Questões de Biologia - Relações ecológicas para Concurso

Foram encontradas 290 questões

Q2533267 Biologia
Árvores de pinus apresentam em suas raízes, uma associação com fungos denominada micorriza, no qual a planta fornece nutrientes orgânicos para o fungo e em contrapartida o fungo ajuda a planta na absorção de água e alguns nutrientes minerais, sendo uma associação benéfica para ambas as espécies.
Uma relação simbiótica onde as duas espécies são beneficiadas na relação é denominada de:
Alternativas
Q2509191 Biologia
Um estudo para testar a eficiência de estratégias contra predação foi conduzido em uma área do Bioma Mata Atlântica. Para isso, os pesquisadores confeccionaram 100 lagartas em massa de modelar, sendo 50 de coloração verde e 50 de coloração vermelha e preta. Os modelos foram distribuídos aleatoriamente em diferentes ambientes. Após alguns dias, eles observaram que nas matas fechadas (Floresta Ombrófila Densa) a predação das lagartas vermelhas e pretas foi maior em comparação com as verdes, isso porque, diferentemente das verdes, as vermelhas e pretas ficavam bastante visíveis aos predadores. O tipo de camuflagem das lagartas verdes nos ambientes de mata é denominado: 
Alternativas
Q2497811 Biologia
Acerca das interações entre espécies em ecossistemas, julgue as frases abaixo.

I. Mutualismo é uma interação em que ambas as espécies envolvidas obtêm benefícios sem que haja prejuízo para qualquer uma.
II. No parasitismo, uma das espécies (o parasita) obtém benefícios à custa da outra espécie (o hospedeiro), que é prejudicada.
III. Na competição interespecífica, indivíduos de diferentes espécies disputam pelos mesmos recursos, o que gera benefícios mútuos para as espécies envolvidas.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
Alternativas
Q2485087 Biologia
Os corais sobrevivem em ambientes aquáticos pobres em nutrientes devido à relação com várias espécies de algas fotossintetizantes. As algas encontram abrigo seguro e suprimento constante de dióxido de carbono para a fotossíntese, enquanto os corais recebem uma fonte de energia em forma de açúcar e um suprimento constante de oxigênio para a respiração. No entanto, essa relação é altamente sensível a alterações ambientais. Sob condições de estresse (como devido ao aumento da temperatura da água), os corais expulsam as algas de seus tecidos. Como eles obtêm as suas cores vibrantes a partir das algas, a sua ausência torna-os esbranquiçados, fenômeno conhecido como branqueamento de corais. A partir disso, assinale a alternativa que apresenta o tipo de relação ecológica desenvolvida entre os corais e as algas fotossintetizantes.
Alternativas
Q2485083 Biologia
Analise as seguintes assertivas relacionadas à distribuição e ao fluxo de nutrientes no ambiente marinho e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Em relação à distribuição vertical dos principais nutrientes inorgânicos no ambiente marinho, a quantidade de nutrientes é geralmente menor em águas superficiais e maior em grandes profundidades.
( ) Em geral, a produtividade primária na costa do Brasil é considerada alta. A corrente do Brasil, principal corrente marinha superficial que banha a costa brasileira e flui para o sentido sul, é bastante rica em nutrientes.
( ) A ressurgência é um fenômeno natural que ocorre em algumas regiões do mundo, na qual águas marinhas superficiais se movem em direção a águas profundas, aumentando a quantidade de nutrientes na superfície. Isso resulta em uma baixa produtividade primária na região, onde a pesca é potencialmente pobre.
( ) O aumento significativo do descarte urbano e do uso intensivo de fertilizantes agrícolas tem gerado um preocupante acúmulo de nutrientes nas águas costeiras. A eutrofização do ambiente litorâneo pode aumentar a produção primária, mas também pode ser prejudicial para muitos organismos, devido, por exemplo, à redução do oxigênio dissolvido na água.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: E
5: D