O teatro se transformou grandemente no século XX, sobretudo...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019
Banca:
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão:
Prefeitura de Uberlândia - MG
Prova:
FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Analista Cultural - Teatro |
Q1108568
Artes Cênicas
O teatro se transformou grandemente no século XX,
sobretudo na Europa. Tais transformações se deram por
meio de experimentações em diversas áreas teatrais.
A liberdade de experimentar conduziu muitos autores
dramáticos e diretores teatrais e formou consideráveis
teatrólogos na época.
Nesse contexto, relacione a COLUNA I com a
COLUNA II, associando os nomes às suas práticas e
experiências nas artes cênicas.
COLUNA I 1. Antonin Artaud 2. Constantin Stanislávski 3. Jerzy Grotowski 4. Vsevolod Meyerhold
COLUNA II ( ) Cria o Teatro Laboratório, no qual realiza suas experiências cênicas que recusam todo e qualquer estetismo cênico, e intenta santificar o teatro em uma ideologia denominada como “teatro pobre”. ( ) Tem o desejo de levar ao teatro a violenta crueldade do mundo do sonho e do inconsciente e escreve o Teatro e seu Duplo, no qual reúne seus escritos sobre o teatro e acredita na potência do corpo como elemento cênico. ( ) Tem em suas práticas cênicas o desejo de alcançar um teatralidade pura. Intenta um teatro revolucionário que prima pela abstração dos movimentos e não pela reprodução do real. ( ) Fundador do Teatro de Arte de Moscou, foi ator, diretor e professor de arte dramática e elaborou um “sistema”, um método de formação para atores, que intenta explorar fenômenos físicos e psíquicos na atuação.
Assinale a sequência correta.
COLUNA I 1. Antonin Artaud 2. Constantin Stanislávski 3. Jerzy Grotowski 4. Vsevolod Meyerhold
COLUNA II ( ) Cria o Teatro Laboratório, no qual realiza suas experiências cênicas que recusam todo e qualquer estetismo cênico, e intenta santificar o teatro em uma ideologia denominada como “teatro pobre”. ( ) Tem o desejo de levar ao teatro a violenta crueldade do mundo do sonho e do inconsciente e escreve o Teatro e seu Duplo, no qual reúne seus escritos sobre o teatro e acredita na potência do corpo como elemento cênico. ( ) Tem em suas práticas cênicas o desejo de alcançar um teatralidade pura. Intenta um teatro revolucionário que prima pela abstração dos movimentos e não pela reprodução do real. ( ) Fundador do Teatro de Arte de Moscou, foi ator, diretor e professor de arte dramática e elaborou um “sistema”, um método de formação para atores, que intenta explorar fenômenos físicos e psíquicos na atuação.
Assinale a sequência correta.