Questões de Concurso Sobre a herança dos grupos sanguíneos em biologia

Foram encontradas 130 questões

Q3108544 Biologia
José é do grupo sanguíneo AB e casou-se com uma mulher cujos avós paternos e maternos pertencem ao grupo sanguíneo O. Esse casal poderá ter descendentes:
Alternativas
Q3052577 Biologia
Em uma aula de genética, uma estudante pertencente ao tipo sanguíneo A- (filha de mãe tipo O+ e pai A+) pergunta qual poderia ser o tipo sanguíneo de um futuro filho seu com um homem com sangue tipo B+ (filho de pai A- e mãe tipo AB+). Sobre os tipos sanguíneos da aluna, do homem e do filho hipotético é correto afirmar que
Alternativas
Q3049638 Biologia
“Dois irmãos apresentam os tipos sanguíneos, AB e O. Nunca souberam sobre seus pais e quais os tipos sanguíneos deles. Após estudarem em genética sobre __________________, descobriram que seu pai poderia ser do tipo _______ e sua mãe do tipo _______ ou vive versa.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q3020053 Biologia
Rafaela, uma mulher de tipo sanguíneo O- e visão normal, filha de pai daltônico, casou-se com Pedro, um homem AB+ daltônico, filho de mãe Rh- . Sabendo-se que a herança genética de grupos sanguíneos na espécie humana é um exemplo de alelos múltiplos, o fator Rh é uma herança monogênica e o daltonismo uma herança ligada ao sexo, qual a probabilidade desse casal ter uma criança cujo tipo sanguíneo é B+ e daltônica:
Alternativas
Q2535724 Biologia
O sangue humano é classificado em grupos ABO e Rh positivo e negativo, alguns grupos e fatores rh não podem ser misturados, pois podem causar insuficiência renal, queda brusca de pressão arterial, coagulação intravascular, dentre outros agravos. Para isso é necessário ter atenção à descrição a seguir, realizada pela OMS- Organização Mundial da Saúde, que diz:

I- Pessoas A+ recebem somente de A+- O+-.
II- Pessoas AB+ recebem de todos os grupos e fatores Rh, mas só doam para AB+.
III- Pessoas O+ só recebem de O+, e doam somente para fatores Rh negativos.
IV- Pessoas O- só recebem de O-, mas doam para todos os grupos e fatores Rh.

Assinale a alternativa verdadeira sobre a assertivas. 
Alternativas
Q2450082 Biologia
Três pacientes foram ao laboratório realizar o teste de tipagem sanguínea. No laboratório, durante o teste, na lâmina do primeiro paciente, uma das gotas do sangue em contato com anti-A ocorreu aglutinação e na outra não houve aglutinação com anti-B; na lâmina do segundo paciente, a aglutinação ocorreu com anti-B em uma das gotas do sangue enquanto que na outra com anti-A não ocorreu; já na lâmina do terceiro paciente houve aglutinação nas duas gotas, uma com anti-A e outra com anti-B. Os tipos sanguíneos dos pacientes foram, respectivamente: 
Alternativas
Q2409612 Biologia

Um casal teve duas crianças, a mais velha não apresentou qualquer problema após o nascimento, mas a mais nova apresentou eritroblastose fetal. Os pais sabiam seus grupos sanguíneos no sistema ABO, sendo o pai do grupo sanguíneo A e a mãe do grupo sanguíneo O, mas não sabiam os grupos sanguíneos das crianças. Como a eritroblastose fetal depende do sistema Rh, foi feita a determinação dos grupos sanguíneos dos pais e das crianças quanto aos dois sistemas em um teste realizado em lâmina de vidro, em que três gotas de sangue são misturadas a soros específicos.


Considere:


Imagem associada para resolução da questão


(https://saude.rs.gov.br/. Adaptado)


Observando as lâminas de vidro, um resultado possível para a criança citada e que apresentou eritroblastose fetal é:

