Questões de Concurso Sobre evolução biológica em biologia

Foram encontradas 509 questões

Q3108545 Biologia
Há caracteres que se assemelham simplesmente por exercerem a mesma função, mas não derivam de modificações de estruturas semelhantes, já existentes em um ancestral comum. São as chamadas estruturas: 
Alternativas
Q3084835 Biologia

São evidências da evolução:


1. Cor


2. Fósseis


3. Homologias


4. Órgãos vestigiais


5. Morfologia externa


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q3056462 Biologia
Caminhando em sentido oposto ao pensamento tipológico, Darwin formulou um novo modo de pensamento. Trata-se da concepção que defende que não “há dois indivíduos numa biopopulação, nem mesmo gêmeos idênticos, que sejam de fato idênticos.  [...] É essa variação entre os indivíduos particularmente diferentes que tem realidade, ao passo que o valor estatístico mediano calculado dessa variação é uma abstração. A novidade representada por esse conceito se tornou clara quando o próprio Darwin por vezes resvalou para o pensamento tipológico. Foi esse o motivo de não ter conseguido resolver o problema da origem das novas espécies” (MAYR, 2005, p. 104). O conceito aqui referido é, portanto, o de
Alternativas
Q3052599 Biologia
    Uma das aplicabilidades práticas diretas da evolução biológica é propor e realizar programas de preservação de espécies, como o “Plano de ação para a conservação do mutum de Alagoas”, uma espécie fundamental para a dispersão de sementes na Zona da Mata Nordestina.

Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/ptbr/assuntos/biodiversidade/pan/pan/pan-mutum-de-alagoas/1-ciclo/pan-mutumde-alagoas-livro.pdf ).

De acordo com os conceitos de evolução biológica, a unidade evolutiva fundamental para programas de conservação e estudos taxonômicos e genéticos é
Alternativas
Q3052585 Biologia
A partir de registros fósseis, sabe-se que, no Período Jurássico, há 200 milhões de anos, havia cerca de 300 famílias de insetos; enquanto entre os tetrápodes havia cerca de 100 famílias. A partir do Período Cretáceo até o Terciário, o número de famílias de insetos quadruplicou, enquanto o número de Famílias de quadrúpedes apenas dobrou. Assim, percebe-se que os insetos constituem um grupo bastante bem-sucedido na conquista do ambiente terrestre. Uma das características que possibilitou essa adaptação foi a presença de
Alternativas
Q3052583 Biologia
Em uma aula de evolução biológica, o professor indicou a leitura crítica de uma parte do livro “A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural, ou a Preservação das Raças Favorecidas na Luta pela Vida” de Charles Darwin, 1859. Após a leitura do trecho, um estudante tenta resumir as ideias propostas e pergunta: “Mas, afinal, professor, o que é necessário para que surja uma espécie?”. Sua resposta, como professor, seria 
Alternativas
Q3052582 Biologia
Uma das temáticas que mais gera dúvidas entre os estudantes certamente é a aplicação do pensamento evolutivo darwiniano para explicar a origem e a diferenciação das espécies ao longo do tempo. Após um vídeo sobre o tema, cinco estudantes apresentaram suas conclusões sobre a teoria de Darwin-Wallace. Avalie as afirmações a seguir:

Renato: “A pressão do meio ambiente faz com que surjam características vantajosas nos indivíduos, tornando-os mais aptos”.
Mônica: “As espécies se adaptam ao meio ambiente a partir do desenvolvimento de características vantajosas àquele ambiente”.
Eduardo: “As características que aumentam a chance de sobrevivência do indivíduo se desenvolvem e se tornam mais comuns a cada geração”.
Bruno: “As características vantajosas surgem ao acaso, por meio de mutações e combinações genéticas, e são transmitidas de geração a geração”.
Isabela: “Os seres humanos sofrem adaptações evolutivas, por exemplo, quando viajam às montanhas e aumentam sua produção de hemoglobina em reposta ao ar rarefeito”.

Qual dos alunos apresentou uma afirmação correta?
Alternativas
Q3052574 Biologia
Um dos conceitos evolutivos do século XIX é o de que a ontogenia reflete a filogenia. Essa frase sugere que, durante o desenvolvimento de um organismo, este irá passar por cada uma das fases adultas da sua história evolutiva. Sobre este tema, aponte a alternativa correta.
Alternativas
Q3052089 Biologia
Sobre as características da história evolutiva da classe Insecta, analisar os itens.

