Questões de Concurso
Sobre técnicas e materiais pictóricos e escultóricos em educação artística
Foram encontradas 106 questões
A primeira técnica, _____, consiste em fazer uma bola de argila menor do que a palma da mão e, com o uso do polegar, fazer um buraco no centro, deixando uma quantidade de argila no fundo. Depois o modelador pressiona o material, subindo e descendo com os dedos, dando forma ao objeto. A segunda técnica, _____, consiste em espalhar uma quantidade de argila sobre uma superfície plana e compactá-la com o uso das mãos e de réguas de madeira. Após a compactação, se utiliza um rolo para abrir a massa e criar superfícies planas com a espessura desejada.
Adaptado de https://www.ufrgs.br/napead/projetos/glossario-tecnicasartisticas/manual.php
As técnicas de modelagem que preenchem corretamente as duas lacunas são, respectivamente,
1. Composição
2. Tempo de exposição
3. Efeitos especiais
( ) Estroboscopia e esfumação.
( ) Trucagens e fotomontagem.
( ) Instantâneo e pose.
( ) Natureza morta, paisagem e retrato.
A sequência correta, na ordem dada, é

(Museu Picasso, Paris)
Na obra cubista de Picasso,
1. Ponta seca
2. Água-forte
3. Água-tinta
( ) Técnica em que o instrumento usado é um estilete de aço temperado, com cuja extremidade é “rasgada” a superfície da placa, deixando uma fina rebarba de metal nas bordas do sulco gravado, o que cria uma linha impressa aveludada.
( ) Método pelo qual desenha-se com um instrumento pontudo sobre uma placa de cobre ou de zinco recoberta com uma camada uniforme de verniz; em seguida, a placa é imersa no ácido, gerando a corrosão das partes expostas do metal e produzindo o sulco da imagem.
( ) Gênero de calcografia no qual a placa utilizada pelo gravador é pulverizada com algum tipo de resina pura ou misturada a grãos de açúcar, sal ou areia e depois a placa é aquecida para que a mistura adira e proteja o metal do banho no ácido.
A sequência correta, na ordem dada, é

A respeito da técnica de modelagem para a “fusão em cera perdida”, ordene as etapas listadas a seguir, da primeira à última.
1. Fazer a pátina.
2. Soldar as partes fundidas.
3. Derramar o bronze em estado líquido.
4. Modelar a figura em argila e fazer um molde de silicone e gesso.
5. Fazer uma cópia em cera da escultura, cobrir essa peça com uma casca cerâmica, derreter a cera.
A sequência das etapas, na ordem dada, é
É o processo de escultura pelo qual de um bloco de material - mármore, granito, calcário, madeira, marfim, âmbar - se retira o que excede a figura, utilizando ferramentas próprias, sendo amplamente empregado para esculpir estátuas, relevos e ornamentos arquitetônicos.
O trecho descreve o procedimento denominado

Com base na imagem, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente a relação figura-fundo na teoria da Gestalt.

Athos Bulcão. Muro vazado em argamassa armada do Sarah Lago Norte (edifício principal, fachada oeste), Brasília, DF, 1998.
As afirmativas a seguir sobre o objeto artístico “muro vazado” proposto por Athos Bulcão caracterizam corretamente a relação entre arte e arquitetura nos edifícios da Rede Sarah, à exceção de uma. Assinale-a.

É uma técnica de gravura simples usada para aplicação de um desenho, símbolo ou qualquer outra forma ou imagem figurativa ou abstrata. Através do corte em papel ou acetato, é elaborado um molde vazado por onde passará a tinta e preencherá as partes escuras do desenho. É por meio do contraste das cores preto e branco (negativo/positivo, cheio/vazio) que se prepara o molde e então o desenho final.
A imagem e o texto descrevem a técnica de reprodução de imagens denominada
A aplicação de pequenos pontos de cores puras sobre a superfície visa promover uma experiência visual no observador, criando imagens que, ao serem vistas de longe, produzem a percepção de formas, volumes e tonalidades.
O trecho descreve o uso do ponto no movimento artístico denominado

Com base na observação das imagens, é possível deduzir que
Ao longo da história, nenhuma sociedade deixou de produzir arte. Identificar (ou associar) determinados períodos históricos e movimentos artísticos é parte do trabalho de professores e estudantes dessa área expressiva do comportamento humano. Além de características e definições, nesse ramo, verificar imagens pode ajudar a determinar exatamente que espécie artística ali se encontra.
Observe os textos e as imagens abaixo.
I - Antes do aparecimento da
arte na Grécia continental, a
civilização das Ilhas Cíclades
começou a produzir, a partir de
3000 a.C., uma variedade
distinta de estatuetas usando
mármore. Mulheres com os
braços cruzados, numa pose
ereta, eram representadas (vide
imagem ao lado); homens eram
retratados com instrumentos
musicais ou armas. A maioria
dessas estatuetas foi descoberta
em sarcófagos, e a utilidade
delas permanece misteriosa. A
maior civilização dessa região
surgiu em Creta e foi inspirada
artisticamente no Egito, na Síria
e na Anatólia. Porém, os artistas
minoicos misturaram vários
estilos e criaram a sua própria
arte.
II - A Lei da Frontalidade é uma característica quase imediata ao se observarem as obras de arte dessa região nesse período. Nessa Lei percebe-se que o tronco e os olhos da figura humana são retratados de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés são visualizados de lado, como na figura acima.
As assertivas I e II correspondem, respectivamente, às Artes
Esculturas normalmente tidas como símbolos sagrados e historicamente adotadas como emblema por tribos ou clãs que as criavam como objeto de proteção podem ser também uma referência a seus ancestrais. Este tipo de obra pode ser a representação de um animal, uma planta ou outro objeto e costuma ter a forma de um poste ou de uma coluna. Embora essas obras sejam encontradas em todos os continentes, na Arte Nativa da Oceania, elas ocupam um lugar de destaque, uma vez que são as representações esculturais mais frequentes. As chamadas moai (ou grande cabeça de pedra), em Rapa Nui, imagem abaixo, são as obras mais representativas da Ilha de Páscoa.
A definição e a imagem remetem ao que se conhece por que tipo de escultura?