Questões de Concurso
Comentadas sobre gestão do conhecimento e da informação em biblioteconomia
Foram encontradas 316 questões
No que diz respeito a Biblioteconomia, Gestão da Informação, Organização do Conhecimento, Big Data, Leis de Ranganathan e Legislação do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), julgue o item a seguir.
A gestão da informação (GI) identifica as necessidades da recuperação, organização e disseminação na forma de documentos analógicos ou digitais. E a informação, uma vez adquirida, organizada e disseminada por meio de ferramentas de tecnologia da informação e da comunicação (TIC), transformar‑se‑á no conhecimento necessário para a tomada de decisões, a aprendizagem, a inovação e a competitividade.
Diante disso, ao voltar-se para o poder de nomear do indexador (Olson, 2001) e tendo em vista a teoria da desclassificação de Garcia-Gutiérrez (2010), assinale a alternativa CORRETA.
Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA.
Um desenho técnico se enquadra nos documentos do gênero:
Julgue o item que se segue.
As principais fases da atividade de gestão da informação
englobam: identificação das necessidades
informacionais; busca e coleta de dados; classificação e
armazenamento das informações; apresentação e
distribuição aos usuários; desenvolvimento de produtos e
serviços. Além disso, entre as competências exigidas, o
gestor da informação deve possuir conhecimento sobre o
perfil dos usuários internos e externos, analisar diversas
fontes de informação, avaliar orçamentos destinados à
implementação de programas, selecionar informações
pertinentes, realizar o tratamento técnico dos recursos
informacionais, buscar e gerar informações, bem como
gerenciar o conhecimento organizacional.
A estrutura hierárquica verticalizada não favorece o fluxo da informação com a qualidade e a agilidade necessárias às novas tendências, uma vez que a comunicação se faz de cima para baixo. Já a estrutura horizontal permite um melhor compartilhamento de responsabilidades, a partir de uma comunicação em rede, facilitando seu fluxo e atingindo, com mais eficiência, a clientela.
No que se refere à gestão da qualidade em unidades de informação, e sobre o padrão de qualidade de uma biblioteca, assinale a alternativa incorreta.
Um dos exemplos de aplicação da gestão do conhecimento, que é compreendida como a passagem do conhecimento tácito para o explícito, consiste na:
Os softwares livres são também conhecidos como código de fonte aberto e passível de modificações, cópias e redistribuição sem restrição. Já os não livres, ou proprietários, necessitam de aquisição de uma licença para uso (Estabel e Moro, 2014). Sobre software de gerenciamento de coleções, julgue os itens a seguir como VERDADEIRO (V) ou FALSO (F) e selecione a sequência CORRETA, de cima para baixo:
( ) Software livre: Biblivre, PHL
( ) Software proprietário: Pergamum, Sophia
( ) Software livre: Biblivre, Sophia
( ) Software proprietário: Aleph, Chronus Web
( ) Software livre: Gnuteca, Pergamum
As técnicas de gestão da informação tendem a se transfigurar com o novo paradigma da digitalização total. Lee et al. (2013) apontam as “funções 5C” como alternativa para gerir a informação no contexto da I4.0. Enumere CORRETAMENTE, de cima para baixo, a segunda coluna de acordo com a primeira, e marque a opção correspondente à sequência obtida nos parênteses:
FUNÇÃO
1. Content
2. Connection
3. Customization
4. Cloud
5. Community
AÇÕES POSSÍVEIS
( ) Permite armazenar todo o conteúdo da biblioteca e ofertar dados em tempo real.
( ) Permite estabelecer um novo modelo de relacionamento com os usuários e favorecer a disseminação seletiva da informação.
( ) Realiza conexões entre as fontes de informação, mundo real e o mundo virtual. Torna-se uma possibilidade que deve ser explorada pelas bibliotecas.
( ) As bibliotecas podem controlar de forma precisa o ambiente através do uso de sensores, não apenas no ambiente, mas também nas obras e coleções.
( ) A rede e demais tecnologias permitem obter conhecimento mais profundo sobre os usuários e, com isso, agregar valor.