Questões de Concurso Sobre problemas ambientais e medidas de conservação em biologia

Foram encontradas 1.168 questões

Q3088524 Biologia
Sobre poluição atmosférica, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079589 Biologia

Diversas atividades humanas, de indústrias até o lixo doméstico, liberam metais pesados na natureza. São raras as localidades livres dessa contaminação e os oceanos acabam absorvendo uma grande parcela desses poluentes. Sua toxicidade representa um perigo não apenas para a vida marinha, mas também para os seres humanos.

Estas substâncias têm a capacidade de

Alternativas
Q3076284 Biologia
A perda de biodiversidade em um ecossistema pode levar a: 
Alternativas
Q3076283 Biologia
A utilização sustentável de recursos naturais visa a: 
Alternativas
Q3070269 Biologia
Após o uso contínuo de certos fungicidas na agricultura, observa-se que, depois de certo tempo, eles perdem sua eficácia e as plantações passam a sofrer com o ataque de fungos fitopatogênicos, que não são afetados por tais produtos. Tal problema pode gerar graves consequências, como aumento de custos para o agricultor, resíduos em alimentos e contaminações ambientais.
A perda da eficiência dos fungicidas se deve
Alternativas
Q3070265 Biologia
A prática de anelamento (retirada intencional da casca que circunda o tronco de uma árvore), é considerada, em certas situações, crime ambiental, pois pode levar à morte do vegetal. A morte é decorrente da(o)
Alternativas
Q3059251 Biologia
Assinale a alternativa correta sobre a eutrofização de um corpo d’água.
Alternativas
Q3052599 Biologia
    Uma das aplicabilidades práticas diretas da evolução biológica é propor e realizar programas de preservação de espécies, como o “Plano de ação para a conservação do mutum de Alagoas”, uma espécie fundamental para a dispersão de sementes na Zona da Mata Nordestina.

Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/ptbr/assuntos/biodiversidade/pan/pan/pan-mutum-de-alagoas/1-ciclo/pan-mutumde-alagoas-livro.pdf ).

De acordo com os conceitos de evolução biológica, a unidade evolutiva fundamental para programas de conservação e estudos taxonômicos e genéticos é
Alternativas
Q3052581 Biologia
Um dos problemas atuais na perda de biodiversidade marinha é o branqueamento de corais, como pode ser observado no trecho da reportagem a seguir:

     “O processo de branqueamento de corais no mar de Pernambuco vai se agravar em 2024, segundo pesquisadores da ONG Projeto Conservação Recifal, que monitora a costa do estado há 10 anos. Levantamentos recentes da ONG projetam uma perda de mais de 30% dos corais por branqueamento em 2024, superando o índice registrado no ano passado. De acordo com os cientistas, esse é o maior processo de morte dessas espécies já registrado no litoral brasileiro.” 

FERREIRA, Gustavo. Branqueamento de corais: Pernambuco vai perder cerca de um terço das espécies em 2024, dizem pesquisadores. Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2024/05/01/branqueamento-decorais-pernambuco-vai-perder-cerca-de-um-terco-das-especies-em-2024-dizempesquisadores.ghtml. Acesso em 28 jul. 2024.

Confrontados com essa realidade, os estudantes propuseram diferentes medidas para minimizar tal problema. Entre as práticas listadas a seguir, qual seria a mais adequada para alcançar esse objetivo? 
Alternativas
Q3052576 Biologia
Um agricultor planeja pulverizar sua plantação de café com um inseticida de amplo espectro (capaz de eliminar uma variedade de larvas e insetos). Entretanto, existe a possibilidade de que o produto se espalhe até a área de uma reserva localizada ao redor de sua plantação, na região do cerrado pernambucano. De fato, determinadas flores da região dependem da polinização das abelhas para sua reprodução, assim como as abelhas dependem das flores para manter seu ciclo de vida. A partir das informações, indique qual a correta relação ecológica entre as flores e as abelhas e qual efeito poderia ser observado com a aplicação do inseticida na plantação vizinha à reserva.
Alternativas
Q3052575 Biologia
Leia o seguinte trecho da reportagem do Instituto Sociedade, População e Natureza intitulada “Ameaças à caatinga”:

    Para além de condições naturais adversas, há um histórico de práticas que agravaram a degradação desse bioma. Foram anos de exploração de madeira (para produção de gesso, olarias, carvoarias etc.), desmatamentos, queimadas, pastoreio excessivo de gado, práticas agrícolas inadequadas, como monoculturas e uso de agrotóxicos e adubos químicos, e outras tantas ações que contribuíram para a deterioração da Caatinga, e que têm ocasionado sua desertificação, empobrecimento do solo, redução da biodiversidade e, consequentemente, piora na qualidade de vida da população.
    O principal agravante da desertificação é a degradação da vegetação nativa. Nesse sentido, os dados são alarmantes, uma vez que quase 46% da Caatinga foi desmatada até 2008.

Disponível em https://ispn.org.br/biomas/caatinga/ameacas-acaatinga/#:~:text=Desde%20o%20in%C3%ADcio%20das%20ocupa%C3%A7%C3%B5 es,e%20a%C3%A7udes%20e%20pastoreio%20excessivo. Acesso em 16 ago. 2024.

