Questões de Concurso Sobre dinâmica de populações em biologia

Foram encontradas 325 questões

Q3283663 Biologia
Julgue o item a seguir, relativos a ecologia da paisagem e das populações.

Em espécies pouco abundantes distribuídas em várias populações de tamanho diminuto, a estocasticidade genética tende a ser reduzida.
Alternativas
Q3274354 Biologia
A ______________ pode ser definida como a condição em que as capturas de uma ou todas as classes de idade em uma população são tão elevadas que reduzem a biomassa, o potencial de desova e as capturas no futuro a níveis inferiores aos de segurança. Ela pode ser de crescimento, quando ocorre decréscimo no número de recrutas pelo excesso de captura dos indivíduos jovens, não lhes dando chance de crescer; de recrutamento, quando se constata decréscimo no estoque reprodutor, pelo excesso de captura dos reprodutores, não lhes dando oportunidade de contribuir para a reposição do estoque; ou ecossistêmica, quando a composição e dominância das espécies são significativamente modificadas pela pesca.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q3225411 Biologia

Julgue o item que se segue, considerando que populações pequenas estão sujeitas à perda de variabilidade genética, a qual pode ser minimizada por ações de manejo com o acréscimo de indivíduos oriundos de outras populações in situ ou ex situ.


O coeficiente de endocruzamento é a probabilidade de herdar alelos idênticos por estado.

Alternativas
Q3225406 Biologia

A respeito do papel da genética de populações na conservação da biodiversidade, julgue o item a seguir.


A heterozigose média — também conhecida como heterozigosidade média — observada em uma população para dado locus é diretamente proporcional à quantidade de loci polimórficos na espécie.

Alternativas
Q3225405 Biologia

A respeito do papel da genética de populações na conservação da biodiversidade, julgue o item a seguir.


O endocruzamento aumenta os homozigotos na população, o que, potencialmente, leva à redução da reprodução e da sobrevivência, devido ao desmascaramento de alelos deletérios.

Alternativas
Q3225364 Biologia

Julgue o item a seguir, relacionado à caracterização do bioma caatinga e à conservação e ao uso de recursos genéticos vegetais.


Os peixes são o grupo com maior endemismo na caatinga, devido a uma combinação de fatores ecológicos, geográficos e evolutivos, entre os quais está o isolamento dos rios.

Alternativas
Q3196086 Biologia
Assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3177480 Biologia
Como a invasão de espécies exóticas impacta as florestas nativas?
Alternativas
Q3176950 Biologia
Ao longo da vida, um indivíduo normalmente interage com muitos membros de sua espécie. As interações com parceiros, prole, outros parentes e indivíduos não aparentados em uma espécie são conhecidas como comportamentos sociais. Como a maioria dos comportamentos, os sociais têm uma base genética e estão, portanto, sujeitos à seleção natural. Como resultado, muitos tipos de comportamentos sociais evoluíram para favorecer a coesão de grupos familiares e populações de organismos. Com base nas interações sociais e os comportamentos associados à vida em grupo, analise as assertivas abaixo:

I. O efeito de diluição é um benefício da vida social, no qual grupos grandes de presas têm uma probabilidade reduzida de serem mortos por predadores, necessidade diminuída de vigilância individual e capacidade ampliada para encontrar alimentos e parceiros.
II. O altruísmo pode ser favorecido pela seleção natural quando o receptor de uma ação altruísta for um parente próximo do doador, aumentando a aptidão inclusiva do indivíduo.
III. Espécies eussociais são exclusivas de organismos haplodiploides, como abelhas, formigas e vespas, sendo inexistentes em espécies diploides.
IV. Entre os custos da vida social, estão o aumento da visibilidade para predadores, o maior risco de transmissão de parasitos e patógenos e o aumento na competição por alimentos.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3176927 Biologia
A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) é reconhecida mundialmente como a principal referência para o monitoramento e classificação de espécies ameaçadas de extinção. Para avaliar o risco de extinção, a IUCN estabelece critérios rigorosos e quantitativos que fundamentam a categorização das espécies. Com base nos critérios utilizados pela IUCN, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um critério empregado na avaliação do risco de extinção de espécies. 
Alternativas
Q3173571 Biologia

Estabilidade num significado restrito pode representar uma tendência das duas populações atingirem tamanhos de equilíbrios invariantes nos sistemas predador-presa.

As populações de ambos também podem oscilar em ciclos estáveis, contudo a presença de ciclos indica a influência de fatores desestabilizantes.


Fonte: Ricklefs, R.E. A Economia da Natureza. Quinta edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003.


Dentre as alternativas abaixo, identifique e assinale a opção CORRETA como um fator que tende a reduzir a amplitude do ciclo predador-presa e assim promover a estabilidade destas populações.