I. O parasitismo é uma característica que evoluiu diversas vezes na evolução dos insetos.

II. Estes animais, por meio de irradiação adaptativa das espécies, conseguiram colonizar diversos tipos de hábitats e se adaptaram a diferentes nichos.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3051949 Biologia
Considere uma região em que um desfiladeiro, surgido por conta de uma falha geológica, separou em dois grupos a população de certa espécie de roedor. Com isso, não houve mais fluxo gênico entre os dois grupos.
No presente, por ação antrópica, os dois grupos voltaram a se encontrar, mas, agora, estão isolados reprodutivamente um do outro.
Sobre os dois grupos, assinale a afirmativa correta
Alternativas
Q3049646 Biologia
No sul da Flórida, o percevejo-do-saboeiro (Jadera haematoloma) se alimenta de sementes de uma planta nativa da família das sapindáceas, o balãozinho. Entretanto, na Flórida Central, o balãozinho se tornou raro. Com isso, nessa região, esses percevejos se alimentam das sementes da árvore-da-chuva-dourada (Koelreuteria elegans), espécie recém-introduzida da Ásia. A fruta da árvore-da-chuva-dourada consiste em três lóbulos chatos, e suas sementes estão bem mais próximas à superfície da fruta do que as sementes das frutas redondas e rechonchudas do balãozinho nativo. As populações que se alimentam na árvore-da-chuva-dourada resultaram em espécies de bicos mais curtos do que aquelas populações que se alimentam do balãozinho. Essa diferença entre as espécies em resposta à espécie introduzida é um exemplo de:
Alternativas
Q3049436 Biologia
A espécie humana moderna, Homo sapiens, apresenta semelhanças físicas e genéticas com grupo de espécies de primatas, mostrando um relacionamento muito próximo, pois compartilha um ancestral em comum que viveu entre 8 e 6 milhões de anos atrás. Essas espécies de primatas são
Alternativas
Q3049435 Biologia
A evidência científica mostra que os traços físicos e comportamentais compartilhados por todas as pessoas se originaram a partir de ancestrais simiescos e evoluíram ao longo de um período. Uma das primeiras características a definir traços humanos é o bipedalismo – a habilidade de andar sobre duas pernas. Os mais antigos hominídeos apareceram há cerca de 5 milhões de anos. Era um grupo diverso de espécies bípedes com cérebros pequenos, semelhantes aos dos símios conhecidos como:
Alternativas
Q3049433 Biologia
Doutrinas da Índia, da Babilônia e do Egito, na antiguidade, apontavam que serpentes crocodilos e rãs, eram manifestações da vontade dos deuses e, a partir do lodo dos rios, eram gerados de modo espontâneo, daí nasceu e desenvolveu-se a ideia da geração espontânea, segundo a qual todos os seres vivos se originam espontaneamente da matéria inorgânica. Até mesmo receitas para formar ratos, utilizando camisa suada e suja com grãos de trigo, foram criadas por um filósofo da natureza belga, conhecido por: 
Alternativas
Q3048429 Biologia
Com dentes em ambos os maxilares parece tanto um dinossauro bípede que provavelmente seria classificado como um, se não se houvesse reconhecido a impressão das penas. 

(MEDAWAR, P e MEDAWAR, J. De Aristóteles a Zoológicos: un diccionario filosófico de biología. México: Fondo de Cultura Económica, 1988) 


Em 1861, um fóssil, depois nomeado Archaeopteryx, foi encontrado em uma pedreira de calcário perto de Solnhofen, na Alemanha.
O Archaeopteryx é considerado por muitos autores como um fóssil de transição e sua importância é 
Alternativas
Q3048411 Biologia
A figura mostra uma árvore evolutiva de alguns grupos de cordados, baseada em características anatômicas e em sequências de DNA. Os números de 1 a 5 indicam o surgimento de uma novidade evolutiva que será compartilhada pelos membros de um clado em particular. 
(REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. Adaptado)



Imagem associada para resolução da questão


Com relação à árvore filogenética acima, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O número 2 representa o surgimento do âmnio, uma membrana extraembrionária contendo líquido, que envolve o embrião.

( ) O surgimento da homeotermia está representado pelo número 3. Os animais homeotérmicos utilizam uma fonte de calor externa para manter sua temperatura corporal constante.

