Questões de Concurso Comentadas sobre técnicas e materiais pictóricos e escultóricos em educação artística

Foram encontradas 68 questões

Q3135190 Educação Artística
Ao trabalhar com o conceito de cores complementares em sala de aula, um(a) professor(a) apresenta um círculo cromático e pede que os alunos identifiquem pares de cores complementares. Qual par de cores a seguir representa corretamente a complementaridade no círculo cromático tradicional?
Alternativas
Q3077781 Educação Artística

No campo dos materiais essenciais para o corte e costura, temos o(a) X que apresenta um acabamento em zig zag e lâminas serrilhadas e serve para finalizar as margens da costura. Já o(a) Y tem a função de "limpar" a peça depois de sua finalização.


Marque a alternativa que substitui corretamente o X e o Y respectivamente no texto acima.

Alternativas
Q3077780 Educação Artística
Para se iniciar um trabalho com crochê é necessário ter uma série de materiais. As chamadas "ferramentas de punção", como o bodkin, são usadas para:
Alternativas
Q3073145 Educação Artística
O artesanato no Brasil é uma expressão cultural significativa que varia conforme as regiões e as influências históricas. O artesanato brasileiro é caracterizado pela utilização de materiais locais e técnicas tradicionais transmitidas através das gerações. Analise as alternativas e identifique a que melhor representa uma técnica tradicional de artesanato no Brasil:
Alternativas
Q3012752 Educação Artística
Na técnica tradicional de xilogravura, a escolha da madeira é crucial para o resultado final da obra. Assinale a alternativa que apresenta a madeira tradicionalmente valorizada por sua textura fina e maciez, características ideais para detalhes intricados, e indica a ferramenta de entalhe específica para a criação de linhas finas e precisas.
Alternativas
Q3012750 Educação Artística
A escultura pode incorporar uma variedade de estilos artísticos, desde o realismo até o abstracionismo. Ademais, os temas abordados na escultura são variados e podem incluir representações de figuras humanas, animais, objetos do cotidiano, símbolos religiosos, entre outros. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que apresenta uma técnica utilizada na expressão artística da escultura.
Alternativas
Q2379919 Educação Artística
Das Características da Escultura Barroca; Quanto às formas mediante as quais a escultura barroca se manifesta, temos, entre elas, a escultura como ornamentação, complemento da arquitetura, exemplificada pelo:


I. Uso de fileira de estátuas dispostas a intervalos regulares como acabamento, inicialmente no teto e depois em outras superfícies como muros de jardins, parapeitos de pontes e outros;
II. Uso de estátuas femininas (cariátides) e masculinas (atlantes) de sustentação da estrutura do teto, principalmente no Barroco Espanhol e Italiano.
III. Uso de frisos, brasões e outros ornamentos escultóricos, como acabamento, de modo a ornamentar e a dar exuberância à arquitetura;
IV. Uso da coluna torsa (raramente utilizada).



Estão CORRETAS:
Alternativas
Q2334272 Educação Artística

Julgue o item que se segue.


Dos Tupi e dos Guarani históricos, temos registros dos cronistas que afirmam que todos os homens se concentravam principalmente em atividades masculinas e recorriam a informantes masculinos. Os vestígios remanescentes desses povos, que eram admirados como corajosos guerreiros durante a época da independência e do movimento nativista, são extremamente escassos. Suas criações de armas de madeira, grandes malocas e adornos de penas, na sua maioria, desapareceram ao longo do tempo. Curiosamente, o que perdura são as cerâmicas com seus adornos, que eram predominantemente produzidas pelas mulheres desses grupos e contêm ricas informações históricas.

Alternativas
Q2334269 Educação Artística

Julgue o item que se segue.


A maior parte da arte parietal encontra seu epicentro no Brasil Central e Nordeste, onde extensas formações de calcário, quartzito e arenito abrigam amplas cavernas e grutas, fornecendo uma tela espetacular para a criação de grafismos deslumbrantes. No entanto, não devemos esquecer o Sul do Brasil e a Amazônia, que também revelam sua riqueza em arte rupestre, sobretudo com figuras esculpidas em grandes pedras. 

Alternativas
Q2330052 Educação Artística
Dentre as alternativas abaixo assinale a linguagem artística que abrange as manifestações de desenho, de gravura, de pintura, de fotografia, de escultura e de artesanato.
Alternativas
Q2304449 Educação Artística
“É necessário procurar e repensar caminhos que nos ajudem a desenvolver uma educação musical que considere o mundo contemporâneo em suas características e possibilidades culturais. Uma educação musical que parta do conhecimento e das experiências que o jovem traz de seu cotidiano, de seu meio sociocultural e que saiba contribuir para a humanização de seus alunos.” (PCN de Arte, 1998, p.79)

Sobre o ensino e aprendizagem de música nas escolas, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2304447 Educação Artística
De acordo com Brito (1999, p.27-28), os instrumentos podem se agrupar pela forma de como produzem o som.

I - Idiofones.                   1 – Pandeiro.
II - Membranofones.       2 – Xilofone.
III - Cordofones.             3 – Harpa.
IV - Aerofones.               4 – Clarinete.