Sobre o processo de desertificação neste bioma, identifique a explicação correta sobre o principal efeito da perda da vegetação nativa neste processo. 
Alternativas
Q3052092 Biologia
Aspectos e impactos ambientais referem-se a diferentes aspectos das atividades humanas que podem interagir com o meio ambiente, causando impactos positivos ou negativos. Com base nisso, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente. 

(1) Aspectos ambientais. (2) Impactos ambientais.

( ) Uso de recursos naturais. ( ) Redução da disponibilidade de água. ( ) Qualidade do ar afetada. ( ) Emissões atmosféricas.
Alternativas
Q3048424 Biologia
Os habitantes de Macaé respiraram por 88 dias uma quantidade de ozônio, em 2020, acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os moradores e os visitantes da “Princesinha do Atlântico” poderão sofrer ainda mais de doenças crônicas causadas pela inadequada qualidade do ar.

(Adaptado de Instituto de Energia e Meio Ambiente, dezembro de 2021)


Com relação a atmosfera e suas camadas, analise os itens a seguir:

I. A camada onde os seres humanos vivem é a troposfera e nela também ocorrem nuvens e chuvas.
II. Na estratosfera, localizada acima da ionosfera, a camada de ozônio absorve todos os raios ultravioleta emitidos pelo Sol, protegendo os seres vivos dos danos que a radiação pode provocar.
III. Na troposfera, quanto menor a altitude, mais baixa é a temperatura.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3047671 Biologia
A área de biossegurança de organismos geneticamente modificados (OGMs) surgiu na década de 70, juntamente com a engenharia genética, quando também tiveram início as discussões acerca das potencialidades da tecnologia na geração de produtos inovadores e os impactos que esses produtos poderiam apresentar. Nesse contexto, a afirmativa que traz conceitos corretos relacionados à biossegurança é: 
Alternativas
Q3047670 Biologia
Segundo dados da Fundação das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura – 2015 (FAO - 2015), cerca de 900 milhões de pessoas não têm acesso a alimentos de forma suficiente para levar uma vida saudável e ativa. Este dado preocupante se agrava ainda mais ao consideramos que a população mundial continua crescendo, devendo superar os 9 bilhões de pessoas em 2050 (ONU, 2012). Uma das alternativas ao combate à fome é o aumento da produtividade agrícola, que pode se dar, dentre outros, por meio de variedades de plantas geneticamente modificadas para resistir a ambientes diversos e aos ataques de pragas. Em relação aos organismos geneticamente modificados, aponte em qual das técnicas de engenharia genética apresentadas abaixo permite-se a inserção precisa de genes em locais específicos do genoma de plantas:
Alternativas
Q3034328 Biologia

A poluição causada pela queima do combustível fóssil, além de causar problemas de saúde pública em humanos, pode gerar desequilíbrio em ecossistemas aquáticos. A partir deste contexto, analise as proposições a seguir.


I- O processo de acidificação dos oceanos é resultante do processo em que o dióxido de carbono lançado na atmosfera se dissolve e reage com a água para formar ácido carbônico, diminuindo o pH dos oceanos.


II- Uma vez que o pH interno da maioria das células vivas é próximo a 7, uma mudança provocada por este tipo de poluição, ainda que pequena, pode ser prejudicial aos seres que habitam os oceanos.


III- Ácidos são substâncias que aumentam a concentração do íon hidrogênio de uma solução, já que quando os ácidos se dissolvem na água doam H adicionais para a solução.


IV- Este tipo de poluição faz com que os íons carbonatos fiquem menos disponíveis nos oceanos para a calcificação de organismos marinhos, tais como os corais e animais produtores de conchas.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q3025980 Biologia

        Aproximadamente um quarto de todas as espécies de mamíferos possui algum grau de ameaça, constituindo-se como um dos maiores desafios da biologia da conservação entender quais fatores determinam o risco de extinção dessas espécies. Muitos trabalhos tentam responder a essa questão procurando as associações existentes entre as características biológicas e ecológicas das espécies e o seu grau de vulnerabilidade.


Internet: <https://revistas.ufrj.br> (com adaptações).

Considerando o texto apresentado e os aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item. 


O maior tamanho corporal das espécies de mamíferos sujeitos à caça é uma característica que os predispõe à extinção. 

