Questões de Concurso Sobre evolução biológica em biologia

Foram encontradas 542 questões

Q3283682 Biologia
Julgue o item subsecutivo, relativos a cooptação evolutiva e fatores biológicos determinantes de riscos de extinção.

A baixa fecundidade é o principal fator determinante para a extinção de todos os táxons.
Alternativas
Q3283681 Biologia
Julgue o item subsecutivo, relativos a cooptação evolutiva e fatores biológicos determinantes de riscos de extinção.

Os órgãos vestigiais, que surgem de um processo natural sem interferência nos genes e se caracterizam como estruturas funcionais, são evidências de cooptação evolutiva.
Alternativas
Q3283679 Biologia
Julgue o item subsecutivo, relativos a cooptação evolutiva e fatores biológicos determinantes de riscos de extinção.

A cooptação evolutiva pode ocorrer em nível molecular, como no caso das proteínas que são originárias de outras proteínas preexistentes e estão presentes no cristalino dos olhos de vertebrados. 
Alternativas
Q3283678 Biologia
A respeito de padrões evolutivos na classificação e taxonomia animal e vegetal, julgue o próximo item.

Convergência é definida como um tipo de homoplasia na qual duas espécies não relacionadas filogeneticamente (sem parentesco próximo) desenvolvem características devido a pressões seletivas idênticas.
Alternativas
Q3283677 Biologia
A respeito de padrões evolutivos na classificação e taxonomia animal e vegetal, julgue o próximo item.

Divergência consiste em um padrão evolutivo no qual duas espécies variam morfologicamente, mas mantêm a mesma distância morfológica, com base em uma genética herdada de parentesco não muito distante.
Alternativas
Q3265511 Biologia
Os cladogramas são ferramentas essenciais na sistemática filogenética, pois representam as relações evolutivas entre diferentes grupos de organismos com base em características compartilhadas. Observe o cladograma a seguir (Figura 1), que ilustra as relações filogenéticas entre os grupos A, B, C e D, bem como as apomorfias indicadas pelos números 1, 2 e 3. Com base na Figura 1, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 


Imagem associada para resolução da questão



( ) O grupo formado por B mais os ramos que inclui (C+D) é monofilético, sendo definindo pela apomorfia 2.
( ) Se considerarmos apenas as linhagens B+C, elas são parafiléticas, pois excluem a linhagem D, que compartilha um ancestral comum com essas linhagens.
( ) O grupo A é considerado polifilético, pois inclui linhagens de origens distintas.
( ) Os grupos C e D são considerados grupos irmãos, pois compartilham exclusivamente um nó ancestral.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3265507 Biologia
A classificação biológica agrupa os organismos vivos com base em suas características, similaridades e relações evolutivas. Considerando os conceitos da Escola de Classificação Gradista (Evolutiva Clássica), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3265434 Biologia
Qual dos clados abaixo é considerado o grupo mais basal dentro das angiospermas?
Alternativas
Q3265433 Biologia
Sobre a evolução das plantas com sementes e as adaptações para a vida terrestre, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A redução do gametófito nas plantas com sementes permitiu que ele se desenvolvesse dentro do esporófito parental, protegendo-o de estresses ambientais como a radiação UV e a dessecação.

( ) A heterosporia, característica das plantas com sementes, envolve a produção de dois tipos de esporos: megásporos, que originam gametófitos femininos, e micrósporos, que originam gametófitos masculinos.

( ) O grão de pólen é formado apenas pelo gametófito masculino.

( ) As sementes são estruturas multicelulares que contêm um embrião, reservas de alimento e um revestimento protetor, o que lhes confere vantagens adaptativas em relação aos esporos unicelulares.

( ) A presença de tegumentos no óvulo das plantas com sementes é uma adaptação que protege o megasporângio, sendo que as angiospermas possuem dois tegumentos, enquanto as gimnospermas possuem apenas um.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3265430 Biologia
Com base nos fundamentos de sistemática vegetal, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3265422 Biologia
Estudos filogenéticos indicam que os fungos descendem de um ancestral flagelado. Embora a maioria das espécies de fungos não possua flagelos, duas linhagens com posição mais basal na filogenia ainda apresentam essa característica. São linhagens de fungos com flagelo:
Alternativas
Q3259843 Biologia
Em razão dos recursos limitados, organismos com características hereditárias que favoreçam a sobrevivência e a reprodução tendem a deixar mais descendentes do que os demais, o que faz com que essas características aumentem em frequência ao longo das gerações. Tal ideia evolutiva desenvolvida pelo cientista Charles Darwin é cientificamente denominada:
Alternativas
Q3231701 Biologia
A teoria da evolução é um dos pilares da biologia moderna, o que justifica, ao longo do tempo, diversas ideias terem sido propostas sobre o processo evolutivo. Acerca das ideias evolucionistas, analise as afirmativas a seguir.