Associe os instrumentos à nomenclatura correta de acordo com os sons que produzem e assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2304436 Educação Artística
“Ao trabalhar a passagem de uma forma corporal para a outra, estaremos realizando movimentos que aqui denominamos de trajetórias (passagem de um ponto até outro). A trajetória é tão (ou mais) importante que a forma do corpo, pois é na trajetória que o movimento (portanto, a dança) acontece. É na trajetória que se dá a variação da qualidade do movimento.” (FERREIRA, 2012. p. 81) 

Leia as assertivas a seguir sobre as trajetórias do corpo na cinesfera e preencha as lacunas com verdadeiro ou falso:

(  ) A cinesfera é uma figura geométrica dinâmica criada pela teoria de Rudolf Laban.
(  ) A esfera ao redor do corpo cuja periferia pode ser alcançada por meio dos membros facilmente estendidos, sem dar um passo além do ponto de suporte, quando em pé em uma perna, o que podemos chamar de base de apoio. Somos capazes de desenhar o limite de uma esfera imaginária com nossos pés tanto quanto nossas mãos. Quando nos movemos para fora dos limites de nossa cinesfera original, criamos uma nova base de apoio.
(  ) As trajetórias são limitadas e é preciso primeiramente entender a técnica da cinesfera para que possamos direcionar essas trajetórias. O professor é parte essencial nessa construção de trajetórias, pois é o mesmo que direciona os corpos em suas trajetórias.
(  ) A cinesfera pode variar de tamanho. Assim, uma cinesfera grande implica movimentos bem amplos, e uma cinesfera pequena, movimentos pequenos, bem próximos do centro do corpo.
Alternativas
Q2299721 Educação Artística
Para uma determinada técnica de fabricação de objetos, existem diferentes formas de modelação nos modos de produção, como:

 Modelação pela técnica de bola.  Modelação com rolos.  Modelação com placas sobre formas.  Modelação com molde.

As informações acima definem os processos de produção da:
Alternativas
Q2299720 Educação Artística
Pedrosa (1999), em sua obra teórica acerca da cor, diz:

“_____________ é a substância material que, conforme sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela” (PEDROSA, 1999, p. 17).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 
Alternativas
Q2299719 Educação Artística
A técnica de aguada consiste em uma fina película de tinta, diluída em água, que se pode aplicar no papel por meio de diferentes maneiras. São vários os fatores que alteram o aspecto da aguada, como: 

I. O pigmento. II. A quantidade de água acrescentada à tinta. III. O método de aplicação. IV. A natureza da superfície do papel.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2251948 Educação Artística
As relações entre luz e cor; a dimensão simbólica da luz e da cor são conteúdos de Arte, segundo o Currículo do Estado (2012), referentes à
Alternativas
Q2206363 Educação Artística
Considere o trecho retirado do livro “Crítica da Razão Negra”, de Achille Mbembe:
“É justamente essa função de armadilha que as estátuas, efígies e monumentos coloniais desempenham. Para além de suas variedades, remetem a três nomes. São, na verdade, antes de mais nada, objetos. [...] Enquanto objetos, constituem blocos inertes, eretos, aparentemente mudos. São, além disso, objetos que, em sua maioria, apresentam a forma de um corpo humano ou de um animal (caso do cavalo que carrega um conquistador). Representam mortos. Neles, o morto se torna uma coisa elaborada. Afinal, esses mortos foram, num dado momento da sua vida, sujeitos. É essa qualidade de sujeito que buscam preservar as estátuas que os representam.”
Para o autor, não existe estátua alguma sem a fusão de:
Alternativas
Q2185785 Educação Artística
Ao integrar as linguagens da Arte exploro as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, ampliando possibilidades estéticas no fazer, conhecer e sentir. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) As artes visuais se inserem nas artes cênicas por meio do apelo visual das produções no tocante a cenários, figurinos e recursos de cenotécnica, como a iluminação.
( ) Muito além das coreografias e do ato visual da dança em si, as artes visuais são responsáveis pela ambientação da ação, por meio de cenários, figurinos e esquemas de iluminação, além de outros efeitos especiais promovidos pela cenotécnica.
( ) Fornecer cópias de desenhos para colorir, utilizando vários materiais, é uma forma de integrar as linguagens da arte. É muito difícil romper com formatos enraizados a tantas gerações. Rompermos com o que fez sentido para nós em nossa formação, pois não tivemos outras referências. E obviamente que esses formatos enraizados não existem apenas na área das artes, mas em todas as abordagens que compõem o dia a dia da escola.
( ) As Artes Integradas abrangem diferentes linguagens artísticas e movimentos culturais, com programações em Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo), Artes Visuais, Audiovisual, Música e Literatura. É refletindo o integrar das linguagens da arte, e buscando fontes interessantes que alimentem o nosso fazer, que o fluxo da expressão e da criatividade acontece.
( ) As canções ou “musiquinhas” com gestos estereotipados fazem parte da nossa rotina em sala de aula, já é um hábito adquirido, que devemos preservar por ser uma didática relevante ao ensino da música, adequados à instrução e à formação dos estudantes, a repetição sem reflexão. O fazer livre, integra a música e a dança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2167130 Educação Artística
A arte do período impressionista foi além de mudanças temáticas, proporcionando rupturas que permitiram mais vivacidade e dinamismo nas obras. Sobre as principais características das obras impressionistas, é INCORRETO afirmar que eram utilizadas:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: C
5: B
6: A
7: A
8: C
9: C
10: C
11: C
12: B
13: A
14: B
15: D
16: E
17: A
18: C
19: A
20: B