Alternativas
Q3020069 Biologia
Leia o texto abaixo:
Biodiversidade Brasileira

O Brasil é um país de proporções continentais: seus 8,5 milhões km² ocupam quase a metade da América do Sul e abarcam várias zonas climáticas – como o trópico úmido no Norte, o semiárido no Nordeste e áreas temperadas no Sul. Evidentemente, estas diferenças climáticas levam a grandes variações ecológicas, formando zonas biogeográficas distintas ou biomas: a Floresta Amazônica; o Pantanal; o Cerrado; a Caatinga; os campos dos Pampas; e a Mata Atlântica. Além disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.
A variedade de biomas reflete a enorme riqueza da flora e da fauna brasileiras: o Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta. Esta abundante variedade de vida – que se traduz em mais de 20% do número total de espécies da Terra – eleva o Brasil ao posto de principal nação entre os 17 países megadiversos (ou de maior biodiversidade).
Além disso, muitas das espécies brasileiras são endêmicas, e diversas espécies de plantas de importância econômica mundial – como o abacaxi, o amendoim, a castanha do Brasil (ou do Pará), a mandioca, o caju e a carnaúba – são originárias do Brasil.
Mas não é só: o país abriga também uma rica sociobiodiversidade, representada por mais de 200 povos indígenas e por diversas comunidades – como quilombolas, caiçaras e seringueiros, para citar alguns – que reúnem um inestimável acervo de conhecimentos tradicionais sobre a conservação da biodiversidade.
Porém, apesar de toda esta riqueza em forma de conhecimentos e de espécies nativas, a maior parte das atividades econômicas nacionais se baseia em espécies exóticas: na agricultura, com cana-de-açúcar da Nova Guiné, café da Etiópia, arroz das Filipinas, soja e laranja da China, cacau do México e trigo asiático; na silvicultura, com eucaliptos da Austrália e pinheiros da América Central; na pecuária, com bovinos da Índia, equinos da Ásia e capins africanos; na piscicultura, com carpas da China e tilápias da África Oriental; e na apicultura, com variedades de abelha provenientes da Europa e da África.
Este paradoxo traz à tona uma ideia premente: é fundamental que o Brasil intensifique as pesquisas em busca de um melhor aproveitamento da biodiversidade brasileira – ao mesmo tempo mantendo garantido o acesso aos recursos genéticos exóticos, também essenciais ao melhoramento da agricultura, da pecuária, da silvicultura e da piscicultura nacionais.
Como se sabe, a biodiversidade ocupa lugar importantíssimo na economia nacional: o setor de agroindústria, sozinho, responde por cerca de 40% do PIB brasileiro (calculado em US$ 866 bilhões em 1997); o setor florestal, por sua vez, responde por 4%; e o setor pesqueiro, por 1%. Na agricultura, o Brasil possui exemplos de repercussão internacional sobre o desenvolvimento de biotecnologias que geram riquezas por meio do adequado emprego de componentes da biodiversidade.
Produtos da biodiversidade respondem por 31% das exportações brasileiras, com destaque para o café, a soja e a laranja. As atividades de extrativismo florestal e pesqueiro empregam mais de três milhões de pessoas. A biomassa vegetal, incluindo o etanol da cana-de-açúcar, e a lenha e o carvão derivados de florestas nativas e plantadas respondem por 30% da matriz energética nacional – e em determinadas regiões, como o Nordeste, atendem a mais da metade da demanda energética industrial e residencial. Além disso, grande parte da população brasileira faz uso de plantas medicinais para tratar seus problemas de saúde.
Por tudo isso, o valor da biodiversidade é incalculável.
Sua redução compromete a sustentabilidade do meio ambiente, a disponibilidade de recursos naturais e, assim, a própria vida na Terra. Sua conservação e uso sustentável, ao contrário, resultam em incalculáveis benefícios à Humanidade.
Neste contexto, como abrigo da mais exuberante biodiversidade do planeta, o Brasil reúne privilégios e enorme responsabilidade.
Adaptado de: https://antigo.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-brasileira.html.

Com relação ao texto acima, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3020061 Biologia
Analise as proposições a seguir:

I. Biocenose é o conjunto de populações de diversas espécies que habita uma mesma região num determinado período.
II. Ecótono é uma região de transição criada por mudanças súbitas nas condições ambientais em uma distância relativamente curta. Na área de transição, encontra-se um baixo número de espécies e, por conseguinte, baixo número de nichos ecológicos.
III. Nível trófico corresponde ao conjunto de indivíduos que se nutre no mesmo patamar alimentar, ou seja, alimenta-se basicamente dos mesmos alimentos.
IV. Eutrofização é o aumento de nutrientes principalmente no meio terrestre, acelerando a produtividade primária, cujo excesso de nutrientes acarreta um desequilíbrio ecológico.
V. O efeito estufa gerado pela natureza é benéfico e imprescindível para a manutenção da vida na Terra, entretanto, atividades humanas têm acelerado o fenômeno, acarretando em secas, doenças, enchentes recordes, derretimento de geleiras, tempestades, cada vez mais fortes, e os mares subindo de nível.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações CORRETAS
Alternativas
Q3020055 Biologia
A Agenda 2030 é uma estratégia de planejamento global que define objetivos e metas universais para o desenvolvimento sustentável do planeta até o ano de 2030. A Organização das Nações Unidas (ONU) e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Adaptado de:https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Dentre os objetivos da Agenda 2030 está o de número 13 - Ação contra a mudança global do clima. Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que NÃO indica uma forma de conter o avanço das mudanças climáticas:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: B
5: C
6: A
7: B
8: C
9: C
10: B
11: A
12: A
13: A
14: A
15: C
16: D
17: C
18: E
19: D
20: C