Questões de Concurso Comentadas sobre artes cênicas

Foram encontradas 1.043 questões

Q3259146 Artes Cênicas
A apreensão da arte teatral é composta por etapas, não sendo feita diretamente através da encenação de uma peça. Esse processo deve passar por relaxamentos, passeios imaginários, jogos dramáticos, leituras, improvisações, mínimas até chegar na dramatização de fato. Dentro deste procedimento pedagógico, a importância da improvisação se dá através:
Alternativas
Q3259145 Artes Cênicas
“As ‘Matrizes Tradicionais do Forró’ são uma forma de expressão que envolve diversas modalidades artísticas, cujo núcleo é a performance social de um leque de tipos de música e dança. Desde seus primeiros registros conhecidos, no início do século XX, a palavra “forró” assumiu também o sentido de um tipo específico de música, cantada ou instrumental, para ouvir e para dançar.”

Fonte IPHAN. Disponível em <https://www.gov.br/iphan/ptbr/assuntos/noticias/aberto-o-prazo-para-manifestacao-popular-sobre-oregistro-das-matrizes-tradicionais-do-forro> Acesso em 09 de Fev. 2025

Faz parte da lista das diversas modalidades artísticas que envolve o forró:
Alternativas
Q3259132 Artes Cênicas
Como forma de democratizar o acesso ao palco, transformando o espectador em ator, Augusto Boal elabora um plano estruturado em quatro etapas, dentre elas está “O Teatro como discurso”. Uma das formas de atuação listada nesta etapa é o Teatro jornal, que consiste em:
Alternativas
Q3233842 Artes Cênicas
Técnica aplicada nas atividades de expressão dramática, em dois momentos: primeiro, um ou mais alunos criam uma cena a partir de um tema, situação, personagem etc.; segundo, eles próprios elaboram um roteiro da cena, a ensaiam e a apresentam aos espectadores.

Para Reverbel (1996), o excerto define 
Alternativas
Q3233841 Artes Cênicas
Segundo Koudela (2001), o sistema de Viola Spolin foi desenvolvido a partir de sua atuação na Young Actors Company, em Hollywood, em oficinas de trabalho para crianças entre sete e catorze anos, tendo como uma importante influência a obra de formação em teatro de 
Alternativas
Q3233840 Artes Cênicas
A primeira técnica aplicada, em 1970, foi o teatro-jornal: em meio à terrível opressão que sufocava o País, dramatizavam-se notícias jornalísticas, em meritório exercício de liberdade. Sintetizando as modalidades apresentadas posteriormente: Le flic dans la tête (O “tira” na cabeça), tomada de consciência dos bloqueios diante de uma situação; o teatro-foro, ensaio das alternativas que preparam uma ação na realidade; teatro invisível, fase posterior, penetração da ficção na realidade; e teatro-imagem, utilização da imagem como linguagem, servindo um pouco para tudo.
(Magaldi, 1985. Adaptado)

Trata-se de técnicas aplicadas no
Alternativas
Q3233838 Artes Cênicas
Suas peças oferecem alimento abundante para a transformadora capacidade da imaginação, da magia poética do Sonho de Uma Noite de Verão à loucura do Rei Lear na charneca tormentosa. Ele saltou por cima das regras clássicas pela força de seu gênio poético. Trouxe à vida períodos e lugares, ternura e rudeza na “arena” do teatro.
(Berthold, 2000. Adaptado)

O excerto descreve a obra de
Alternativas
Q3228413 Artes Cênicas
No documento da BNCC – ARTE, destinado ao ensino fundamental nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e nos anos finais (6º ao 9º ano), a unidade temática Teatro está relacionada aos objetos de conhecimentos, que são: contextos e práticas, elementos da linguagem e processos de criação, com suas respectivas habilidades. É habilidade destinada ao ensino fundamental nos anos finais (6º ao 9º ano) do objeto de conhecimento “contextos e práticas”:
Alternativas
Q3228412 Artes Cênicas
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96, é a legislação que estabelece e regula a estrutura do sistema educacional brasileiro, fundamentando-se nos princípios previstos na Constituição; objetivando a garantia e a qualidade da educação em todos os níveis. O componente Arte está presente nas afirmativas previstas em lei, para a educação básica brasileira. Nesse contexto, analise as assertivas abaixo.

I O prazo para que os sistemas de ensino implantem as mudanças da LDB, Lei nº 9.394/96, decorrentes da Lei nº 13.278/2016, incluindo a formação específica dos respectivos professores em número suficiente para atuar na educação básica, é de dez anos.
II O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório em todos os níveis do ensino fundamental, com o objetivo de promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
III O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
IV A Lei nº 13.278/2016, altera o § 2º da LDB, Lei nº 9.394/96, incluindo as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica.

Das assertivas, estão corretas:
Alternativas
Q3228411 Artes Cênicas
Sobre a atuação do professor de teatro nas escolas, espera-se que ele adote uma atitude propositiva, oferecendo experiências teatrais aos estudantes. Para isso, nomenclaturas que integram a prática artística e a ação docente têm sido amplamente difundidas pelos docentes de teatro que atuam na educação básica. Um termo bastante propagado é o de “professor-performer”, defendido pela professora Naira Ciotti (UFRN). Em torno da proposta de “professor-performer”,
Alternativas
Q3228410 Artes Cênicas
Na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), o componente curricular Arte é estruturado em torno de quatro linguagens – Artes Visuais, Dança, Música e Teatro – que são apresentadas como unidades temáticas. Cada uma dessas unidades, abrange Objetos de Conhecimento e Habilidades, articulados às Seis Dimensões do Conhecimento. Avalie as dimensões do conhecimento abaixo.