I O Lamarckismo defende que as espécies evoluem por meio da seleção natural, em que os indivíduos mais aptos sobrevivem e se reproduzem, enquanto os mais fracos são eliminados.
II O Darwinismo propõe que as características favoráveis tendem a ser preservadas e as desfavoráveis, destruídas. Assim, organismos adquirem características novas durante a vida, que são transmitidas para a próxima geração.
III A teoria de Lamarck sugere que as mudanças adquiridas ao longo da vida de um organismo podem ser herdadas por seus descendentes, como a ideia de que o pescoço das girafas se alongou ao longo do tempo devido à necessidade de alcançar folhas altas.
IV A Teoria de Darwin afirma que a evolução ocorre apenas por mutações aleatórias, sem a influência da seleção natural ou deriva genética.

Das afirmativas, estão corretas
Alternativas
Q3225369 Biologia

No que concerne à filogeografia e vegetação da caatinga, julgue o item que se segue. 


O período pleistoceno, caracterizado por oscilações climáticas significativas com alternância de períodos secos e úmidos, é dispensável para os estudos da filogeografia da caatinga.

Alternativas
Q3210465 Biologia
Charles Darwin e Jean-Baptiste Lamarck apresentaram explicações distintas para o processo de evolução dos seres vivos. Considerando os princípios fundamentais de ambas as teorias, analise as assertivas abaixo:
I. Lamarck defendeu que as características adquiridas ao longo da vida de um organismo são transmitidas à próxima geração, um conceito conhecido como "lei do uso e desuso".
II. A teoria de Darwin tem como ideia central a seleção natural, isto é, em uma população, indivíduos com características mais adaptativas ao ambiente têm maior probabilidade de sobreviver e reproduzir.
III. Tanto Lamarck quanto Darwin concordavam que o ambiente desempenha um papel crucial no processo de evolução, porém discordavam sobre como atuava.
IV. Apesar das similaridades, as teorias são mutuamente excludentes e não possuem pontos de convergência na explicação do processo evolutivo.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q3208825 Biologia
Atualmente, a Filogenia – história evolutiva das espécies – é a base da classificação dos seres vivos.
Observe os grupos destacados nos cladogramas a seguir: 


Imagem associada para resolução da questão



São considerados agrupamentos artificiais 
Alternativas
Q3208820 Biologia
As transformações nas características dos seres vivos caracterizam um fenômeno complexo, que está associado a adaptações a diferentes ambientes e à origem da biodiversidade que hoje conhecemos. Entre os processos fundamentais que impulsionaram essas mudanças, encontram-se a evolução convergente e a irradiação adaptativa, associadas ao surgimento de características análogas e homólogas.
Analise as afirmativas abaixo, colocando V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) Características análogas resultam de um processo de evolução divergente em que diferentes grupos evoluem com características semelhantes devido a pressões ambientais semelhantes.
( ) Estruturas homólogas possuem uma origem evolutiva comum e podem apresentar funções distintas em diferentes organismos, como é o caso dos membros anteriores de vertebrados e suas variações funcionais.
( ) A presença de asas em morcegos e em insetos é um exemplo de característica análoga, pois essas asas evoluíram de forma independente em grupos não relacionados.
( ) Características homólogas, como ossos do braço em humanos, membros anteriores em cães e nadadeiras peitorais em baleias, são evidências de um ancestral comum e demonstram um processo de evolução convergente.
( ) A evolução convergente, que resulta em características análogas, ocorre quando organismos relacionados desenvolvem características semelhantes devido à adaptação a ambientes diferentes.
( ) Características análogas podem fornecer evidências sobre a adaptabilidade dos organismos a ambientes semelhantes, enquanto características homólogas fornecem evidências sobre a ancestralidade comum.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3208809 Biologia
A separação do supercontinente Gondwana ocorreu de forma gradual ao longo de milhões de anos, influenciando a evolução e diversificação dos seres vivos. Entre os mamíferos, a separação da Austrália da América do Sul e Antártica, há aproximadamente 100 milhões de anos, isolou populações, incluindo os ancestrais dos monotremados, os quais mantêm características distintas dos mamíferos que evoluíram em outros continentes.
É uma diferença evolutiva importante entre os grupos de mamíferos monotremados e os mamíferos placentários quando
Alternativas
Q3208803 Biologia
A alteração na frequência gênica das populações ao longo do tempo é uma das características do processo de evolução. Essas alterações podem determinar mudanças na frequência de genótipos e/ou fenótipos. Após a morte de Charles Darwin, as discussões sobre mecanismos evolutivos foram acirradas; entre os pontos discutidos, destaca-se o papel da seleção natural e da deriva genética.
A descrição correta do efeito da seleção natural e da deriva genética sobre a frequência gênica é aquela em que a 
Alternativas
Q3208801 Biologia
A origem das espécies é uma questão fundamental da Biologia. Entre os debates ocorridos ao longo do século 20, destaca-se a importância do contexto geográfico e ecológico envolvidos na origem de novas espécies. Nos dias atuais, a importância desses dois fatores é reconhecida nos diferentes cenários que levam à especiação.
A diferença entre especiação alopátrica e especiação simpátrica é aquela em que a
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: C
5: E
6: D
7: C
8: A
9: C
10: A
11: C
12: A
13: A
14: E
15: B
16: A
17: C
18: B
19: B
20: A