Questões de Concurso
Sobre leis de ranganathan em biblioteconomia
Foram encontradas 106 questões
No que diz respeito a Biblioteconomia, Gestão da Informação, Organização do Conhecimento, Big Data, Leis de Ranganathan e Legislação do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), julgue o item a seguir.
Ranganathan, ao formular as Cinco Leis da Biblioteconomia, que representam os princípios básicos de funcionamento das bibliotecas, considerou as dificuldades que permeiam o cotidiano do trabalho no serviço de referência.
Tendo em vista os conceitos e as finalidades da ciência da informação, da biblioteconomia e das suas cinco leis, julgue o item que se segue.
A terceira lei da biblioteconomia — a cada livro seu leitor — leva a práticas tais como acesso livre, arranjo coerente na estante, catálogo adequado e serviço de referência.
Considerar a indexação das publicações periódicas é uma importante estratégia para consolidar a primeira lei da biblioteconomia — poupe o tempo do leitor.
Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o item a seguir, relativos às cinco leis da biblioteconomia e ao atendimento ao usuário.
Segundo Ranganathan, o bibliotecário que acredita na lei de que os livros existem para serem usados vive um dilema entre a preservação dos livros para a posteridade e a necessidade de liberá-los para a leitura de usuários interessados.
Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o item a seguir, relativos às cinco leis da biblioteconomia e ao atendimento ao usuário.
De acordo com a segunda lei da biblioteconomia de Ranganathan, deve-se tratar todos os usuários como iguais e oferecer a cada um o seu livro, obedecendo-se ao princípio da igualdade de oportunidades em relação aos livros, ao ensino e ao entretenimento.
No século XIX, com as leis propostas por Ranganathan, as bibliotecas começaram a ser reconhecidas como um local que disponibiliza e incentiva a leitura e o acesso à informação, ao mesmo tempo em que preserva a memória.
O serviço de referência em bibliotecas passou a ter foco no usuário apenas quando este começou a ter papel ativo, o que obrigou os profissionais a mudarem sua forma de atuação, passando de guardiões da informação a fornecedores ativos de informação.
1. Todo o leitor tem o seu livro.
2. Poupe o tempo do leitor.
3. Uma biblioteca é um organismo em crescimento.
4. Os livros são para serem usados.
5. Todo o livro tem o seu leitor.
( ) Primeira Lei de Ranganathan
( ) Segunda Lei de Ranganathan
( ) Terceira Lei de Ranganathan
( ) Quarta Lei de Ranganathan
( ) Quinta Lei de Ranganathan
A sequência correta, de cima para baixo, é
"As 5 leis de Ranganathan, formuladas em 1931, constituídas como princípios básicos da biblioteconomia, são até hoje utilizadas como referências para nortear os serviços do profissional bibliotecário. Quando Silva, Momm e Benkendorf (2018) afirmam utodo o processamento técnico é feito para organizar o material para deixá-lo disponível para que o usuário o localize rapidamente, estão se referindo a qual das leis?
A partir da primeira edição da Colon Classification, em 1933, Ranganathan apresenta um esquema que garante lugar para novos assuntos. Segundo Campos (2001 ), os princípios que passam a reger a elaboração de tais classificações estão contidos na teoria que Ranganathan apresenta como:
Com relação às cinco leis da Biblioteconomia, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
As afirmativas são, respectivamente,
Em relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue o item.
Entre as leis da biblioteconomia formuladas por Ranganathan, a que sofreu mais alterações é a que afirma que a biblioteca é um organismo em crescimento.
No que se refere aos processos e às técnicas de processamento, julgue o item.
Ranganathan forneceu uma contribuição fundamental
ao criar classes a partir da análise dos livros, mediante os
elementos conceituais dos assuntos e a síntese das
regras das fórmulas de facetas ligadas às disciplinas.