Questões de Concurso
Sobre história, estética e crítica das artes visuais em artes visuais
Foram encontradas 476 questões
Considere a fotografia abaixo:
https://www.marcelobonavides.com/2020/06/relembrando -mazzaropi-39-anos-de-saudade.html
A cinematografia de Amácio Mazzaropi se consolidou como um marco do cinema popular brasileiro, especialmente pela caracterização da figura do "caipira". No entanto, a obra de Mazzaropi vai além da mera representação caricatural do homem do campo. Com base nessa visão, qual das seguintes afirmações melhor reflete o papel da figura do "caipira" na construção narrativa dos filmes de Mazzaropi?
[…] diz respeito, dentre outros aspectos, à compreensão sensível-cognitiva do objeto artístico inserido em um determinado tempo espaço sociocultural. Ela pode dar-se inclusive frente aos fenômenos naturais e ao meio ambiente desde que tenham sido mobilizados valores sensíveis […].
(FUSARI e FERRAZ, 2001, p. 56.)
O texto anterior refere-se à(ao):
Observe as imagens a seguir.
Assinale a opção que identifica corretamente os movimentos
artísticos a que pertencem as obras, segundo a ordem
apresentada.
Com base na imagem e em seus conhecimentos sobre o movimento impressionista, analise as afirmativas a seguir.
I. A artista capta os efeitos momentâneos da luz na cena em que a jovem afasta a cortina numa varanda ensolarada, usa pinceladas curtas para destacar o movimento do vestido e da cortina, permitindo que o espectador reconheça a sensação atmosférica de um dia de verão.
II. A luz solar é projetada sobre os cabelos da jovem e suas costas, o que enfatiza a transparência da cortina e reforça a percepção subjetiva da realidade, a impressão visual de um momento específico de um dia de verão
III. A composição visual da obra é caracterizada pela simetria das linhas, simples e límpidas, e pelos traços somáticos equilibrados e idealizados, com referência explícita à pintura clássica de jardins e paisagens inglesas.
Está correto o que se afirma em
As afirmativas a seguir descrevem corretamente aspectos dessa “descoberta”, à exceção de uma. Assinale-a.
A respeito da representação dos nativos brasileiros por Debret, analise as afirmativas a seguir.
I. A gramática visual é construída sobre um binarismo: enquanto o indígena “selvagem” é ambientado na natureza indômita e deforma o próprio corpo (botoques dos botocudos), o índio “civilizado” convive com uma natureza disciplinada pela intervenção humana, que abre estradas, percorre rios e constrói aldeias.
II. Os nativos brasileiros são diferenciados e hierarquizados com base na adoção de hábitos europeus, de modo que os índios bravos são apresentados trajando vestes e usando utensílios próprios da cultura europeia, como sinais distintivos de sua progressiva aculturação.
III. A tipologia dos indígenas destaca os sinais das interações étnicas, sociais e culturais entre os ameríndios e os demais grupos com os quais eles interagiam configurando sociedades multiétnicas, na América colonial e pós-colonial.
Está correto o que se afirma em
• É a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima. • Como elemento conceitual, indica posição. • É considerado um elemento de origem. • Pode representar o início e o fim de uma linha e está onde duas linhas se cruzam.
As características acima definem o(a):
( ) Deve-se incluir documentos artísticos produzidos culturalmente. ( ) É importante apoiar-se em informações complementares elaboradas pelo próprio professor, pela mídia ou de publicações especializadas. ( ) As atividades desenvolvidas devem partir, prioritariamente, do livro didático. ( ) O uso de materiais e instrumentos para produções artísticas favorece a educação em arte.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Jaider Esbell. 2. Rosana Paulino. 3. Elke Hering. 4. Lela Martorano.
Coluna 2
( ) Bastidores (1997). ( ) Série Extravios (2019). ( ) Lesma Amarela (1973). ( ) “Mereme” – A origem do arco-íris e seus mistérios (2021).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.