Questões de Concurso Sobre estética e crítica das artes em artes plásticas

Foram encontradas 92 questões

Q2578969 Artes Plásticas

Assinale a alternativa que indica qual das seguintes manifestações artísticas é considerada uma linguagem visual que utiliza a luz como meio de expressão e pode ser encontrada em diversas formas, como instalações, projeções e performances:

Alternativas
Ano: 2023 Banca: IV - UFG Órgão: UFR Prova: CS-UFG - 2023 - UFR - Produtor Cultural |
Q2329390 Artes Plásticas
Entre os anos de 2016 e 2017, o CCBB realizou uma exposição dedicada a Piet Mondrian e o movimento De Stijl, grupo de artistas e arquitetos holandeses de vanguarda do qual o pintor fazia parte. Passando por cidades como Brasília e São Paulo, a exposição traçava a história artística de Mondrian ao mesmo tempo que apresentava a dimensão provocadora do De Stijl, cujos princípios fundamentais são: 
Alternativas
Q2318346 Artes Plásticas
A técnica da gravura feita por meio de uma matriz, que possui a imagem gravada e reproduz o desenho diversas vezes, era empregada pelos egípcios e chineses desde a antiguidade. Em relação à gravura, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2214713 Artes Plásticas

Julgue o próximo item, relativos à produção artística no Brasil. 


A produção de arte contemporânea no Brasil distancia-se da crítica social, por isso as obras de arte brasileiras da contemporaneidade não são provocativas, opinativas nem questionadoras.

Alternativas
Q2206358 Artes Plásticas
A integração das artes visuais na empresa urbanística, ou seja, na empresa da construção da cidade, ou da civilização, chama-se: 
Alternativas
Q2205012 Artes Plásticas
Imagem associada para resolução da questão

Banco em madeira do Povo Luba (República Democrática do Congo) e estatueta em madeira, tecido e contas do Povo Attie (Costa do Marfim) - Museu Afro Brasil (SP).
A representação da figura feminina na arte africana tradicional não está necessariamente associada à ideia da maternidade. É o caso do banco luba, em que a figura feminina esculpida potencializava a comunicação com o espírito de importantes dirigentes do passado, servindo como trono e receptáculo do espírito de um chefe. Já a estatueta feminina attie era utilizada por sacerdotes como interlocutora, pois sua função principal era dar acesso às mensagens provindas do mundo ancestral.
A respeito da representação da figura feminina nas obras citadas de arte africana tradicional, analise as afirmativas a seguir.
I. Ambas as figuras femininas representadas aparecem como símbolo de força e estão associadas ao exercício do poder.
II. O assento do banco é apoiado em uma figura feminina sem músculos aparentes, mas a sua força é evidenciada por ela sustentar o assento apenas com as pontas dos dedos.
III. A estatueta attie representa uma figura feminina com músculos inflados e uma postura imponente, além de um penteado elaborado, evidenciando sua importância na hierarquia social.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2205008 Artes Plásticas
“Belo” - junto com “gracioso”, “bonito” ou “sublime”, “maravilhoso”, “soberbo” e expressões similares - é um adjetivo que usamos frequentemente para indicar algo que nos agrada, em uma dada sociedade. Parece que, nesse sentido, aquilo que é belo é igual àquilo que é bom e, de fato, em diversas épocas históricas criou-se um pretenso laço entre o Belo e o Bom.
Adaptado de ECO, Umberto. História da Beleza. São Paulo: Record, 2004.
Com base no trecho, analise as afirmativas a seguir sobre a categoria estética de beleza proposta por Umberto Eco.
I. A definição de beleza não é unívoca, sendo sempre conotada culturalmente. II. A qualidade de ser belo é prerrogativa das coisas, das obras de arte em si mesmas. III. A beleza está associada à bondade e às virtudes morais e se manifesta em formas harmoniosas.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2203006 Artes Plásticas
A obra de Anna Bella Geiger, O pão nosso de cada dia, 1978, a artista apresenta um conceito em sua representação, mastigando, literalmente, o Brasil. Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que melhor define sua obra.
Alternativas
Q2187444 Artes Plásticas
Levando em conta a segurança e o cuidado com a saúde que um artesão que trabalha com cerâmica deve manifestar em seu ateliê, julgue as recomendações sugeridas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta:
( ) Ao manusear esmaltes que contenham substâncias tóxicas passíveis de serem absorvidas através da pele ou da respiração, use máscaras e luvas.
( ) Ao limpar o local de trabalho, não varra nem aspire o pó, mas use sempre um pano molhado para evitar a dispersão da sílica.
( ) Ao manusear objetos quentes, calce luvas apropriadas e mantenha distância segura do forno para evitar queimaduras.
( ) Ao trabalhar com fogo muito intenso, utilize óculos protetores com filtro infravermelho, aquele que é usado para solda.
Alternativas
Q2167143 Artes Plásticas
Pode-se definir o desenvolvimento da compreensão estética como saber:
Alternativas
Q2118601 Artes Plásticas
Nos estudos culturais encontram-se categorias e significados referentes à multiplicidade de práticas e demandas desta área.

