Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3104570 Biblioteconomia
    Em uma escola, o mais forte e cruel dentre os funcionários foi incumbido de ser o anjo da guarda da biblioteca. Ele provou ser um guardião muito zeloso. Era tarde da noite, quando um aluno aplicado teve a coragem de abordá-lo para pedir um livro para uma ‘leitura extra’. Ele estava morto de cansado depois de seis horas de aulas.
     “Que é que você quer?”, trovejou [o funcionário], quase chamuscando o garoto com seus olhos vermelhos.
     “O livro Peeps at many lands: Japan, senhor”, gaguejou o menino.
     “Quanto você tirou no último trimestre?”
     “Qua... quarenta e dois de cinquenta, senhor.”
     “Vá embora e consiga os oito pontos restantes antes de pensar em ‘leitura extra’”, foi a enfática recomendação acompanhada do punho direito [do funcionário], que o pousou, com uma força de doer, na testa do garoto, trêmulo, que fugiu para nunca, nunca mais voltar à biblioteca.

Maria das Graças Targino. Ranganathan continua em cena. 2010. Internet: (com adaptações)

Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o item a seguir, relativos às cinco leis da biblioteconomia e ao atendimento ao usuário.



De acordo com a segunda lei da biblioteconomia de Ranganathan, deve-se tratar todos os usuários como iguais e oferecer a cada um o seu livro, obedecendo-se ao princípio da igualdade de oportunidades em relação aos livros, ao ensino e ao entretenimento. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

Tema central: A questão aborda a segunda lei da biblioteconomia de S. R. Ranganathan, que é uma das cinco leis fundamentais desse campo. Essa lei enfatiza que "a cada leitor, o seu livro", destacando a importância de oferecer igualdade de acesso a todos os usuários, sem discriminação.

Explicação da alternativa correta:

A segunda lei de Ranganathan, que afirma "a cada leitor, seu livro", é central para garantir que todos os usuários de uma biblioteca tenham acesso igual aos recursos. Isso significa que as bibliotecas devem se esforçar para tratar todos os usuários de maneira igualitária, proporcionando a cada um o livro ou recurso que precisam, seja para aprendizado, pesquisa ou lazer.

No contexto do texto fornecido, o funcionário da biblioteca não segue essa lei, uma vez que ele impõe obstáculos ao aluno apenas porque este não atingiu uma pontuação perfeita. Isso contradiz o princípio de igualdade de oportunidades, que é um dos alicerces da segunda lei de Ranganathan.

Portanto, a questão está correta ao afirmar que a segunda lei exige que todos os usuários sejam tratados como iguais, reforçando a ideia de que todas as pessoas devem ter igual oportunidade de acessar os livros e outros recursos da biblioteca.

Conclusão: A alternativa está correta porque reflete fielmente o princípio da segunda lei de Ranganathan, que defende a igualdade de oportunidades e acesso para todos os usuários de uma biblioteca.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTA

No entanto a Segunda Lei tratará a todos como iguais e oferecerá a cada um o seu livro. Obedecerá escrupulosamente ao princípio da igualdade de oportunidades em relação aos livros, ao ensino e ao entretenimento. Não terá descanso enquanto não houver reunido todos — ricos e pobres, homens e mulheres, quem mora em terra firme e quem navega os mares, jovens e idosos, surdos e mudos, alfabetizados e analfabetos — a todos, de todos os cantos da Terra [...]

RANGANATHAN. AS CINCO LEIS DA BIBLIOTECONOMIA, P.118.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo