Questões de Concurso
Sobre ciência da informação, biblioteconomia e documentação em biblioteconomia
Foram encontradas 696 questões
Qual é o autor da obra “Tratado de documentação”, que pode ser entendida como inauguradora da abordagem tríade ancorada nas atividades de organização e recuperação da informação bibliográfica, arquivística e museológica?
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. Explosão da informação: fundamenta-se o progresso técnico e social no poder criativo da linguagem e do raciocínio lógico que daí resulta, pode-se compreender a importância da comunicação verbal da informação.
II. Fluxo da informação: a conjunção de dois fenômenos conduz ao aparecimento de fluxos de informação muito elevados, isto é, à circulação de consideráveis quantidades de informação por unidade de tempo.
III. Informação: conhecimento inscrito (gravado) sob a forma escrita (impressa ou numérica), oral ou audiovisual.
Quais estão corretas?
No que diz respeito a Biblioteconomia, Gestão da Informação, Organização do Conhecimento, Big Data, Leis de Ranganathan e Legislação do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), julgue o item a seguir.
A área de organização do conhecimento (OC) tem suas raízes históricas na base teórica da catalogação, que se inicia com o modelo categorial proposto por Aristóteles.
O objetivo da biblioteconomia é o apoio documental à pesquisa científica, por meio da indexação, da tradução e do resumo das publicações primárias.
O conteúdo da ciência da informação é marcado pelo selo da interdisciplinaridade entre ciências exatas e físicas, bem como ciências sociais e humanas.
I. Testemunho.
II. Plágio.
III. Casos de geração de falsa informação.
IV. Intenções ou efeitos da desinformação.
Quais estão corretas?
Diante disso, ao voltar-se para o poder de nomear do indexador (Olson, 2001) e tendo em vista a teoria da desclassificação de Garcia-Gutiérrez (2010), assinale a alternativa CORRETA.
Os conceitos "registro do conhecimento sobre qualquer suporte ou meio" e "meio que contém um ou mais conteúdos de registros do conhecimento" equivalem, específica e respectivamente, a
Wersig e Neveling (1975), ao analisarem o termo "informação", baseados na estrutura geral das relações entre os seres humanos e o mundo, identificaram seis abordagens diferentes, todas com uso e entendimento justificado, dependendo de sua origem e propósito. Aquela que é orientada para o receptor e está de acordo com a estrutura geral da comunicação, é a abordagem de
A Comissão Brasileira de Informação e Documentação Jurídica é vinculada
Segundo Maria Christina Barbosa de Almeida, indicadores são conceitos que começaram a surgir muito recentemente na literatura referente a projetos sociais que precisam ser incorporados pela área de Ciência da Informação. Segundo essa autora, citando Tanaka e Melo, indicadores são
• ( ) Cobertura
• ( ) Atualização
• ( ) Interface amigável para o usuário
• ( ) Meio de armazenamento e possibilidade de acesso
• ( ) Formato de registro e estrutura de base de dados
• ( ) Custo de aquisição