Questões de Concurso Comentadas sobre esponjas e cnidários em biologia

Foram encontradas 62 questões

Q3117681 Biologia
Existem três tipos morfológicos de esponjas: asconoide, siconoide e leuconoide. No tipo asconoide, o fluxo de água de dentro do organismo é mais lento que nos demais, pois a espongiocele é mais ampla em relação à superfície ocupada pelos coanócitos. Quais adaptações os demais grupos tiveram para o aumento do fluxo de água? Julgue os itens a seguir:
I.Aumento da área ocupada pelos coanócitos. II.Redução da espongiocele. III.Presença de amebócitos flagelados.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3049628 Biologia
A maioria dos cnidários são marinhos, com alguns representantes de água doce. Diferem das esponjas quanto à mobilidade, pois, enquanto todas são sésseis (fixas), os cnidários têm indivíduos que se deslocam na água e indivíduos fixos. Os cnidários sésseis são chamados pólipos e os que se movimentam na água são chamados medusas, popularmente conhecidas como águas-vivas. Entre os cnidários, é muito comum a ocorrência de reprodução com alternância de gerações ou metagênese. A alternância que ocorre é entre uma fase de pólipo, em que há reprodução assexuada, e uma de medusa, em que há reprodução sexuada. Em quais classes dos Cnidários a seguir há ocorrência de metagênese?
Alternativas
Q2500353 Biologia
Os poríferos, representados pelas esponjas, são metazoários que apresentam seus corpos constituídos por células que ocupam uma matriz gelatinosa e esponjosa, que é enrijecida pela presença de espículas que podem ser constituídas de carbonato de cálcio, colágeno ou mesmo sílica. Na natureza, esses animais são mais comumente encontrados sob três formas distintas: asconoide, siconoide e leuconoide, como mostra a figura abaixo:
Imagem associada para resolução da questão

Considerando o que mostra a figura sobre a estrutura desses três tipos arquitetônicos das esponjas, é correto afirmar que
Alternativas
Q2500340 Biologia
O filo Porífera compreende metazoários bentônicos com grau celular de organização. Esses organismos apresentam células especializadas em uma determinada função, mas sem uma forte associação coletiva entre elas. No passado, as espículas eram o principal fator usado na classificação das esponjas. Atualmente, sabe-se que algumas esponjas não possuem espículas e esse fator de classificação passou a não ser mais utilizado. Assim, dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta de forma correta a Classe de poríferos que não possui espículas e como se caracteriza o seu esqueleto.
Alternativas
Q2500335 Biologia
O filo Ctenophora, assim como os cnidários, compreende um grupo de animais diblásticos, de simetria radial, caracterizado por animais translúcidos e bioluminescentes. Diferente dos cnidários, os ctenóforos, em geral, não apresentam nematocistos, exceto uma única espécie, a Haeckelia rubra. No entanto, os ctenóforos apresentam uma diferença básica com relação aos cnidários, que é
Alternativas
Ano: 2020 Banca: IDECAN Órgão: IF-RR Prova: IDECAN - 2020 - IF-RR - Professor - Biologia |
Q2425101 Biologia

Ao longo do processo evolutivo, alguns organismos sofreram transformações que lhes possibilitaram maiores chances de sobrevivência no meio ambiente, ajustando-se morfologicamente e fisiologicamente ao ecossistema em que vivem. O aposematismo, a alelopatia, os nectários extraflorais e os cnidoblastos são exemplos de adaptações, respectivamente,

