Questões de Concurso Comentadas sobre estética e crítica das artes em artes plásticas

Foram encontradas 74 questões

Q3178207 Artes Plásticas
A forma de produção que envolve a criação de produtos ou objetos de forma manual, com matéria-prima simples e, na maioria das vezes, natural, é conhecida como:
Alternativas
Q2578969 Artes Plásticas

Assinale a alternativa que indica qual das seguintes manifestações artísticas é considerada uma linguagem visual que utiliza a luz como meio de expressão e pode ser encontrada em diversas formas, como instalações, projeções e performances:

Alternativas
Ano: 2023 Banca: IV - UFG Órgão: UFR Prova: CS-UFG - 2023 - UFR - Produtor Cultural |
Q2329390 Artes Plásticas
Entre os anos de 2016 e 2017, o CCBB realizou uma exposição dedicada a Piet Mondrian e o movimento De Stijl, grupo de artistas e arquitetos holandeses de vanguarda do qual o pintor fazia parte. Passando por cidades como Brasília e São Paulo, a exposição traçava a história artística de Mondrian ao mesmo tempo que apresentava a dimensão provocadora do De Stijl, cujos princípios fundamentais são: 
Alternativas
Q2318346 Artes Plásticas
A técnica da gravura feita por meio de uma matriz, que possui a imagem gravada e reproduz o desenho diversas vezes, era empregada pelos egípcios e chineses desde a antiguidade. Em relação à gravura, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2214713 Artes Plásticas

Julgue o próximo item, relativos à produção artística no Brasil. 


A produção de arte contemporânea no Brasil distancia-se da crítica social, por isso as obras de arte brasileiras da contemporaneidade não são provocativas, opinativas nem questionadoras.

Alternativas
Q2206358 Artes Plásticas
A integração das artes visuais na empresa urbanística, ou seja, na empresa da construção da cidade, ou da civilização, chama-se: 
Alternativas
Q2205008 Artes Plásticas
“Belo” - junto com “gracioso”, “bonito” ou “sublime”, “maravilhoso”, “soberbo” e expressões similares - é um adjetivo que usamos frequentemente para indicar algo que nos agrada, em uma dada sociedade. Parece que, nesse sentido, aquilo que é belo é igual àquilo que é bom e, de fato, em diversas épocas históricas criou-se um pretenso laço entre o Belo e o Bom.
Adaptado de ECO, Umberto. História da Beleza. São Paulo: Record, 2004.
Com base no trecho, analise as afirmativas a seguir sobre a categoria estética de beleza proposta por Umberto Eco.
I. A definição de beleza não é unívoca, sendo sempre conotada culturalmente. II. A qualidade de ser belo é prerrogativa das coisas, das obras de arte em si mesmas. III. A beleza está associada à bondade e às virtudes morais e se manifesta em formas harmoniosas.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2187444 Artes Plásticas
Levando em conta a segurança e o cuidado com a saúde que um artesão que trabalha com cerâmica deve manifestar em seu ateliê, julgue as recomendações sugeridas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta:
( ) Ao manusear esmaltes que contenham substâncias tóxicas passíveis de serem absorvidas através da pele ou da respiração, use máscaras e luvas.
( ) Ao limpar o local de trabalho, não varra nem aspire o pó, mas use sempre um pano molhado para evitar a dispersão da sílica.
( ) Ao manusear objetos quentes, calce luvas apropriadas e mantenha distância segura do forno para evitar queimaduras.
( ) Ao trabalhar com fogo muito intenso, utilize óculos protetores com filtro infravermelho, aquele que é usado para solda.
Alternativas
Q2118601 Artes Plásticas
Nos estudos culturais encontram-se categorias e significados referentes à multiplicidade de práticas e demandas desta área.

Nesse contexto, a categoria que designa o cenário cultural contemporâneo caracterizado não mais por níveis ou compartimentos estanques e que se refere à maneira pela qual modos culturais ou partes desses modos se separam de seus contextos de origem e se recombinam com outros modos ou partes de modos de outra origem, configurando novas práticas no processo, é considerada:
Alternativas
Q2115570 Artes Plásticas
Sobre a educação estética, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2115381 Artes Plásticas
“Principal responsável pela iniciação da escultura brasileira no movimento moderno internacional, desenvolvia uma escultura de intensa expressividade, não só pelas posturas e expressões inusitadas dos personagens, como o Cristo com trancinhas, exposto durante a Semana de Arte Moderna de 1922, mas também pelos jogos dramáticos de luz e sombra sobre os volumes, que, ao lado das formas simplificadas e estilizadas, evocam a Art Deco.” O excerto anterior se refere ao escultor ítalo-brasileiro: 
Alternativas
Q2113163 Artes Plásticas
Na história da estética ocidental, os assuntos que receberam atenção variaram desde objetos e fenômenos naturais, passando por estruturas construídas, objetos utilitários e ações humanas, até o que hoje é considerado o exercício das belas artes. No entanto, a partir do século XIX, o discurso estético voltou-se sobretudo para as artes plásticas. Os desafios a esse escopo bastante limitado da estética começaram durante a segunda metade do século XX com o interesse renovado pela natureza e pelo meio ambiente, seguido pela exploração das artes populares. A nova estética do cotidiano retoma, portanto, a trajetória originária de ampla abrangência dos interesses estéticos, ao incluir objetos, eventos e atividades que constituem o cotidiano das pessoas.
De acordo com o texto, 
Alternativas
Q2095999 Artes Plásticas
Sobre o Barroco e o Rococó, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1973524 Artes Plásticas
Sobre o conceito de Estética Relacional, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1957526 Artes Plásticas