I CRIAÇÃO: trata do apreender o que está em jogo durante o fazer artístico, processo permeado por tomadas de decisão, entraves, desafios, conflitos, negociações e inquietações.

II CRÍTICA: articula ação e pensamento propositivos, envolvendo aspectos estéticos, políticos, históricos, filosóficos, sociais, econômicos e culturais.

III ESTESIA: nela, o corpo em sua totalidade (emoção, percepção, intuição, sensibilidade e intelecto) torna-se coadjuvante na experiência.

IV REFLEXÃO: É a atitude de perceber, analisar e interpretar as manifestações artísticas e culturais, na ação de leitor.


Das dimensões apresentadas, estão corretas:
Alternativas
Q3228409 Artes Cênicas
Segundo o documento da Base Nacional Comum Curricular (2018), no ensino fundamental, o componente curricular Arte está centrado nas linguagens Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Segundo o documento, a linguagem artística do Teatro 
Alternativas
Q3228408 Artes Cênicas
O diretor teatral Zé Celso Martinez Corrêa e seu trabalho no Teatro Oficina Uzyna Uzona tornaram-se conhecidos, inicialmente, por sua grande inovação na construção de um espaço cênico, com um palco no centro e duas laterais de arquibancadas destinadas para a plateia. Atualmente, as práticas do Teatro Oficina são conhecidas por uma construção dramatúrgica experimental e performática, com ênfase na corporeidade e na interação direta com a plateia. Sobre a contribuição das peças dirigidas e/ou montadas por Zé Celso no Teatro Oficina
Alternativas
Q3228407 Artes Cênicas
Ariano Suassuna, ao referir-se ao Movimento Armorial, afirma: A Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos "folhetos" do Romanceiro Popular do Nordeste (Literatura de Cordel), com a música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus “cantares”, e com a Xilogravura que ilustra suas capas, assim como com o espírito e a forma das Artes e espetáculos populares com esse mesmo Romanceiro relacionados (Suassuna, 1974, p.7 - O Movimento Armorial).
A produção teatral de Ariano Suassuna tem como características
Alternativas
Q3228406 Artes Cênicas
Ariano Suassuna, um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, idealizou o Movimento Armorial na cidade de Recife (PE), na década de 1970, visando valorizar a produção artística genuinamente brasileira, centrando-se nas raízes da cultura popular nordestina. Esse movimento abrangeu as diversas expressões das linguagens artísticas. Na linguagem do teatro, Ariano Suassuna, escreveu as dramaturgias: 
Alternativas
Q3228405 Artes Cênicas
Leia o seguinte trecho da peça didática “Aquele que diz sim, aquele que diz não” de Bertolt Brecht:

GRANDE CORO - O mais importante de tudo é aprender a estar de acordo. Muitos dizem sim, mas sem estar de acordo. Muitos não são consultados, e muitos estão de acordo com o erro. Por isso: o mais importante de tudo é aprender a estar de acordo.

O professor está no plano 1; a mãe e o menino, no plano 2.

O PROFESSOR - Eu sou o professor. Eu tenho uma escola na cidade e tenho um aluno cujo pai morreu. Ele só tem a mãe, que cuida dele. Agora, eu vou até a casa deles para me despedir, porque estou de partida para uma viagem às montanhas. É que surgiu uma epidemia entre nós, e na cidade, além das montanhas, moram alguns grandes médicos. [BRECHT, Bertolt. Teatro Completo 3. São Paulo: Paz e Terra, 2009.]

A partir da compreensão do texto dramatúrgico apresentado e a estética de Teatro Épico, consideramos
Alternativas
Q3228404 Artes Cênicas
Você irá propor experimentações de Teatro do Absurdo em sala de aula, baseando-se na estrutura das cenas, nas narrativas e na composição dos personagens, dentre os outros elementos da cena teatral absurda. Ao propor a construção de cenas, a partir de exercícios de improvisação, você constrói coletivamente com a turma de estudantes, uma cena que
Alternativas
Q3228403 Artes Cênicas
A prática dos Jogos Teatrais em sala de aula, com as proposições de Viola Spolin para a construção dos elementos centrais de uma cena, considera: Onde, Quem e O Quê, ao convocar a expressão corporal dos jogadores, na linguagem não-verbal, para comunicar tais elementos em cena. Nas experiências práticas de Jogos Teatrais, em sala de aula, uma construção cênica que considera Onde, Quem, O Quê, respectivamente, tem como elementos:
Alternativas
Q3228402 Artes Cênicas
O método dos Jogos Teatrais de Viola Spolin, com suas múltiplas dimensões e suas contribuições para o ensino e aprendizagem em Teatro, pode ser encontrado em uma das suas publicações, em formato de fichas, no livro Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin, que tem como objetivo auxiliar a prática do professor de teatro, em sala de aula. Os Jogos Teatrais podem ser praticados por
Alternativas
Q3228401 Artes Cênicas
A performance, sendo uma linguagem híbrida, tem sua nascente no movimento body art, que deslocava a compreensão de produto para processo e de obra para criador, tendo o corpo como suporte artístico. Avalie as assertivas a seguir, a respeito da linguagem da performance, compreendendo-a numa perspectiva das artes cênicas e por assim ser, teatral:

I A busca dentro do teatro que não levasse unicamente à representação, mas que tivesse uma maior aproximação com a vida.
II Ao escapar de rótulos e definições, a performance propõe que o atuante seja um ator.
III Na performance, o artista transforma-se em atuante, agindo como um performer, artista cênico, ao representar personagens de peças teatrais.
IV A performance rompe convenções, formas e estéticas, numa confrontação com o teatro, analisa e questiona a representação.

Das afirmativas, estão corretas
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: C
5: B
6: D
7: E
8: A
9: A
10: A
11: A
12: A
13: A
14: A
15: A
16: A
17: A
18: A
19: A
20: A