Alternativas
Q2336500 Biologia
Reação de aglutinação direta é um teste sorológico que utiliza partículas antigênicas insolúveis em sua forma íntegra ou fragmentada, como: hemácias, bactérias, fungos e protozoários, que podem sofrer aglutinação diretamente por anticorpos. Após um período de incubação, a aglutinação se completa; o resultado é geralmente expresso como a máxima diluição em que ocorre a aglutinação. Podemos afirmar que tal técnica é muito utilizada como, por exemplo: 
Alternativas
Q2336497 Biologia
Foi realizado um teste de tipagem sanguínea de dois pacientes em determinado laboratório. Na primeira lâmina, com o sangue do paciente I, ocorreu aglutinação ao ser colocada uma solução contendo aglutinina anti-B em uma das gotas de sangue; na outra gota não ocorreu aglutinação com a solução contendo o aglutinina anti-A. Já na segunda lâmina, o mesmo teste foi feito com as mesmas soluções, com o sangue do paciente II, e não ocorreu aglutinação nas duas gotas, contendo soluções com aglutinina anti-A em uma e anti-B na outra. É correto afirmar que os tipos sanguíneos dos pacientes I e II, são respectivamente: 
Alternativas
Q2335680 Biologia
Considere que olhos castanhos são dominantes (AA ou Aa) sobre os olhos azuis (aa). Caio, um homem de olhos castanhos, filho de Antônio (olhos castanhos) e Ágata (olhos azuis), casa-se com Aline, uma mulher de olhos azuis. A probabilidade de que Aline e Caio tenham um filho de olhos azuis é de:
Alternativas
Q2305081 Biologia
Desde as descobertas de Mendel, Darwin e Wallace, diversos cientistas continuam contribuindo com conhecimentos que constituem a Teoria da Evolução. A Teoria Moderna de Evolução considera como fatores evolutivos, EXCETO:  
Alternativas
Q2288767 Biologia
Uma mulher planeja a quarta gestação, porém teme que a criança venha a apresentar DHPN (Doença Hemolítica Perinatal ou ‘eritroblastose fetal’), como ocorreu com seu terceiro bebê. Em relação ao sistema ABO, essa mulher possui tipo sanguíneo A, o pai das crianças pertence ao grupo O e os filhos do casal são, respectivamente, A, O e O. Em relação ao sistema Rhesus, o primeiro filho do casal é Rh negativo. 

Considerando que a mulher nunca recebeu a profilaxia anti-Rh, é correto afirmar que
Alternativas
Q2240067 Biologia
Indivíduos autotetraploides podem produzir diferentes gametas com diferentes probabilidades. Considerando um indivíduo de genótipo AAaa, a proporção de gametas aa que ele produzirá será igual a:
Alternativas
Q2213470 Biologia
Avalie o esquema abaixo em que está representado o resultado de um estudo de impressões digitais do DNA.  Imagem associada para resolução da questão

Identifique qual dos supostos pais é o pai biológico da criança. 
Alternativas
Q2213466 Biologia
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando os tipos de herança às descrições correspondentes. 
COLUNA I  1. Heterogeneidade de locus 2. Penetrância incompleta 3. Heterogeneidade alélica
COLUNA II ( ) Uma mulher normal tem seu filho, sua irmã, seu pai e sua mãe afetados por uma malformação nas mãos.
( ) Osteogênese imperfeita, causada por um defeito no colágeno tipo I pode ser devida a mutações em um gene no cromossomo 7 ou em um gene no cromossomo 17.
( ) Tanto uma mutação sem sentido quanto uma deleção no gene da ornitina transcarbamilase (OTC) causam hiperamonemia neonatal letal devido à ausência de OTC, uma importante enzima hepática no ciclo da ureia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
Alternativas
Q2213465 Biologia
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando o padrão de herança mais provável para cada situação descrita.
COLUNA I  1. Autossômica Recessiva 2. Recessiva Ligada ao X 3. Dominante Ligada ao X
COLUNA II ( )  • Uma mulher normal, cujo pai é afetado, tem filhos com um homem normal; metade de seus filhos e nenhuma de suas filhas são afetados.       • Mulheres afetadas têm o pai afetado; seu avô materno pode ser afetado também.       • A característica nunca é passada do pai para o filho.
( )  • A característica afeta homens e mulheres, com a mesma frequência e intensidade.      • Pais normais podem ter filhos afetados.      • Em famílias cujos pais não são afetados, cerca de 1/4 das crianças o são.
( )  • Homens e mulheres podem ser afetados.      • Pais afetados têm todas as filhas afetadas, mas nunca filhos afetados.      • Metade das crianças de mães afetadas é afetada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
Alternativas
Q2213464 Biologia

Analise a genealogia apresentada abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2213454 Biologia
Numere COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando as principais funções dos diferentes tipos celulares que compõem o sangue.
COLUNA I  1. Eosinófilos 2. Linfócitos 3. Monócitos
COLUNA II ( ) destroem os parasitas, modulam as reações inflamatórias de origem alérgica. ( ) dão origem aos macrófagos nos tecidos. ( ) são os responsáveis pelas respostas imunes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
Alternativas
Q2211047 Biologia
Maria é não-hemofílica, tem tipo sanguíneo B, e casou-se duas vezes. O primeiro marido era do tipo sanguíneo AB e hemofílico, enquanto, o segundo, tinha sangue B e não era hemofílico. Maria teve três filhos:
I. uma menina, tipo sanguíneo B, hemofílica;
II. um menino, tipo sanguíneo O, hemofílico; e
III. uma menina, tipo sanguíneo O, não-hemofílica.
Maria teve com o segundo marido:
Alternativas
Q2096787 Biologia
De acordo com a teoria cromossômica da herança, os genes mendelianos têm loci (posições) específicas nos cromossomos e são os cromossomos que sofrem segregação. Em relação a isso, assinale a afirmação INCORRETA
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: B
5: D
6: C
7: B
8: B
9: B
10: B
11: A
12: D
13: D
14: C
15: C
16: A
17: B
18: B
19: D
20: E