Questões de Concurso
Sobre dinâmica de populações em biologia
Foram encontradas 310 questões
Estabilidade num significado restrito pode representar uma tendência das duas populações atingirem tamanhos de equilíbrios invariantes nos sistemas predador-presa.
As populações de ambos também podem oscilar em ciclos estáveis, contudo a presença de ciclos indica a influência de fatores desestabilizantes.
Fonte: Ricklefs, R.E. A Economia da Natureza. Quinta edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003.
Dentre as alternativas abaixo, identifique e assinale a opção CORRETA como um fator que tende a reduzir a amplitude do ciclo predador-presa e assim promover a estabilidade destas populações.
Fonte: Ricklefs, R.E. A Economia da Natureza. Quinta edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003.
O texto acima refere-se ao:
Fonte: Ricklefs, R.E. A Economia da Natureza. Quinta edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003.
Os tipos de distribuição dos indivíduos dentro de uma população estão corretamente representados em:
Sobre a dinâmica de pequenas populações, assinale a alternativa incorreta.
Com base na teoria da evolução por seleção natural, o que é mais provável que aconteça com a população desses sapos ao longo do tempo?
Fonte: Conservação da biodiversidade: legislação e políticas públicas/ Roseli Senna Ganem (org.). Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2010.
Assinale a alternativa que apresenta a denominação correta, conforme Wilson (1994), para o conjunto de populações de uma espécie integradas por processos migratórios:
Fonte: Lopes, Sônia. Bio: volume único. São Paulo: Saraiva, 2004.
Assinale a alternativa que denomina corretamente esse conjunto de fatores:
Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/ptbr/assuntos/biodiversidade/pan/pan/pan-mutum-de-alagoas/1-ciclo/pan-mutumde-alagoas-livro.pdf ).
De acordo com os conceitos de evolução biológica, a unidade evolutiva fundamental para programas de conservação e estudos taxonômicos e genéticos é
Adaptador de: https://www.ufrgs.br/faunadigitalrs/mamiferos/ordem-carnivora/familia-canidae/lobo-guarachrysocyon-brachyurus/.
Com base no texto acima, ao descrever as características do lobo-guará, estamos falando sobre:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. A competição de interferência é uma interação antagonista direta entre competidores, podendo ocorrer por meios comportamentais ou químicos. II. Na competição de exploração, os indivíduos competem diretamente através de efeitos mútuos sobre os recursos compartilhados. III. No caso de competição assimétrica, uma espécie explora determinado recurso de forma mais eficiente do que outra, a qual poderá persistir no ambiente se substituir o recurso disputado por outro.
Um biólogo cultivou as espécies de bactérias heterotróficas I (linha contínua) e II (linha pontilhada) separadamente (gráfico A); depois as cultivou reunidas (gráfico B), fornecendo-lhes diariamente as mesmas condições físicas de insolação, temperatura, ... e as mesmas quantidades de alimentação. Observe as curvas de crescimento populacional das espécies nas duas situações:
Com base na observação dos gráficos, assinale a afirmativa correta.
Nos ecossistemas terrestres, a produtividade primária média, por m2 e por ano, é cerca de três vezes maior que a dos ecossistemas marinhos. Contudo, a produtividade primária total dos ecossistemas terrestres e marinhos é aproximadamente igual. Considerando esses dados, analise as afirmativas a seguir.
I. A área dos oceanos e cerca de três vezes maior que a área da terra firme, o que compensa a maior produtividade dos ecossistemas terrestres, igualando a produtividade total nos dois ambientes.
II. Nos oceanos existem algumas áreas de ressurgência nas quais a produtividade primária é muito alta em função da ascensão da água profunda carregada de nutrientes.
III. A maior parte da produtividade primária dos oceanos se origina de plantas herbáceas cujas sementes se fixam nas zonas de pouca profundidade.
Assinale:
A soja transgênica foi criada por meio da introdução de genes responsáveis pela síntese de uma determinada enzima nas células das plantas de soja. Esse gene torna as plantas resistentes aos efeitos do herbicida glifosato que, borrifado sobre a plantação, penetra pelas folhas, destruindo apenas as ervas daninhas não resistentes ao herbicida. O uso do herbicida tem o objetivo de eliminar plantas invasoras que dificultam a cultura da soja.
A cultura desse tipo de soja transgênica acarreta