Questões de Concurso Sobre artes visuais
Foram encontradas 2.589 questões
Considere a fotografia abaixo:
https://www.marcelobonavides.com/2020/06/relembrando -mazzaropi-39-anos-de-saudade.html
A cinematografia de Amácio Mazzaropi se consolidou como um marco do cinema popular brasileiro, especialmente pela caracterização da figura do "caipira". No entanto, a obra de Mazzaropi vai além da mera representação caricatural do homem do campo. Com base nessa visão, qual das seguintes afirmações melhor reflete o papel da figura do "caipira" na construção narrativa dos filmes de Mazzaropi?
[…] diz respeito, dentre outros aspectos, à compreensão sensível-cognitiva do objeto artístico inserido em um determinado tempo espaço sociocultural. Ela pode dar-se inclusive frente aos fenômenos naturais e ao meio ambiente desde que tenham sido mobilizados valores sensíveis […].
(FUSARI e FERRAZ, 2001, p. 56.)
O texto anterior refere-se à(ao):
Observe a imagem:
Ela se refere ao único frame colorido que resistiu ao tempo, de uma obra chamada Le voyage dans la lune, do francês Georges Méliès.
De acordo com seus conhecimentos, a qual das sete artes pertence essa imagem?
(Disponível em: http://www.referencialcurriculardoparana.pr.gov.br/ modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=11.)
Sobre o ensino das Artes Visuais – Elementos da linguagem nos Anos Iniciais, de acordo com o Referencial Curricular do Paraná (2019), assinale a afirmativa correta quanto aos objetivos de aprendizagem.
Observe as imagens a seguir.
Assinale a opção que identifica corretamente os movimentos
artísticos a que pertencem as obras, segundo a ordem
apresentada.
Com base na imagem e em seus conhecimentos sobre o movimento impressionista, analise as afirmativas a seguir.
I. A artista capta os efeitos momentâneos da luz na cena em que a jovem afasta a cortina numa varanda ensolarada, usa pinceladas curtas para destacar o movimento do vestido e da cortina, permitindo que o espectador reconheça a sensação atmosférica de um dia de verão.
II. A luz solar é projetada sobre os cabelos da jovem e suas costas, o que enfatiza a transparência da cortina e reforça a percepção subjetiva da realidade, a impressão visual de um momento específico de um dia de verão
III. A composição visual da obra é caracterizada pela simetria das linhas, simples e límpidas, e pelos traços somáticos equilibrados e idealizados, com referência explícita à pintura clássica de jardins e paisagens inglesas.
Está correto o que se afirma em
A imagem, apresentada na horizontal, foi originalmente fotografada na vertical e mostra uma mulher sentada de costas para o espectador sobre um tecido branco. Ela abraça as pernas curvando-se para frente e, em suas costas, lê-se a inscrição “todo corpo tem fim”.
Com base na imagem e no texto descritivo, assinale a opção que indica corretamente o gênero de fotografia de nu que a obra exemplifica.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente aspectos dessa “descoberta”, à exceção de uma. Assinale-a.
A respeito da representação dos nativos brasileiros por Debret, analise as afirmativas a seguir.
I. A gramática visual é construída sobre um binarismo: enquanto o indígena “selvagem” é ambientado na natureza indômita e deforma o próprio corpo (botoques dos botocudos), o índio “civilizado” convive com uma natureza disciplinada pela intervenção humana, que abre estradas, percorre rios e constrói aldeias.
II. Os nativos brasileiros são diferenciados e hierarquizados com base na adoção de hábitos europeus, de modo que os índios bravos são apresentados trajando vestes e usando utensílios próprios da cultura europeia, como sinais distintivos de sua progressiva aculturação.
III. A tipologia dos indígenas destaca os sinais das interações étnicas, sociais e culturais entre os ameríndios e os demais grupos com os quais eles interagiam configurando sociedades multiétnicas, na América colonial e pós-colonial.
Está correto o que se afirma em