Uma mulher planeja a quarta gestação, porém teme que a cria...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2288767 Biologia
Uma mulher planeja a quarta gestação, porém teme que a criança venha a apresentar DHPN (Doença Hemolítica Perinatal ou ‘eritroblastose fetal’), como ocorreu com seu terceiro bebê. Em relação ao sistema ABO, essa mulher possui tipo sanguíneo A, o pai das crianças pertence ao grupo O e os filhos do casal são, respectivamente, A, O e O. Em relação ao sistema Rhesus, o primeiro filho do casal é Rh negativo. 

Considerando que a mulher nunca recebeu a profilaxia anti-Rh, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão fala sobre a DHPN, conhecida como eritroblastose fetal, uma doença que ocorre quando há incompatibilidade sanguínea do feto com a mãe, citando uma mulher de sangue tipo A, pai tipo O, e três filhos A, O e O, com o primeiro filho (tipo A) Rh negativo. Pede-se a alternativa correta em relação a esse tema, sem considerar a profilaxia nessa mulher. Os indivíduos que apresentam alelos iguais (AA ou aa) são considerados homozigotos, e os que apresentam alelos diferentes (Aa) são considerados heterozigotos. O gene dominante manifesta um fenótipo seja qual for seu alelo, heterozigoto ou homozigoto (Aa ou AA), mas um gene recessivo apenas manifesta seu fenótipo se apresentar um alelo também recessivo (aa). A doença hemolítica do recém-nascido (Eritroblastose fetal) consiste na destruição ou degradação dos glóbulos vermelhos pelos anticorpos da mãe, pela incompatibilidade do sangue da mãe com o sangue do feto. Esses anticorpos são produzidos em uma gestação anterior ou transfusão realizada antes da gestação atual, onde o organismo produz os anticorpos que passam pela placenta apenas em gestação posterior. Essa incompatibilidade ocorre pela presença de antígenos nas hemácias da mãe diferentes dos antígenos que a criança herdou do pai. Essa doença tem como causa mais comum o anticorpo anti-D, com a mãe Rh negativa e o feto Rh positivo, podendo ocorrer por não-compatibilidade no sistema ABO, com a mãe sendo tipo O e o feto tipo A ou B. No sistema ABO, as pessoas que apresentam o antígeno Rh são chamadas de Rh positivas (Rh+), e as que não possuem são chamadas de Rh negativas (Rh-). As pessoas que apresentam o antígeno Rh são chamadas de Rh positivas (Rh+) com genótipos RR ou Rr, e as que não possuem são chamadas de Rh negativas (Rh-) com genótipo rr. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia Hoje. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2014)

Mãe = A, Rh- (genótipo rr) se o primeiro filho não apresentou DHPN e é Rh-, não há incompatibilidade, portanto, a mãe também será Rh-.
Pai = O, Rh+ (genótipo Rr, heterozigoto) como o primeiro filho é Rh- e seu genótipo rr, um alelo r obrigatoriamente, deve ser herdado do pai.
Filho 1 = A, Rh- (genótipo rr)
→ dados da questão
Filho 2 = O, Rh- (genótipo rr) por não ter ocorrido incompatibilidade no filho 1
Filho 3 = O (com DHPN), Rh+ (Rr) oposto ao da mãe, incompatibilidade sanguínea.


Probabilidades de cruzamento entre Rh- e Rh+ heterozigoto = rr x Rr = 2 Rr, 2 rr.
Probabilidades de cruzamento entre sangue tipo A e tipo O =
IAi x ii = 2 IAi, 2 ii

Probabilidade do quarto filho ser tipo O = 50% ou 2/4 = 1/2
Probabilidade de ser Rh+ = 50% ou 2/4 = 1/2
Probabilidade desse filho ser tipo O e Rh- = 1/2 x 1/2 = 1/4


Fonte da imagem: site coladaweb.com


Considerando que a mulher nunca recebeu a profilaxia anti-Rh, é correto afirmar que:


A) a proporção de fenótipos esperada para os filhos do casal é de três filhos Rh+ para um Rh-, de modo que a quarta criança não terá chance de apresentar DHPN. Incorreta. A proporção encontrada é de 2 filhos Rh+ para 2 filhos Rh-, e a quarta criança apresenta chance de ter DHPN.



B) a probabilidade de que o quarto filho do casal seja doador universal é de 75 % e a criança terá chance de manifestar sintomas da DHPN. Incorreta. A probabilidade do quarto filho ser doador universal (tipo O) é de 50%, não de 75%, podendo apresentar DHPN.



C) em relação ao quarto filho do casal, considerando o histórico dos filhos já nascidos, a chance de a quarta criança apresentar DHPN é de 25 %. Incorreta. Considerando que a mãe apresenta os anticorpos por já ter um filho com DHPN, a chance de outra criança apresentar a e
ritroblastose fetal é de 50% nas próximas gestações.


D) a chance de a quarta criança possuir genótipo idêntico ao do pai em relação aos grupos ABO e Rh, é de 1/4 e ela poderá apresentar DHPN. CORRETA. A chance do quarto filho apresentar genótipo ii (tipo O) e Rr (Rh+), idêntico ao pai é de 1/4 ou 25%, com possibilidade de apresentar DHPN (1/2 chance).






Gabarito do Professor: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: D

.

Mãe: A- (IAIA - Rr)

Pai: O+ (ii - rr)

Filho 1: A- (IAIA - rr)

Filho 2: O- (ii - rr)

Filho 3: O+ (ii - Rr) teve DHPN

Filho 4: ?

.

Fazendo os cruzamentos de Mãe x Pai

.

Tipo sanguíneo: IAIA x ii

1/2 ou 50% de IAi (Sangue A)

1/2 ou 50% de ii (Sangue O)

.

Fator Rh: Rh x rr

1/2 ou 50% de Rh (Sangue +)

1/2 ou 50% de rr (Sangue -)

.

1/2 x 1/2=1/4

.

Qual a chance de a quarta criança possuir genótipo idêntico ao do pai em relação aos grupos ABO e Rh?

é de 1/4 e ela poderá apresentar DHPN

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo