Questões de Concurso Comentadas sobre sistema esquelético e muscular humano em biologia

Foram encontradas 131 questões

Q3059239 Biologia
Assinale a alternativa que cita corretamente o número de ossos do pé humano considerando os ossos tarsais, metatarsais e falanges.
Alternativas
Q3051947 Biologia

Existe um equilíbrio delicado entre as ações das células do tecido ósseo. Se muito tecido ósseo novo é formado, os ossos se tornam anormalmente espessos e pesados. Se muito material mineral é depositado no osso, esse tecido extra pode formar protuberâncias espessas, que interferem no movimento das articulações. 


Na doença de Paget, a reabsorção óssea ocorre mais rápido que a deposição óssea por conta da proliferação excessiva de

Alternativas
Q3051924 Biologia
O termo botulismo deriva de “botulus”, em latim, salsicha. A doença recebeu esse nome por causa de sua associação com a ingestão de salsichas contaminadas. O botulismo é uma doença bacteriana grave, causada pela ação de uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, encontrada no solo, nas fezes humanas ou de animais e nos alimentos. A doença pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória.
A toxina botulínica leva à paralisia da musculatura pois
Alternativas
Q3044388 Biologia

Cerca de 40% do corpo são compostos por músculo esquelético, e aproximadamente outros 10% por músculo liso e cardíaco. Alguns dos princípios básicos da contração se aplicam a todos esses diferentes tipos de músculos. 


Hall, John E. (John Edward). Tratado de fisiologia médica / John E.

Hall. - 13. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2017

Para que o movimento de contração muscular seja cessado, é necessário que os íons cálcio sejam lançados do retículo sarcoplasmático pela bomba de Ca2+ para o músculo, ativando as forças atrativas entre os filamentos de miosina e actina.
Alternativas
Q3024438 Biologia

O tecido conjuntivo propriamente dito é um tecido encontrado em volta dos órgãos e abaixo do epitélio, preenchendo espaços, funcionando como acolchoamento e fazendo ligações entre dois tecidos diferentes. Sua substância fundamental é um gel formado de polissacarídeo com nitrogênio, no qual estão imersos três tipos de fibras. Sobre essas fibras, analise as afirmativas a seguir.


I. Feitas com proteína resistente à tração.


II. Feitas de glicoproteína muito resistente à tração, mas retorna à forma original.


III. Feitas de um tipo de proteína associado a glicoproteína, formando uma rede de sustentação em alguns órgãos.


As alternativas I, II e III, respectivamente, se referem às fibras 

Alternativas
Q3020052 Biologia
A contração muscular, que ocorre nas células do tecido muscular, promove um aumento de tensão na fibra muscular e, com isso, os movimentos, como os movimentos peristálticos, importantes para o funcionamento do tubo digestivo. A contração muscular ocorre através da interação de dois tipos de proteínas.
Indique a alternativa que cita CORRETAMENTE as proteínas que atuam na contração muscular:
Alternativas
Q2555223 Biologia
As articulações, também chamadas de juntas, conectam um osso ao outro e algumas podem ou não ser responsáveis pelo movimento. Marque a alternativa que apresenta uma articulação imóvel:
Alternativas
Q2512850 Biologia
Julgue o item subsequente.

O citoesqueleto, uma estrutura complexa formada por microtúbulos, filamentos de actina e filamentos intermediários, não apenas confere forma e estrutura às células, mas também orquestra intrincados processos celulares, incluindo divisão celular, movimento e transporte intracelular.
Alternativas
Q2505720 Biologia
Qual é o nome do osso mais forte e mais longo da face humana, que é também o único osso móvel do crânio? 
Alternativas
Q2405256 Biologia

Um jovem de 28 anos de idade sofreu perfuração na região ventrolateral da mão esquerda, com lesão dos músculos tenares. No pronto-socorro foi atendido por residentes que identificaram lesões cutâneas, musculares e na inervação deste grupo muscular. Com base no caso clínico apresentado, qual é o nervo mais provavelmente comprometido neste tipo de lesão?

Alternativas
Q2405254 Biologia

Um atleta de 38 anos de idade foi internado na enfermaria de ortopedia queixando-se de desconforto intenso na articulação do joelho direito. O exame radiológico do joelho mostrou estreitamento significativo na região lateral da cápsula articular e osteoartrite na cartilagem que amortece os impactos mecânicos. Levando em consideração a queixa do paciente e o exame radiológico do joelho, o desconforto nesta região decorre por osteoartrite em qual elemento articular?

Alternativas
Q2405234 Biologia

O abdome é separado do tórax na parte superior pelo diafragma e na inferior ele é contínuo com a pelve. Passando pelo diafragma estão a aorta, o esôfago e a veia cava inferior. Em razão de o diafragma ser fortemente convexo, os órgãos abdominais superiores situam-se profundamente em relação às costelas inferiores e às cartilagens costais.


GOSLING, John A. Anatomia humana. São Paulo: Grupo GEN, 2019, com adaptações.


Acerca do exposto, assinale a alternativa que indica as estruturas frequentemente visíveis ou palpáveis no indivíduo vivo.

Alternativas
Q2403517 Biologia

No processo de recuperação muscular, após o exercício físico, a síntese de proteínas é um processo muito importante nesse momento. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2372885 Biologia

Considere a descrição a seguir



Trata-se de uma saliência cartilaginosa que tem função essencial para fechar a ligação entre o sistema digestivo e o respiratório. Ela faz com que a deglutição e a respiração ocorram sem complicações, porque impede que alimentos obstruam as vias aéreas e sufoquem a pessoa durante a respiração, não permitindo a passagem de ar no momento da deglutição. 



A estrutura cartilaginosa descrita é nomeada de 

Alternativas
Q2345038 Biologia
A enguia tem estruturas musculares especiais com células chamadas eletrócitos, que convertem a energia não gasta na locomoção em impulsos elétricos. Essa eletricidade é acumulada e cria um campo ao redor do bicho, que orienta sua movimentação, protege-o de predadores e o ajuda a capturar suas presas. Uma forma de medir essa corrente elétrica e o tipo de músculo relacionado ao movimento voluntário da enguia seria respectivamente:
Alternativas
Q2342986 Biologia
Considerando-se a constituição e as características dos tecidos do corpo humano, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Tecido nervoso. (2) Tecido conjuntivo. (3) Tecido muscular.

( ) As células presentes nesse tecido recebem e enviam de forma rápida e contínua as informações do ambiente interno e externo ao corpo.

( ) Tecido com função de sustentação, preenchimento, proteção e distribuição de substâncias.

( ) Composto por células com capacidade de contrair e relaxar, possibilitando movimentos voluntários e involuntários.

( ) Pode ser subdividido em quatro principais tipos: sanguíneo, cartilaginoso, adiposo e ósseo.
Alternativas
Q2337624 Biologia

“É um músculo pequeno com formato triangular, localizado na parte inferior do abdome, adiante do reto abdominal. Ele se origina na margem anterior da pube e do ligamento púbico e se insere na linha alba.”



O trecho acima faz referência ao músculo: 

Alternativas
Q2337623 Biologia
É exemplo de osso longo: 
Alternativas
Q2337468 Biologia
A miastenia grave é uma doença autoimune que causa paralisia muscular – os indivíduos doentes desenvolvem anticorpos que atacam receptores para acetilcolina na membrana pós-sináptica da junção neuromuscular. Isso impede a ocorrência de uma série de eventos pós-sinápticos que levam à contração muscular.
A seguir, estão listados de forma simplificada e não cronológica, alguns desses eventos.

1. Modificação da conformação do complexo troponinatropomiosina.
2. Propagação do potencial de ação através dos túbulos transversos.
3. Liberação de íons Ca2+ pelo retículo sarcoplasmático.
4. Despolarização do sarcolema.

Assinale a opção que indica a sequência correta dos eventos citados.
Alternativas
Q2319622 Biologia
Em anatomia humana, é comum utilizarmos três planos perpendiculares entre si, para localizar e descrever as estruturas do corpo.

Imagem associada para resolução da questão


OLIVEIRA, A.A.; NETO, F.H.C. Anatomia e fisiologia: a incrível máquina do corpo humano. 2 ed. Fortaleza: UECE, 2015.

Os planos anatômicos A, B e C, representados na imagem, são respectivamente:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: E
5: B
6: A
7: C
8: C
9: A
10: E
11: E
12: B
13: D
14: B
15: C
16: A
17: C
18: D
19: C
20: D