito tradicional do teatro na educação, EXCETO: 
Alternativas
Q2264275 Artes Cênicas
O Teatro do Absurdo tem sua origem em alguns países da Europa; uma de suas principais características é se opor ao Realismo até então produzido nas encenações e dramaturgias do século XX. Dentre as inúmeras transformações e contribuições, há uma fortuna crítica de dramaturgos que produziram relevantes obras para tal estilo teatral. São considerados dramaturgos pertencentes ao movimento do Teatro do Absurdo, EXCETO: 
Alternativas
Q2264268 Artes Cênicas
Stanislavski (1863-1938) propõe ferramentas que possibilitam ao ator acessos à construção da personagem; para o teórico, o sistema deve ser visto como um processo de treinamento do ator, uma ferramenta de aprendizagem e não de forma cristalizada ou como um manual a ser seguido. As ferramentas do sistema Stanislavski, por meio dos “objetivos”, estimulam o trânsito entre aspectos conscientes e inconscientes do ator, possibilitando uma atuação mais orgânica e fluida. São consideradas algumas ferramentas deste método: 
Alternativas
Q2189019 Artes Cênicas
A representação cênica é uma forma de expressão artística que envolve uma combinação de elementos diferentes, como texto, corpo e espaço, a fim de criar uma experiência teatral completa. Sobre esse assunto, julgue as frases abaixo.
I.Todos o elementos formais da representação cênica precisam estar integrados e em harmonia para que a obra teatral seja efetiva. Um texto bem escrito pode ser prejudicado por uma interpretação corporal experimentada ou por uma cenografia mal executada. Da mesma forma, um espaço cênico bem construído pode não ser suficiente se o texto não for bem interpretado ou se a atuação dos atores for fraca.
II.O corpo é um elemento essencial na representação cênica. Através da linguagem corporal, os atores expressam emoções, sentimentos e ações dos personagens. A postura, os gestos e as expressões expressivas são formas de comunicação não verbal que complementam a interpretação do texto e ajudam a transmitir a mensagem da obra teatral.
III.O espaço é elemento importante na representação cênica. O espaço cênico pode ser o palco de um teatro ou qualquer outro ambiente que seja adequado para a apresentação da obra. A cenografia é responsável por criar o ambiente e os objetos que compõem a cena, e a iluminação é responsável por criar diferentes ambientes e atmosferas.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
Alternativas
Q2106379 Artes Cênicas
No ensino do teatro, existem diferentes objetos de conhecimento para cada conceito a ser trabalhado na linguagem teatral.
Nesse sentido, relacione as colunas abaixo:
Coluna 1 Conceitos 1. Ação dramática 2. Espaço da narrativa 3. Corpo, expressão e criação
Coluna 2 Objetos de conhecimento ( ) Improvisação Teatral, Técnicas de Interpretação, Composição de Ações. ( ) Repertório Corporal, Criação e vivência de Personagens / Papéis. ( ) Espaços Tradicionais, Espaços Alternativos, Possibilidades Criativas no Espaço.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 
Alternativas
Q2106377 Artes Cênicas
No ensino de teatro, o desenvolvimento da capacidade do estudante de identificar e comparar uma peça teatral observada com outras similares assistidas anteriormente, e reconhecer ideias e questões que foram interpretadas pela produção, é entendido como uma aprendizagem de:
Alternativas
Q2096005 Artes Cênicas
"Os jogos teatrais propostos por Viola Spolin são jogos de regras, ou seja, os jogadores têm objetivos claros a serem atingidos, as regras surgem como forma de auxiliar o aprendizado pela experiência, como um modo de colaborar para que o jogador seja capaz de perceber  a própria experiência, sem se perder dentro de um fazer pelo fazer." Fonte: Ramaldes, Karine. Os Jogos Teatrais de Viola Spolin - Uma pedagogia da experiência. Goiania: Kelps, 2017, p. 147.
Sobre os chamados jogos teatrais, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IF-PB Prova: IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor - Artes |
Q2005730 Artes Cênicas
Viola Spolin, autora americana, desenvolveu uma metodologia, cuja aprendizagem visa à representação teatral corporal consciente. Desse modo, estruturou uma série de jogos de regras que visam à organizar a atividade teatral em grupo. O jogo de regras estimula a imaginação criadora – jogo simbólico – combinado a uma prática construtora da forma estética.  A sentença refere-se ao conceito de 
Alternativas
Q1882623 Artes Cênicas
Acerca da comunicação por meio do Teatro, julgue as frases abaixo:

I.O trabalho com Teatro nas escolas auxilia apenas no aperfeiçoamento da linguagem verbal dos estudantes.
II.A prática do Teatro desperta a consciência corporal.
III.Até mesmo estudantes mais tímidos podem melhorar sua forma de comunicação com a prática do Teatro.

Está (ão) CORRETA (S) a (s) seguinte (s) proposição (ões): 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: E
5: E
6: C
7: A
8: B
9: C
10: C
11: A
12: D
13: D
14: D
15: D
16: B
17: E
18: B
19: C
20: A