    “A estética do cotidiano subentende, além dos objetos ou atividades presentes na vida comum, considerados como possuindo valor estético por aquela cultura, também e principalmente a subjetividade dos sujeitos que a compõe e cuja estética se organiza a partir de vida e de transformação.” (p. 20)

    “Trabalhar com a estética do cotidiano no ensino das artes visuais supõe ampliar o conceito da arte, de um sentido mais restrito e excludente, para um sentido mais amplo, de experiência estética. Somente dessa forma é possível combater os conceitos de arte oriundos da visão das artes visuais como ‘belas-artes’, ‘arte erudita’ ou ‘arte maior’, em contraposição à ideia de ‘artes menores’ ou ‘artes populares’.” (p. 24)

Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das

artes visuais (2009) – Ivone Richter


A autora, Richter, reflete sobre a área de Arte Visuais vinculada à estética do cotidiano como forma de impulsionar uma educação multicultural. Sobre essa temática considere as afirmativas.


I- O desenvolvimento de atividades que favoreçam a integração entre diferentes linguagens artísticas realizadas no ambiente escolar pelos professores de Arte possibilita uma educação multicultural.

II- O reconhecimento do valor estético de objetos e de manifestações culturais diferentes faz parte de uma apreciação da estética do cotidiano.

III- O ensino de Arte fundamenta-se na premissa de ampliar o conhecimento artístico dos alunos, possibilitando a apreciação estética de diferentes culturas para valorizar o seu contexto social.

IV- Ao ensinar Arte, o professor deverá adotar a perspectiva de uma educação multicultural promovendo experiências com os elementos da cultura popular.

V- O fazer artístico nas diferentes linguagens permite a experimentação estética, valorizando não apenas o produto, mas todo o processo de apreciação, execução e contextualização sociocultural propiciando, portanto, uma educação multicultural.


Assinale a alternativa que aponta as afirmativas verdadeiras.

Alternativas
Q1851018 Artes Plásticas
    A cultura brasileira é formada a partir do compartilhamento cultural dos povos indígenas com os conquistadores europeus e os povos africanos trazidos à força. O traço da raiz africana na cultura nacional é marcante, sendo observado nas festas populares, na culinária, na religião, na música e em outros segmentos; entretanto, a influência nas artes visuais e plásticas é menos evidente.
Considerando a participação africana e afro-brasileira nas artes visuais, julgue o item que se segue.
O campo dos estudos acerca do negro no Brasil oferece uma salutar quantidade de referências vinculadas às artes plásticas.
Alternativas
Q1840953 Artes Plásticas
São José completou seus 271 anos neste ano, tendo em sua programação de aniversário a exposição fotográfica “Projeto Mulheres Josefenses e suas Múltiplas Belezas”, no Shopping Itaguaçu. Contemplada na Lei Aldir Blanc, SJ, a fotógrafa Carol Zimmerman teve oportunidade de colocar em prática seu projeto, registrando mulheres:
Alternativas
Q1826149 Artes Plásticas
Nas produções de Adriana Varejão, os materiais estão ligados simbolicamente à história cultural brasileira. Na década de 1990, o desenho toma maior importância, dialogando com a iconografia colonial e, por vezes, estabelecendo uma relação narrativa. Em Proposta para uma Catequese - Parte I Díptico: Morte e Esquartejamento (1993), cenas de antropofagia retiradas de gravuras do século XVI incorporam a visualidade da azulejaria portuguesa.
Outras características de seus trabalhos são:
I- A superfície azulejada, simulada por meio da pintura a óleo sobre tela, revela um interior visceral em pequenas incisões. II - Pedaços das imagens são extraídos e expostos sobre pratos fixados à parede ao redor das telas cortadas. III - Pinturas de fragmentos de ornamentos, produzem um aspecto vertiginoso pelo excesso de curvas em diferentes direções, que se agigantam no espaço sem chegar a uma completude. IV - Expõe a violência nos processos de assimilação cultural
Alternativas
Q1810352 Artes Plásticas
O principal propósito da educação estética de crianças e adolescentes é:
Alternativas
Q1384427 Artes Plásticas
A formação estética é uma das finalidades do ensino de arte, pois desenvolve a percepção favorecendo a criatividade e autonomia na produção e fruição artística. A partir dessa afirmação, assinale a alternativa que não corresponde às premissas para uma educação estética.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: A
5: E
6: C
7: A
8: B
9: A
10: A
11: C
12: D
13: D
14: B
15: A
16: E
17: A
18: C
19: B
20: C