“A estética do cotidiano subentende, além dos objetos ou...
“A estética do cotidiano subentende, além dos objetos ou atividades presentes na vida comum, considerados como possuindo valor estético por aquela cultura, também e principalmente a subjetividade dos sujeitos que a compõe e cuja estética se organiza a partir de vida e de transformação.” (p. 20)
“Trabalhar com a estética do cotidiano no ensino das
artes visuais supõe ampliar o conceito da arte, de um sentido
mais restrito e excludente, para um sentido mais amplo, de
experiência estética. Somente dessa forma é possível combater
os conceitos de arte oriundos da visão das artes visuais como
‘belas-artes’, ‘arte erudita’ ou ‘arte maior’, em contraposição à
ideia de ‘artes menores’ ou ‘artes populares’.” (p. 24)
Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das
artes visuais (2009) – Ivone Richter
A autora, Richter, reflete sobre a área de Arte Visuais vinculada à estética do cotidiano como forma de impulsionar uma educação multicultural. Sobre essa temática considere as afirmativas.
I- O desenvolvimento de atividades que favoreçam a integração entre diferentes linguagens artísticas realizadas no ambiente escolar pelos professores de Arte possibilita uma educação multicultural.
II- O reconhecimento do valor estético de objetos e de manifestações culturais diferentes faz parte de uma apreciação da estética do cotidiano.
III- O ensino de Arte fundamenta-se na premissa de ampliar o conhecimento artístico dos alunos, possibilitando a apreciação estética de diferentes culturas para valorizar o seu contexto social.
IV- Ao ensinar Arte, o professor deverá adotar a perspectiva de uma educação multicultural promovendo experiências com os elementos da cultura popular.
V- O fazer artístico nas diferentes linguagens permite a experimentação estética, valorizando não apenas o produto, mas todo o processo de apreciação, execução e contextualização sociocultural propiciando, portanto, uma educação multicultural.
Assinale a alternativa que aponta as afirmativas verdadeiras.