( ) O número 5 pode indicar caracteres derivados que facilitam o voo, tais como a ausência de bexiga urinária.

As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q3034320 Biologia

O design inteligente supõe que existem estruturas biológicas que possuem complexidade irredutível, que é a ideia de que certos sistemas biológicos não podem ter evoluído de sistemas mais simples por meio de seleção natural. E, partindo desta suposição, conclui a existência de um misterioso 'designer' . [...] Quando confrontados com o fato de que a grande maioria das evidências atuais apontam para o processo evolutivo, os defensores do design inteligente contra-argumentam que basta uma prova para desbancar uma teoria.

Fonte: (Adaptado) FONSECA, C.R. Na contramão do pensamento científico. Ciência Hoje, CH358, 2019.


A partir deste contexto, analise as proposições a seguir:


I- Cabe a docentes de ciências refutar a ideia do design inteligente a partir de explicações que indiquem que não há evidências de design complexidade irredutível, como por exemplo, os olhos complexos, que evoluíram de forma independente em moluscos e em humanos.


II- Em uma abordagem moderna, deve-se considerar a ideia do design inteligente como uma teoria alternativa para explicação da design diversidade biológica, que, tal como a teoria criacionista, também utiliza a ideia de um criador para explicar o surgimento das peculiaridades das espécies.


III- Uma vez que há evidências que apontam para ideias convergentes tanto com a teoria evolutiva como com a do design inteligente, podemos dizer que elas são concorrentes para a explicação das estruturas biológicas.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q3025971 Biologia
A estrutura populacional de uma espécie é resultado da ação e das interações de uma série de mecanismos evolutivos e ecológicos. Até pouco tempo, o estudo desses mecanismos desenvolveu-se isoladamente. Porém, nos últimos anos, surgiu a biologia de populações, cuja abordagem é de particular interesse para a análise e interpretação de aspectos biológicos fundamentais relacionados à conservação de recursos da natureza, por meio do manejo sustentável. Com relação a esse tema, julgue o item seguinte. 
A estrutura populacional pode ser analisada por meio das curvas de sobrevivência, que mostram a associação entre crescimento, estabilidade e diminuição das populações. 
Alternativas
Q3020063 Biologia
Leia o texto abaixo:
Fósseis de 6 milhões de anos explicam evolução de “sexto dedo” dos pandas, que possibilitou dieta de bambu
A descoberta de fósseis de um ancestral do panda na província chinesa de Yunnan, permitiu que pesquisadores descobrissem como o mamífero utilizava um "sexto dedo" que lhe permite agarrar os talos de bambu que representam o principal alimento da dieta do urso. Os fósseis pertencem a um ancestral chamado Ailurarctos, que viveu na China entre seis e oito milhões de anos atrás e tinha um osso do pulso especialmente grande, chamado sesamoide radial.
Adaptado de: https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2022/07/fosseis-de-6-milhoes-de-anos-explicamevolucao-de-sexto-dedo-dos-pandas-que-possibilitou-dieta-de-bambu.ghtml.

A despeito do contexto evolucionista, o conceito que representa o texto acima é:
Alternativas
Q3020057 Biologia
Leia o texto abaixo:

Pesquisadores descobrem nova espécie de peixe na Ilha da Trindade
Localizada a mais de mil quilômetros da costa brasileira, a Ilha da Trindade foi palco para a descoberta de uma nova espécie de peixe do gênero Acyrtus – conhecido popularmente como peixe-ventosa – por pesquisadores da Ufes. O local faz parte do arquipélago Martin Vaz, que desperta o interesse dos estudiosos por sua biodiversidade. A novidade é o Acyrtus simon, uma espécie endêmica da região. O nome é uma homenagem a Thiony Simon, doutor em biologia animal pela Ufes, que faleceu em um mergulho durante seu pós-doutorado. A equipe responsável por organizar os estudos no local foi formada por pesquisadores do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP), do Laboratório de Ictiologia (IctioLab) da Ufes, do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da California Academy of Sciences, em colaboração com a Marinha do Brasil.
Adaptado de: https://ufes.br/conteudo/pesquisadores-descobrem-nova-especie-de-peixe-na-ilha-datrindade.

O mecanismo principal para que ocorra a formação de uma nova espécie é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: C
5: A
6: E
7: D
8: B
9: C
10: D
11: A
12: B
13: D
14: D
15: B
16: E
17: E
18: E
19: B
20: B