Questões de Concurso
Sobre transcrição e tradução em biologia
Foram encontradas 179 questões
Os organismos eucarióticos, especialmente os multicelulares, apresentam características que dependem de processos controlados, como a transcrição e a síntese de proteínas. Esses processos ocorrem em suas células e permitem, por exemplo, que elas se diferenciem para desempenhar funções específicas. Em relação ao controle da expressão gênica em eucariotos, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os genes podem ser regulados apenas nas seguintes etapas da expressão gênica: transcrição, estabilidade dos RNAs mensageiros (mRNAs) e tradução.
( ) A regulação da expressão gênica em células eucarióticas inclui a alteração da cromatina,
permitindo a ativação da transcrição, as modificações subsequentes para dar origem ao RNA
mensageiro, o deslocamento desse RNA para o citoplasma e sua tradução em uma proteína.
( ) Os microRNAs (miRNAs) participam da regulação pós-transcricional de uma grande diversidade
de mRNAs, atuando de forma importante em muitos processos biológicos, como o
crescimento celular, a divisão e diferenciação celular, o metabolismo e o desenvolvimento.
( ) A ubiquitinação das histonas 3 e 4 (H3 e H4) está associada à ativação da transcrição. A ubiquitinação ocorre em múltiplos resíduos de lisina (K) dessas histonas e, em geral, é realizada pelas histona-ubiquitino-transferases (HUTs).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em organismos eucarióticos, o início da síntese de proteínas pode ser considerado como um processo que envolve três principais complexos intermediários. A formação do ribossomo 80S consiste em várias etapas interligadas, mediadas pelos fatores de iniciação da síntese proteica, que são essenciais para coordenar e regular esse processo. Enumere as etapas do processo de início da síntese de proteínas em células eucarióticas apresentadas a seguir:
( ) Ligação do complexo 43S ao mRNA.
( ) Formação do complexo de pré-iniciação 43S.
( ) Formação do complexo iniciador 80S.
( ) Formação do complexo 48S.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A ligação de fatores de transcrição ao DNA é um processo importante para a regulação da expressão gênica em eucariotos. Fatores de transcrição são proteínas que se ligam a sequências específicas do DNA, permitindo o recrutamento de outras proteínas e a formação do complexo de transcrição. A partir disso, assinale a alternativa que indica, exclusivamente, motivos estruturais presentes em fatores de transcrição eucarióticos que possibilitam a ligação ao DNA.
O processo de síntese de proteínas pode ser dividido em três etapas: início, alongamento da cadeia peptídica e término. Em relação ao processo de síntese de proteínas, assinale a alternativa correta.
Numa investigação de um duplo assassinato, o DNA recolhido nas duas cenas de crime foi analisado e era idêntico. A equipe conseguiu encontrar dois suspeitos, gêmeos univitelinos, porém por essa análise não conseguiram provar qual dos gêmeos cometeu os crimes. Diante disso, os investigadores utilizaram análises sorológicas e o criminoso foi identificado.
Isso só foi possível porque os
A expressão gênica é o mecanismo de determinação das características genéticas de um indivíduo,
isto é, sua marca fenotípica. A expressão gênica em eucariotos pode ser representada por várias etapas
metabólicas que ocorrem no núcleo e no citoplasma da célula. Este mecanismo representado no esquema a
seguir pode ser estudado em várias etapas como a transcrição e a tradução do DNA:
Fonte: IFSP, 2024
Baseado no esquema e nos conceitos relacionados à expressão gênica em eucariotos, assinale a alternativa
correta:
Em 1921, dois pesquisadores na Universidade de Toronto, Frederick Banting e John Macleod, descobriram uma nova substância capaz de reduzir a taxa glicêmica do sangue de pacientes diabéticos terminais. Essa nova substância foi batizada de insulina. A partir de 1982, a Companhia Eli Lilly anunciou a aprovação dos governos da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos para a comercialização de insulina humana para o tratamento de Diabetes. Atualmente, milhões de pessoas beneficiam-se com um tratamento eficaz para essa doença.
Assinale a alternativa que descreve como esse hormônio é produzido, atualmente, em larga escala, com risco reduzido de reações colaterais:
I- As algas do Reino Protista ou Protoctista são as vermelhas, ou Rodofíceas, douradas, ou Crisofíceas, verdes, ou Clorofíceas, além das Pirrofíceas.
II- A coqueluche é causada pela bactéria Mycobacterium trachomatis, enquanto que a Brucelose é causada pela bactéria Bordetella pertussis, ambas pertencentes ao Reino Monera.
III- A amebíase é provocada pelo protozoário Entamoeba histolytica, gerando diarreia, dores abdominais e sangue nas fezes. Já a malária causada pelos protozoários Plasmodium, normalmente geram febre, calafrios e sudorese.
IV- As Cianobactérias são seres fotossintetizantes, normalmente dividindo-se por bipartição, responsáveis pela eutrofização e um dos principais produtores de Carbono na atmosfera. Estas fazem parte do Reino Monera.
I- O açúcar do RNA é a ribose, enquanto do DNA é a desoxirribose.
II- Os ácidos nucleicos armazenam e transmitem a informação genética através do DNA e sintetizam proteínas através do RNA.
III- O DNA pode existir de várias formas, como por exemplo, DNA-A, DNA-B, DNA-C, DNA-L, DNA-Z, entre outros. As mais comumente encontradas em organismos naturais são o DNA-A, DNA-B e DNA-Z.
IV- As bases nitrogenadas estão subdivididas em dois grandes grupos, as púricas (Timina, Citosina e Uracila) e as pirimídicas (Adenina e Guanina).
Analise as seguintes assertivas:
I. Os carboidratos presentes nos ácidos nucleicos são do tipo pentose.
II. Os processos de transcrição e tradução que resultam na síntese proteica ocorrem no núcleo celular.
III. Introns são segmentos de DNA que codificam as proteínas, e éxons são segmentos que não as codificam.
Quais estão corretas?