Nesse contexto, a categoria que designa o cenário cultural contemporâneo caracterizado não mais por níveis ou compartimentos estanques e que se refere à maneira pela qual modos culturais ou partes desses modos se separam de seus contextos de origem e se recombinam com outros modos ou partes de modos de outra origem, configurando novas práticas no processo, é considerada:
Alternativas
Q2115570 Artes Plásticas
Sobre a educação estética, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2115388 Artes Plásticas
Em 1909, Les Demoiselles d’Avignon (1907) traçou os rumos não apenas do cubismo, mas de toda a arte moderna.  Imagem associada para resolução da questão


(Pablo Picasso. Les Demoiselles d’Avignon. 1907, óleo sobre tela, 243,9 x 233,7 cm. Conservada no MoMA, Nova Iorque, EUA.)
Em relação à imagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2115381 Artes Plásticas
“Principal responsável pela iniciação da escultura brasileira no movimento moderno internacional, desenvolvia uma escultura de intensa expressividade, não só pelas posturas e expressões inusitadas dos personagens, como o Cristo com trancinhas, exposto durante a Semana de Arte Moderna de 1922, mas também pelos jogos dramáticos de luz e sombra sobre os volumes, que, ao lado das formas simplificadas e estilizadas, evocam a Art Deco.” O excerto anterior se refere ao escultor ítalo-brasileiro: 
Alternativas
Q2113163 Artes Plásticas
Na história da estética ocidental, os assuntos que receberam atenção variaram desde objetos e fenômenos naturais, passando por estruturas construídas, objetos utilitários e ações humanas, até o que hoje é considerado o exercício das belas artes. No entanto, a partir do século XIX, o discurso estético voltou-se sobretudo para as artes plásticas. Os desafios a esse escopo bastante limitado da estética começaram durante a segunda metade do século XX com o interesse renovado pela natureza e pelo meio ambiente, seguido pela exploração das artes populares. A nova estética do cotidiano retoma, portanto, a trajetória originária de ampla abrangência dos interesses estéticos, ao incluir objetos, eventos e atividades que constituem o cotidiano das pessoas.
De acordo com o texto, 
Alternativas
Q2095999 Artes Plásticas
Sobre o Barroco e o Rococó, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1973524 Artes Plásticas
Sobre o conceito de Estética Relacional, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1957526 Artes Plásticas

    “A estética do cotidiano subentende, além dos objetos ou atividades presentes na vida comum, considerados como possuindo valor estético por aquela cultura, também e principalmente a subjetividade dos sujeitos que a compõe e cuja estética se organiza a partir de vida e de transformação.” (p. 20)

    “Trabalhar com a estética do cotidiano no ensino das artes visuais supõe ampliar o conceito da arte, de um sentido mais restrito e excludente, para um sentido mais amplo, de experiência estética. Somente dessa forma é possível combater os conceitos de arte oriundos da visão das artes visuais como ‘belas-artes’, ‘arte erudita’ ou ‘arte maior’, em contraposição à ideia de ‘artes menores’ ou ‘artes populares’.” (p. 24)

Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das

artes visuais (2009) – Ivone Richter


A autora, Richter, reflete sobre a área de Arte Visuais vinculada à estética do cotidiano como forma de impulsionar uma educação multicultural. Sobre essa temática considere as afirmativas.


I- O desenvolvimento de atividades que favoreçam a integração entre diferentes linguagens artísticas realizadas no ambiente escolar pelos professores de Arte possibilita uma educação multicultural.

II- O reconhecimento do valor estético de objetos e de manifestações culturais diferentes faz parte de uma apreciação da estética do cotidiano.

III- O ensino de Arte fundamenta-se na premissa de ampliar o conhecimento artístico dos alunos, possibilitando a apreciação estética de diferentes culturas para valorizar o seu contexto social.

IV- Ao ensinar Arte, o professor deverá adotar a perspectiva de uma educação multicultural promovendo experiências com os elementos da cultura popular.

V- O fazer artístico nas diferentes linguagens permite a experimentação estética, valorizando não apenas o produto, mas todo o processo de apreciação, execução e contextualização sociocultural propiciando, portanto, uma educação multicultural.


Assinale a alternativa que aponta as afirmativas verdadeiras.

Alternativas
Q1882299 Artes Plásticas

Observe a figura.


Imagem associada para resolução da questão


Gombrich (2013) avalia que as obras de Rafael, em sua aparente espontaneidade e simplicidade, são fruto de profunda reflexão, cuidadoso planejamento e imenso conhecimento artístico.

O período ao qual este artista pertence é caracterizado por

Alternativas
Q1851018 Artes Plásticas
    A cultura brasileira é formada a partir do compartilhamento cultural dos povos indígenas com os conquistadores europeus e os povos africanos trazidos à força. O traço da raiz africana na cultura nacional é marcante, sendo observado nas festas populares, na culinária, na religião, na música e em outros segmentos; entretanto, a influência nas artes visuais e plásticas é menos evidente.
Considerando a participação africana e afro-brasileira nas artes visuais, julgue o item que se segue.
O campo dos estudos acerca do negro no Brasil oferece uma salutar quantidade de referências vinculadas às artes plásticas.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: E
5: C
6: E
7: A
8: E
9: B
10: C
11: A
12: A
13: B
14: C
15: D
16: D
17: B
18: A
19: D
20: E