Alternativas
Q3172348 Biologia
Analise os itens a seguir em relação e assinale a alternativa correta.
As principais comunidades que habitam o ambiente aquático são:

I - Plâncton: é a comunidade de organismos que apresenta movimentação própria, sendo representada principalmente pelos peixes. Além do seu significado ecológico, situando-se no topo da cadeia alimentar, os peixes servem como fonte de proteínas para a população e podem atuar como indicadores da qualidade da água.
II – Nécton: organismos sem movimentação própria, que vivem em suspensão na água, podendo ser agrupados em fitoplâncton (algas, bactérias) e zooplâncton (protozoários, rotíferos, crustáceos). A comunidade planctônica exerce papel fundamental na ecologia aquática, tanto na construção da cadeia alimentar quanto na condução de processos essenciais, como a produção de oxigênio e a decomposição da matéria orgânica
Alternativas
Q3152266 Biologia
Existe um fenômeno que pode promover alterações na frequência de alelos pelo movimento de indivíduos de uma população para outra. Esse fenômeno envolve a interação com populações de uma mesma espécie, mas não se relaciona a colonização de um novo local. A esse fenômeno denomina-se:
Alternativas
Q3152264 Biologia
São lugares onde muitas espécies atingem os limites de suas distribuições. Eles representam as fronteiras entre diferentes comunidades fechadas. São especialmente relevantes onde diferenças físicas agudas separam comunidades diferentes. Essas diferenças ocorrem na interface entre a maioria dos ambientes terrestres e aquáticos, especialmente os marinhos e onde as formações geológicas subjacentes fazem com que o conteúdo mineral dos solos mude repentinamente.
Fonte: Ricklefs, R.E. A Economia da Natureza. Quinta edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003.

O texto acima refere-se ao:
Alternativas
Q3152261 Biologia
A distribuição de indivíduos numa população descreve a distância relativa entre um e outro. Num padrão, os indivíduos encontram-se aninhados em grupos distintos (I), em outro uniformemente espaçados, onde cada indivíduo mantém uma distância mínima entre si e seus vizinhos (II) e entre os extremos, existe aquele onde os indivíduos estão distribuídos homogeneamente por uma área sem qualquer dependência da proximidade com outros (III).
Fonte: Ricklefs, R.E. A Economia da Natureza. Quinta edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003.

Os tipos de distribuição dos indivíduos dentro de uma população estão corretamente representados em:
Alternativas
Q3273940 Biologia
As endemias possuem uma série de características que permitem diferenciá-las de outras ocorrências. Assim, em relação à sua periodicidade, é possível afirmar que elas são relativamente:
Alternativas
Q3229801 Biologia
“Você já deve ter ouvido falar que se as abelhas sumirem, nós, seres humanos, também sumiríamos da Terra. Mas por quê? Qual é o real impacto que a vida das abelhas tem no ciclo de vida da natureza? Ecoa conversou com dois pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e eles dizem que, não, a situação não seria tão fatídica assim. Não seria o fim de nossa vida, mas, de certa forma, seria o fim de como a nossa vida é hoje. Sem as abelhas muitas coisas poderiam ser alteradas, produtos ficariam mais caros e até mesmo o chocolate poderia desaparecer....” 
Fonte: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimasnoticias/2023/07/09/e-verdade-que-o-fim-das-abelhasseria-o-fim-tambem-da-nossavida.htm?cmpid=copiaecola

As abelhas possuem uma relação de hierarquia, onde cada grupo ou indivíduo (no caso da rainha) promove e recebe benefícios da comunidade. A relação ecológica (I) entre as abelhas e o nível de organização (II) entre os indivíduos que compõem a colmeia é chamado de, respectivamente: 
Alternativas
Q3229800 Biologia
“A costa brasileira enfrenta um grave problema ambiental que ameaça a biodiversidade marinha e o equilíbrio ecológico do litoral: o branqueamento de corais. Esse fenômeno ocorre devido à elevação da temperatura da superfície do oceano, resultando na expulsão de microalgas que vivem dentro dos corais e são essenciais para sua sobrevivência. A situação já é crítica em estados como Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia. Em Santa Catarina, embora o cenário seja menos severo, alguns sinais de alteração na coloração dos corais foram observados na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, onde o Laboratório de Ecologia de Ambientes Recifais (LabAR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza monitoramento.” 
Fonte: https://noticias.ufsc.br/tags/corais/ 

Que tipo de relação ocorre com as algas e corais?  
Alternativas
Q3201015 Biologia
O funcionamento dos ecossistemas passa pela manutenção do fluxo de energia e do ciclo de materiais, desdobrado numa série de processos e relações energéticas, sendo a população uma importante unidade funcional nesse processo.
Na ecologia, o conceito de população consiste em um:
Alternativas
Q3180098 Biologia
Uma comunidade é composta por um conjunto de populações de diferentes espécies que vivem em um mesmo espaço geográfico, chamado de biótopo. Um dos principais parâmetros a ser analisado a respeito da dinâmica de uma população é a estrutura populacional. Abaixo estão alguns exemplos do parâmetro estrutura populacional, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: E
4: E
5: C
6: C
7: C
8: C
9: C
10: A
11: D
12: D
13: B
14: B
15: A
16: B
17: E
18: B
19: B
20: C