Questões de Concurso
Sobre dinâmica de populações em biologia
Foram encontradas 325 questões
Em espécies pouco abundantes distribuídas em várias populações de tamanho diminuto, a estocasticidade genética tende a ser reduzida.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Julgue o item que se segue, considerando que populações pequenas estão sujeitas à perda de variabilidade genética, a qual pode ser minimizada por ações de manejo com o acréscimo de indivíduos oriundos de outras populações in situ ou ex situ.
O coeficiente de endocruzamento é a probabilidade de herdar alelos idênticos por estado.
A respeito do papel da genética de populações na conservação da biodiversidade, julgue o item a seguir.
A heterozigose média — também conhecida como heterozigosidade média — observada em uma população para dado locus é diretamente proporcional à quantidade de loci polimórficos na espécie.
A respeito do papel da genética de populações na conservação da biodiversidade, julgue o item a seguir.
O endocruzamento aumenta os homozigotos na população, o que, potencialmente, leva à redução da reprodução e da sobrevivência, devido ao desmascaramento de alelos deletérios.
Julgue o item a seguir, relacionado à caracterização do bioma caatinga e à conservação e ao uso de recursos genéticos vegetais.
Os peixes são o grupo com maior endemismo na caatinga, devido a uma combinação de fatores ecológicos, geográficos e evolutivos, entre os quais está o isolamento dos rios.
I. O efeito de diluição é um benefício da vida social, no qual grupos grandes de presas têm uma probabilidade reduzida de serem mortos por predadores, necessidade diminuída de vigilância individual e capacidade ampliada para encontrar alimentos e parceiros.
II. O altruísmo pode ser favorecido pela seleção natural quando o receptor de uma ação altruísta for um parente próximo do doador, aumentando a aptidão inclusiva do indivíduo.
III. Espécies eussociais são exclusivas de organismos haplodiploides, como abelhas, formigas e vespas, sendo inexistentes em espécies diploides.
IV. Entre os custos da vida social, estão o aumento da visibilidade para predadores, o maior risco de transmissão de parasitos e patógenos e o aumento na competição por alimentos.
Quais estão corretas?
Estabilidade num significado restrito pode representar uma tendência das duas populações atingirem tamanhos de equilíbrios invariantes nos sistemas predador-presa.
As populações de ambos também podem oscilar em ciclos estáveis, contudo a presença de ciclos indica a influência de fatores desestabilizantes.
Fonte: Ricklefs, R.E. A Economia da Natureza. Quinta edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003.
Dentre as alternativas abaixo, identifique e assinale a opção CORRETA como um fator que tende a reduzir a amplitude do ciclo predador-presa e assim promover a estabilidade destas populações.
As principais comunidades que habitam o ambiente aquático são:
I - Plâncton: é a comunidade de organismos que apresenta movimentação própria, sendo representada principalmente pelos peixes. Além do seu significado ecológico, situando-se no topo da cadeia alimentar, os peixes servem como fonte de proteínas para a população e podem atuar como indicadores da qualidade da água.
II – Nécton: organismos sem movimentação própria, que vivem em suspensão na água, podendo ser agrupados em fitoplâncton (algas, bactérias) e zooplâncton (protozoários, rotíferos, crustáceos). A comunidade planctônica exerce papel fundamental na ecologia aquática, tanto na construção da cadeia alimentar quanto na condução de processos essenciais, como a produção de oxigênio e a decomposição da matéria orgânica
Fonte: Ricklefs, R.E. A Economia da Natureza. Quinta edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003.
O texto acima refere-se ao:
Fonte: Ricklefs, R.E. A Economia da Natureza. Quinta edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003.
Os tipos de distribuição dos indivíduos dentro de uma população estão corretamente representados em:
Fonte: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimasnoticias/2023/07/09/e-verdade-que-o-fim-das-abelhasseria-o-fim-tambem-da-nossavida.htm?cmpid=copiaecola
As abelhas possuem uma relação de hierarquia, onde cada grupo ou indivíduo (no caso da rainha) promove e recebe benefícios da comunidade. A relação ecológica (I) entre as abelhas e o nível de organização (II) entre os indivíduos que compõem a colmeia é chamado de, respectivamente:
Fonte: https://noticias.ufsc.br/tags/corais/
Que tipo de relação ocorre com as algas e corais?
Na ecologia, o conceito de população consiste em um: