Como forma de democratizar o acesso ao palco, transformando...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3259132 Artes Cênicas
Como forma de democratizar o acesso ao palco, transformando o espectador em ator, Augusto Boal elabora um plano estruturado em quatro etapas, dentre elas está “O Teatro como discurso”. Uma das formas de atuação listada nesta etapa é o Teatro jornal, que consiste em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - utilizar técnicas que permitem transformar notícias de jornal ou qualquer outro material não dramático em cenas teatrais.

Explicação do tema central:

Esta questão aborda o conceito de Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal, com foco especialmente na técnica do Teatro Jornal. O Teatro do Oprimido é um conjunto de práticas teatrais que visam democratizar o acesso ao palco e transformar espectadores em participantes ativos do processo teatral.

Resumo teórico:

Teatro Jornal é uma das técnicas desenvolvidas por Augusto Boal dentro do Teatro do Oprimido. Esta técnica busca transformar conteúdos não dramáticos, como notícias de jornal, em cenas teatrais. A ideia é permitir uma análise crítica e coletiva das informações, promovendo um espaço de reflexão e discussão sobre temas de relevância social. O Teatro do Oprimido é amplamente utilizado como ferramenta educacional e de transformação social.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa B é a correta porque descreve precisamente o Teatro Jornal, uma prática que utiliza técnicas específicas para converter textos jornalísticos em encenações. Isso está alinhado com o objetivo de Augusto Boal de utilizar o teatro como meio de discurso crítico e participativo.

Análise das alternativas incorretas:

A - atuar em espaço público sem que as pessoas que ali se encontram tenham prévio conhecimento daquela apresentação: Esta descrição está mais alinhada com o conceito de Teatro Invisível, outra técnica do Teatro do Oprimido, onde as cenas são apresentadas sem aviso prévio para integrar a arte à vida cotidiana.

C - analisar, minuciosamente, os papéis sociais dos personagens após a narração e representação de um episódio, fictício ou não, pelo grupo: Esta descrição se aproxima do método chamado de Teatro Fórum, também dentro do Teatro do Oprimido, que promove debates e análises dos conflitos apresentados.

D - contar uma fábula com o objetivo de descobrir o que se esconde naquele mito, destacando as relações antes ocultas na narração original: Esta opção descreve técnicas de análise crítica narrativa, mas não corresponde especificamente a nenhuma das práticas de Boal.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo