Questões de Concurso
Sobre projetos em artes visuais em artes visuais
Foram encontradas 46 questões
“Uma identidade visual fácil de lembrar e imediatamente reconhecível viabiliza a conscientização e o reconhecimento da marca. A identidade visual engatilha a percepção e desencadeia associações a respeito da marca. A visão, mais do que qualquer outro sentido, proporciona informações sobre o mundo que nos rodeia.”
Sobre esse tema é correto afirmar, exceto:
Croqui ou esboço:
I - Um desenho rápido, normalmente feito à mão sem a ajuda de demais instrumentos que não propriamente os de traçado e o papel;
II - Feito com a intenção de discutir determinadas ideias gráficas ou de simplesmente registrá-las;
III - Normalmente são os primeiros desenhos feitos dentro de um processo para se chegar a uma pintura ou ilustração mais detalhada.
Sobre os itens acima podemos afirmar que:
André Lemos. Cibercultura, alguns pontos para compreender a nossa época. In: André Lemos e Paulo Cunha (org.). Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003, p. 11-23 (com adaptações).
Tendo o texto precedente como referência, é correto afirmar que os artistas que produzem com as novas tecnologias
Associe os objetivos do projeto de arte comunitária a seguir aos papéis sociais da arte.
1. Renovação estética e funcional de espaços negligenciados.
2. Estabelecimento de ambientes colaborativos para trocas culturais entre habitantes.
3. Registro e celebração dos legados e memórias da região.
4. Disseminação de técnicas de expressão visual por meio de treinamentos.
( ) Educação por meio da transmissão de saberes e habilidades.
( ) Restauração e reconfiguração de ambientes por intermédio de iniciativas artísticas.
( ) Fortalecimento da identidade comunitária e valorização da herança local.
( ) Promoção da interação social e fortalecimento dos laços comunitários.
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
(ROSENFELD, 1993, p. 115.)
É possível considerar que o movimento artístico que suscitou características nas encenações de Tchekhov refere-se ao:
(_) A criação artística desvela em imagens — sonoras, visuais, cênicas — o nosso modo singular de captar e poetizar a realidade. Cada um de nós, combinando percepção, imaginação, repertório cultural e histórico, lê o mundo e o apresenta à sua maneira, sob o seu ponto de vista, por meio de formas, cores, sons, movimentos, ritmos, cenários.
(_) A criação artística não apresenta imagens sonoras, visuais, cênicas — o nosso modo singular de captar e poetizar a realidade acontece apenas por meio de leituras, reflexões e diálogos.
(_) A criação artística acontece em cada um de nós, não precisando ter percepção, imaginação, repertório cultural e histórico. Portanto, é ler o mundo e apresentar à sua maneira, não observando as formas, as cores, os sons, os movimentos, os ritmos, os cenários.
1. Plano de divulgação. 2. Assessoria de impressa. 3. Materiais de divulgação.
( ) Prevê ações de mídia necessárias para a promoção do produto gerado pelo projeto. ( ) Cartaz, folder, banner, convite, anúncio de jornal, anúncio de revista etc. ( ) Constrói estratégias de comunicação e divulgação do projeto cultural. Envia material de divulgação aos meios de comunicação.
A sequência está correta em
( ) Elaboração: é a etapa inicial do projeto e envolve conceituação e planejamento.
( ) Execução: também conhecida como produção. É a etapa de operacionalização e possíveis ajustes no andamento do projeto.
( ) Prestação de contas: etapa em que são elaborados os relatórios com base no andamento do projeto.
( ) Encerramento: etapa em que se comprova a realização do produto cultural que foi proposto, assim como o que estava previsto no orçamento.
A sequência está correta em
Um professor de Arte da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza planejou atividades a serem desenvolvidas pelos seus alunos. Seguiu orientações fundamentadas na Metodologia Triangular para o Ensino de Arte e direcionou os alunos para pesquisarem sobre os povos indígenas da Amazônia. Em outro momento, os alunos apresentaram suas pesquisas realizadas e debateram sobre o contexto sócio-histórico vivido pelos povos indígenas da Amazônia. A seguir, utilizando data-show, o professor apresentou fotos da exposição “As Imagens da Amazônia” de Sebastião Salgado. Assim, puderam apreciar a obra do fotógrafo ao observar as nuances dos tons de cores preto e branco e os enquadramentos das fotos. Para concluir, o professor pediu que os alunos escrevessem uma poesia demonstrando e expressando os seus sentimentos gerados a partir das fotografias.
Diante do planejamento das atividades com a Metodologia utilizada podemos sequenciar as ações realizadas pelo professor como: