Questões de Concurso
Sobre fotografia e filmagem em áudio e vídeo
Foram encontradas 249 questões
( ) A de ângulo aberto, também conhecida como grande angular, gera uma distorção que amplia os objetos mais próximos e diminui os objetos que estão ao fundo.
( ) A de ângulo fechado, também conhecida como telefoto, gera um efeito de compressão espacial entre os objetos, fazendo com que pareçam estar mais próximos uns dos outros do que realmente estão.
( ) A de ângulo fechado tem uma profundidade de campo maior em relação à lente de ângulo aberta.
( ) A de ângulo aberto tem um campo de visão menor em relação à lente de ângulo fechado.
Acerca da cinematografia, julgue o item.
O termo cinematografia é usado nos EUA como sinônimo de “fotografia para cinema”, uma vez que subentende a captação de uma imagem cinematográfica, cuja técnica é de responsabilidade da equipe de fotografia. Entretanto, aqui no Brasil, o termo tende a ser mais amplo, envolvendo todas as funções do cinema.
Para combinar com exatidão a temperatura de cor do RGB de uma câmera de vídeo, deve-se utilizar o seguinte recurso:
As fotos tiradas em câmeras digitais, comumente possuem cores diferentes do LCD da câmera ou no monitor do computador para a foto impressa. Isso acontece por que:
O “balanço de branco” ou “bater o branco” é uma função que corrige a coloração das fotos. Ela é chamada assim, pois,
Quando a filmadora capta um personagem acima do nível dos olhos, estamos diante da técnica denominada:
De fácil manuseio para movimentos de câmera contínuos, é um estabilizador de câmera motorizado. Está disponível também para celulares. Estamos falando de:
Das cinco opções dessa questão, qual delas diz respeito à ocorrência de efeitos visuais gerados em computador e agrupados com elementos gravados por uma câmera:
No universo do audiovisual, o processo de edição em que os planos são colocados em sequência é denominado tecnicamente de?
No uso de uma filmadora, o Primeiro Plano também pode ser chamado de:
Em um eixo vertical, o movimento de subida e de descida da câmera é conhecido como:
Sobre o segundo elemento, ele acrescenta “é também picada, pequeno buraco, pequena mancha, pequeno corte – e também lance de dados. (....) é esse acaso que, na foto, me punge (mas também me mortifica, me fere).”
(BARTHES, 2012, adaptado).
Esse segundo elemento denomina-se
Philippe Dubois traçou um percurso histórico das diversas posições adotadas perante a fotografia por teóricos, literatos e fotógrafos em seu livro “O ato fotográfico” (1994). Há autores que consideram a fotografia um autêntico “espelho do real”; outros, a “transformação do real”; e, outros, ainda, “traço de um real”.
(BUITONI, 2012)
Sobre esses três pontos de vista, analise as afirmativas a seguir.
I. Os que defendem a fotografia como espelho do real têm uma visão ingênua ao acreditar que ela é uma cópia objetiva do real, a partir de um efeito de realidade atribuído à semelhança existente entre a foto e seu referente.
II. Os que entendem a fotografia como transformação do real, além de criticarem a perspectiva do espelho, defendem que a fotografia é um instrumento de transposição, análise, interpretação e até de transformação do real, envolvendo códigos culturais.
III. Os que propõem que a fotografia é um traço de um real consideram que, apesar dos códigos e das ideologias, há uma singularidade que a diferencia de outros modos de representação: uma contiguidade física do signo com seu referente.
Está correto o que se afirma em
Elas pertencem, respectivamente, ao acervo das exposições de