Questões de Concurso
Sobre evolução biológica em biologia
Foram encontradas 542 questões
A baixa fecundidade é o principal fator determinante para a extinção de todos os táxons.
Os órgãos vestigiais, que surgem de um processo natural sem interferência nos genes e se caracterizam como estruturas funcionais, são evidências de cooptação evolutiva.
A cooptação evolutiva pode ocorrer em nível molecular, como no caso das proteínas que são originárias de outras proteínas preexistentes e estão presentes no cristalino dos olhos de vertebrados.
Convergência é definida como um tipo de homoplasia na qual duas espécies não relacionadas filogeneticamente (sem parentesco próximo) desenvolvem características devido a pressões seletivas idênticas.
Divergência consiste em um padrão evolutivo no qual duas espécies variam morfologicamente, mas mantêm a mesma distância morfológica, com base em uma genética herdada de parentesco não muito distante.

( ) O grupo formado por B mais os ramos que inclui (C+D) é monofilético, sendo definindo pela apomorfia 2.
( ) Se considerarmos apenas as linhagens B+C, elas são parafiléticas, pois excluem a linhagem D, que compartilha um ancestral comum com essas linhagens.
( ) O grupo A é considerado polifilético, pois inclui linhagens de origens distintas.
( ) Os grupos C e D são considerados grupos irmãos, pois compartilham exclusivamente um nó ancestral.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A redução do gametófito nas plantas com sementes permitiu que ele se desenvolvesse dentro do esporófito parental, protegendo-o de estresses ambientais como a radiação UV e a dessecação.
( ) A heterosporia, característica das plantas com sementes, envolve a produção de dois tipos de esporos: megásporos, que originam gametófitos femininos, e micrósporos, que originam gametófitos masculinos.
( ) O grão de pólen é formado apenas pelo gametófito masculino.
( ) As sementes são estruturas multicelulares que contêm um embrião, reservas de alimento e um revestimento protetor, o que lhes confere vantagens adaptativas em relação aos esporos unicelulares.
( ) A presença de tegumentos no óvulo das plantas com sementes é uma adaptação que protege o megasporângio, sendo que as angiospermas possuem dois tegumentos, enquanto as gimnospermas possuem apenas um.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I O Lamarckismo defende que as espécies evoluem por meio da seleção natural, em que os indivíduos mais aptos sobrevivem e se reproduzem, enquanto os mais fracos são eliminados.
II O Darwinismo propõe que as características favoráveis tendem a ser preservadas e as desfavoráveis, destruídas. Assim, organismos adquirem características novas durante a vida, que são transmitidas para a próxima geração.
III A teoria de Lamarck sugere que as mudanças adquiridas ao longo da vida de um organismo podem ser herdadas por seus descendentes, como a ideia de que o pescoço das girafas se alongou ao longo do tempo devido à necessidade de alcançar folhas altas.
IV A Teoria de Darwin afirma que a evolução ocorre apenas por mutações aleatórias, sem a influência da seleção natural ou deriva genética.
Das afirmativas, estão corretas
No que concerne à filogeografia e vegetação da caatinga, julgue o item que se segue.
O período pleistoceno, caracterizado por oscilações climáticas significativas com alternância de períodos secos e úmidos, é dispensável para os estudos da filogeografia da caatinga.
I. Lamarck defendeu que as características adquiridas ao longo da vida de um organismo são transmitidas à próxima geração, um conceito conhecido como "lei do uso e desuso".
II. A teoria de Darwin tem como ideia central a seleção natural, isto é, em uma população, indivíduos com características mais adaptativas ao ambiente têm maior probabilidade de sobreviver e reproduzir.
III. Tanto Lamarck quanto Darwin concordavam que o ambiente desempenha um papel crucial no processo de evolução, porém discordavam sobre como atuava.
IV. Apesar das similaridades, as teorias são mutuamente excludentes e não possuem pontos de convergência na explicação do processo evolutivo.
Quais estão corretas?
Observe os grupos destacados nos cladogramas a seguir:

São considerados agrupamentos artificiais
Analise as afirmativas abaixo, colocando V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) Características análogas resultam de um processo de evolução divergente em que diferentes grupos evoluem com características semelhantes devido a pressões ambientais semelhantes.
( ) Estruturas homólogas possuem uma origem evolutiva comum e podem apresentar funções distintas em diferentes organismos, como é o caso dos membros anteriores de vertebrados e suas variações funcionais.
( ) A presença de asas em morcegos e em insetos é um exemplo de característica análoga, pois essas asas evoluíram de forma independente em grupos não relacionados.
( ) Características homólogas, como ossos do braço em humanos, membros anteriores em cães e nadadeiras peitorais em baleias, são evidências de um ancestral comum e demonstram um processo de evolução convergente.
( ) A evolução convergente, que resulta em características análogas, ocorre quando organismos relacionados desenvolvem características semelhantes devido à adaptação a ambientes diferentes.
( ) Características análogas podem fornecer evidências sobre a adaptabilidade dos organismos a ambientes semelhantes, enquanto características homólogas fornecem evidências sobre a ancestralidade comum.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
É uma diferença evolutiva importante entre os grupos de mamíferos monotremados e os mamíferos placentários quando
A descrição correta do efeito da seleção natural e da deriva genética sobre a frequência gênica é aquela em que a
A diferença entre especiação alopátrica e especiação simpátrica é aquela em que a