Questões de Educação Artística - Técnicas e Materiais Pictóricos e Escultóricos para Concurso
Foram encontradas 82 questões
(“Virgem dos Rasgos” (1967), de Michelangelo Pistoletto.)
A Venus of the Rags (Vênus dos Trapos), uma das esculturas mais conhecidas do artista contemporâneo Michelangelo Pistoletto, foi reduzida a cinzas em Nápoles, na Itália, após um incêndio considerado intencional; anunciaram autoridades locais.
(GZH Artes.)
A Vênus dos Trapos (1967) é uma das obras mais famosas do artista italiano Michelangelo Pistoletto, um dos mais importantes representantes da Arte Povera; foram produzidas várias versões da obra, que estão distribuídas por diferentes países. Em relação à finalidade da Arte Povera e a obra de Pistoletto, assinale a afirmativa correta.
I. Uso de fileira de estátuas dispostas a intervalos regulares como acabamento, inicialmente no teto e depois em outras superfícies como muros de jardins, parapeitos de pontes e outros;
II. Uso de estátuas femininas (cariátides) e masculinas (atlantes) de sustentação da estrutura do teto, principalmente no Barroco Espanhol e Italiano.
III. Uso de frisos, brasões e outros ornamentos escultóricos, como acabamento, de modo a ornamentar e a dar exuberância à arquitetura;
IV. Uso da coluna torsa (raramente utilizada).
Estão CORRETAS:
São as artistas criadoras das obras acima, respectivamente:
Julgue o item que se segue.
Dos Tupi e dos Guarani históricos, temos registros dos
cronistas que afirmam que todos os homens se
concentravam principalmente em atividades masculinas
e recorriam a informantes masculinos. Os vestígios
remanescentes desses povos, que eram admirados como
corajosos guerreiros durante a época da independência e
do movimento nativista, são extremamente escassos.
Suas criações de armas de madeira, grandes malocas e
adornos de penas, na sua maioria, desapareceram ao
longo do tempo. Curiosamente, o que perdura são as
cerâmicas com seus adornos, que eram
predominantemente produzidas pelas mulheres desses
grupos e contêm ricas informações históricas.
Julgue o item que se segue.
A maior parte da arte parietal encontra seu epicentro no
Brasil Central e Nordeste, onde extensas formações de
calcário, quartzito e arenito abrigam amplas cavernas e
grutas, fornecendo uma tela espetacular para a criação
de grafismos deslumbrantes. No entanto, não devemos
esquecer o Sul do Brasil e a Amazônia, que também
revelam sua riqueza em arte rupestre, sobretudo com
figuras esculpidas em grandes pedras.