Alternativas
Q2378606 Biologia
Caracterizam as esponjas, EXCETO:
Alternativas
Q2372832 Biologia
“As esponjas são seres vivos que apresentam poder de regeneração. Pequenos pedaços delas podem regenerar por completo esponjas inteiras. Essa capacidade permite a elas que apresentem vários tipos de reproduções assexuadas como, por exemplo, ____________________, em que pequenos pedaços separados, eventualmente, do corpo podem formar novas esponjas, ou por _______________, onde uma esponja inicial produz uma projeção no corpo, que pode se soltar originando um novo indivíduo; porém, em muitas espécies, as projeções não se separam, originando colônias.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. 
Alternativas
Q2347285 Biologia
Um recife de coral é uma estrutura rochosa, rígida, resistente à ação mecânica das ondas e correntes marinhas, e construída por organismos marinhos (animais e vegetais) portadores de esqueleto calcário.Os recifes se encontram ameaçados por fatores causados pelo homem ou por estresse natural. O drástico aumento das temperaturas e da acidez dos oceanos são grandes causadores do desequilíbrio desses ecossistemas. A elevação da temperatura ocasiona o branqueamento dos corais, sendo ele uma resposta ao estresse, levando a morte dos indivíduos. O evento de branqueamento ocorre através do processo de expulsão das:
Alternativas
Q2314067 Biologia
Quando as esponjas morrem, as gêmulas são liberadas, podendo:
Alternativas
Q2211059 Biologia
Os nematocistos são cápsulas encontradas em células exclusivas de um filo de animais, que participam da defesa contra predadores e da captura de presas.
Os nematocistos são encontrados no filo dos
Alternativas
Q2168097 Biologia
Em qual alternativa a relação Grupo – Característica está INCORRETA?
Alternativas
Q2130562 Biologia
Esse filo apresenta estruturas similares a corações laterais, que consistem em tubos musculares contráteis rudimentares. Esses tubos realizam contrações rítmicas que bombeiam o líquido sanguíneo para diversas regiões do corpo. O filo com tais características é nomeado:
Alternativas
Q2130558 Biologia
Assinale a alternativa que apresenta um grupo animal que possui simetria radial e um esqueleto calcário interno.
Alternativas
Q2130555 Biologia
Os corais preferem águas rasas e quentes, sendo por isso abundantes nos mares tropicais, onde formam recifes. Os corais pertencem ao filo:
Alternativas
Q2130552 Biologia
Trata-se de um filo que reúne animais exclusivamente marinhos, considerados pelos cientistas os mais aparentados com os cordados. Seus representantes mais conhecidos são estrela-do-mar, ouriços-domar, as bolachas-do-mar e os pepinos-do-mar. Assinale a alternativa que nomeia corretamente esse grupo.
Alternativas
Q1992615 Biologia
Corais do gênero Tubastraea (Cnidaria, Anthozoa, Scleractinia, Dendrophylliidae) são azooxantelados que crescem em recifes de coral e costões rochosos tropicais. Nativos dos oceanos Pacífico e Índico, hoje algumas espécies são consideradas cosmopolitas, sendo amplamente distribuídas em águas tropicais do Atlântico, Pacífico e Índico, encontrados inclusive na costa brasileira.
O gênero Tubastraea é conhecido popularmente por coral-sol. Assinale a alternativa que apresenta suas características biológicas.
Alternativas
Q1991843 Biologia
Os ctenóforos compreendem um grupo de invertebrados marinhos com características singulares, todavia, suas relações filogenéticas ainda são imprecisas. Das assertivas abaixo, assinale a que apresenta um animal desse grupo. 
Alternativas
Q1944924 Biologia
Os cnidários vivem em ambientes aquáticos. A maioria é marinha, embora existam hidras e outros poucos representantes de água doce. Os grandes avanços desse filo são a cavidade digestória e o sistema nervoso. Sobre os cnidários, analise as assertivas abaixo.
I. Os cnidários possuem duas formas estruturais: pólipo e medusa;
II. Os cnidários são triblásticos, porque possuem três folhetos embrionários;
III. Os cnidários são dioicos, em sua maioria, embora existam formas monoicas.
Marque a opção que contêm as assertivas CORRETAS:
Alternativas
Q1922522 Biologia

Palythoa (zoantídeo) e Mussismilia (coral pétreo) são dois gêneros de cnidários da Ordem Scleractiniaria, muito presentes na costa tropical e quente temperada do Brasil. Esses dois animais já estão sendo afetados por mudanças globais, como o aumento de temperatura da água do mar e a acidificação dos oceanos.


Qual a semelhança e a diferença da biologia desses cnidários em resposta a essas mudanças?

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: A
5: D
6: B
7: D
8: C
9: C
10: B
11: A
12: C
13: A
14: C
15: A
16: C
17: C
18: A
19: C
20: B