Questões de Concurso
Sobre origem e evolução da vida em biologia
Foram encontradas 1.028 questões
A baixa fecundidade é o principal fator determinante para a extinção de todos os táxons.
Os órgãos vestigiais, que surgem de um processo natural sem interferência nos genes e se caracterizam como estruturas funcionais, são evidências de cooptação evolutiva.
A cooptação evolutiva pode ocorrer em nível molecular, como no caso das proteínas que são originárias de outras proteínas preexistentes e estão presentes no cristalino dos olhos de vertebrados.
Convergência é definida como um tipo de homoplasia na qual duas espécies não relacionadas filogeneticamente (sem parentesco próximo) desenvolvem características devido a pressões seletivas idênticas.
Divergência consiste em um padrão evolutivo no qual duas espécies variam morfologicamente, mas mantêm a mesma distância morfológica, com base em uma genética herdada de parentesco não muito distante.

( ) O grupo formado por B mais os ramos que inclui (C+D) é monofilético, sendo definindo pela apomorfia 2.
( ) Se considerarmos apenas as linhagens B+C, elas são parafiléticas, pois excluem a linhagem D, que compartilha um ancestral comum com essas linhagens.
( ) O grupo A é considerado polifilético, pois inclui linhagens de origens distintas.
( ) Os grupos C e D são considerados grupos irmãos, pois compartilham exclusivamente um nó ancestral.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A redução do gametófito nas plantas com sementes permitiu que ele se desenvolvesse dentro do esporófito parental, protegendo-o de estresses ambientais como a radiação UV e a dessecação.
( ) A heterosporia, característica das plantas com sementes, envolve a produção de dois tipos de esporos: megásporos, que originam gametófitos femininos, e micrósporos, que originam gametófitos masculinos.
( ) O grão de pólen é formado apenas pelo gametófito masculino.
( ) As sementes são estruturas multicelulares que contêm um embrião, reservas de alimento e um revestimento protetor, o que lhes confere vantagens adaptativas em relação aos esporos unicelulares.
( ) A presença de tegumentos no óvulo das plantas com sementes é uma adaptação que protege o megasporângio, sendo que as angiospermas possuem dois tegumentos, enquanto as gimnospermas possuem apenas um.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I O Lamarckismo defende que as espécies evoluem por meio da seleção natural, em que os indivíduos mais aptos sobrevivem e se reproduzem, enquanto os mais fracos são eliminados.
II O Darwinismo propõe que as características favoráveis tendem a ser preservadas e as desfavoráveis, destruídas. Assim, organismos adquirem características novas durante a vida, que são transmitidas para a próxima geração.
III A teoria de Lamarck sugere que as mudanças adquiridas ao longo da vida de um organismo podem ser herdadas por seus descendentes, como a ideia de que o pescoço das girafas se alongou ao longo do tempo devido à necessidade de alcançar folhas altas.
IV A Teoria de Darwin afirma que a evolução ocorre apenas por mutações aleatórias, sem a influência da seleção natural ou deriva genética.
Das afirmativas, estão corretas
A respeito do Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético (SisGen), julgue o próximo item.
O preenchimento do cadastro no SisGen requer informações detalhadas sobre o patrimônio genético acessado, incluindo as coordenadas georreferenciadas do local de obtenção in situ.
A respeito do Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético (SisGen), julgue o próximo item.
O SisGen permite acesso público a todas as informações sobre patrimônio genético e conhecimento tradicional associado, sem exceção.
A respeito do Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético (SisGen), julgue o próximo item.
Toda remessa de patrimônio genético para o exterior requer autorização prévia do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético.
No que concerne à filogeografia e vegetação da caatinga, julgue o item que se segue.
O período pleistoceno, caracterizado por oscilações climáticas significativas com alternância de períodos secos e úmidos, é dispensável para os estudos da filogeografia da caatinga.
Em relação ao disposto na Lei de Biossegurança bem como ao SISGEN, julgue o seguinte item.
As aplicações vigentes e futuras da Lei de Biossegurança na caatinga se restringem à produção de biocombustíveis derivados de plantas nativas.
Em relação ao disposto na Lei de Biossegurança bem como ao SISGEN, julgue o seguinte item.
O SISGEN é um sistema de gestão do acesso ao patrimônio genético e do conhecimento tradicional associado, importante para garantir o cumprimento da Lei de Acesso e Uso do Patrimônio Genético e promover pesquisas que envolvam recursos genéticos dos biomas brasileiros, como a caatinga.
Julgue o item a seguir, relacionado à caracterização do bioma caatinga e à conservação e ao uso de recursos genéticos vegetais.
A caatinga — que não é exclusivamente brasileira — é o bioma semiárido com a maior biodiversidade entre os demais biomas do planeta, possuindo centenas de espécies vegetais e animais, muitas delas endêmicas.