Questões de Biologia - Introdução aos estudos das Plantas para Concurso

Foram encontradas 699 questões

Q3069673 Biologia
Herbário é a coleção de espécies vegetais desidratados e catalogados, compondo assim, uma biblioteca vegetal. Amostras das plantas depositadas no herbário são montadas de forma especial, em folha de cartolina de tamanho padronizado, na qual se fixa uma etiqueta com informações sobre a planta que deu origem ao exemplar. Sobre o processo de prensagem é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3068537 Biologia
Na Fisiologia Vegetal, os elementos essenciais são aqueles que devem possuir alguns requisitos. Sobre isso, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) Na sua ausência, a planta não completa o ciclo de vida normal. Exemplo: o elemento é essencial se uma planta não produz sementes viáveis na sua ausência.
(__) Fazem parte de uma molécula da planta. Exemplo: um elemento como o magnésio faz parte da molécula de clorofila ou pode ser um cofator de uma enzima.
(__) A maioria dos elementos preenche ambos os requisitos citados nas asserções anteriores, pois é necessário preencher os dois para ser considerado como elemento essencial.
Fonte: Maria Terezinha Silveira Paulilo, Ana Maria Viana, Áurea Maria Randi. Fisiologia Vegetal. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q3068536 Biologia
 A sistemática, modernamente, tem utilizado algumas características fisiológicas particulares a certas plantas para classificá-las.
Fonte: Princípios de fisiologia vegetal: teoria e prática / organização Clovis Pereira Peixoto. Rio de Janeiro: Pod, 2020.
Sobre essa temática, analise as proposições a seguir:
I. Tamanho e formato das raízes das plantas.
II. Avaliação das propriedades físicas dos coloides das plantas, tendo como base o ponto isoelétrico e a migração cataforética.
III. Características dos grãos de amido de uma planta.

É exemplo de característica da fisiologia vegetal o que se apresenta em: 
Alternativas
Q3068535 Biologia
Em resposta ao estresse abiótico, as plantas podem ativar programas de desenvolvimento que alteram seu fenótipo, um fenômeno conhecido como plasticidade fenotípica. Essa plasticidade pode resultar em mudanças anatômicas adaptativas que capacitam as plantas a evitar alguns dos efeitos prejudiciais do estresse abiótico. Um exemplo importante de plasticidade fenotípica é a capacidade de alterar a forma foliar. Como coletores solares biológicos, as folhas devem ser expostas à luz solar e ao ar, o que as torna vulneráveis aos extremos ambientais. Assim, as plantas desenvolveram a capacidade de modificar a morfologia foliar de modo a permitir-lhes evitar ou mitigar os efeitos de extremos abióticos.
Fonte: Fisiologia e desenvolvimento vegetal [recurso eletrônico]/ Lincoln Taiz ... [et al.]; 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Sobre os mecanismos utilizados pelas folhas, analise os itens a seguir:
I. Enrolamento foliar.
II. Orientação foliar.
III. Adenopoptose foliar.
IV. Mudanças na área foliar.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3068531 Biologia
A botânica é o ramo da biologia que estuda as plantas. Acredita-se que as plantas tenham surgido a partir de um ancestral de algas verdes, pois existem características que as aproximam, mas também existem características que as diferenciam. Marque a seguir a alternativa correta no que diz respeito a uma característica que aproxima as algas e as plantas:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: C