Questões de Concurso
Sobre amostragem em auditoria governamental em auditoria governamental
Foram encontradas 47 questões
Diante da necessidade de obtenção de amostra sorteada de uma população com base em um intervalo fixo de seleção, após um ponto de partida ser aleatoriamente selecionado, deve-se realizar o procedimento de amostragem aleatória:
Quanto à amostragem na auditoria governamental, assinale a afirmativa incorreta.
No que se refere à execução da auditoria governamental, julgue o próximo item.
Ao executar a conciliação, o auditor tem o objetivo de
comparar uma amostra do universo com diferentes fontes de
informação, a fim de se certificar da igualdade entre ambas.
Ao propor a realização desse tipo de trabalho, é necessário atentar que:
A NBASP 3000 – Norma para Auditoria Operacional dispõe que esses critérios:
I. A amostragem é conduzida sobre uma população-alvo, cujos itens tenham ou não chances de serem selecionados.
II. Deve ser representativa da população, ou seja, os resultados da auditoria devem manter as mesmas características populacionais.
III. Concluir que a população está adequada, sob determinado critério, quando na realidade ela está inadequada, é considerado um risco de amostragem.
verifica-se que está/ão correta/s
Assinale a opção que indica um fator cujo efeito é o aumento no tamanho da amostra em testes de detalhe, considerando que não há modificação em outros fatores.
A amostragem é uma técnica que consiste na obtenção de informações a respeito de uma população, a partir da investigação de apenas uma parte dela, a fim de que sejam feitas afirmações válidas a respeito de suas características; trata-se de uma técnica útil em situações em que a execução do censo seja inviável ou antieconômica e a informação obtida da amostra seja suficiente para atender aos objetivos pretendidos.
Considere-se a necessidade de análise trimestral pelo auditor e suponha-se que, no mês de janeiro, tenham ocorrido 50 empenhos e em fevereiro, 75. Nessa situação, caso a amostra estabelecida, considerado o nível de controle interno, corresponda a 36, o auditor, adotando o conceito de estratos, deverá selecionar 12 registros do mês de março.
Em relação à auditoria no setor público federal, julgue o item, com base no Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal, editado pela Secretaria Federal de Controle Interno (em 2017), e nas NBC TA, do Conselho Federal de Contabilidade.
De acordo com a NBC TA 530 — Amostragem em
Auditoria, a decisão quanto ao uso de abordagem de
amostragem estatística ou não estatística é uma questão
de julgamento do auditor, sendo o tamanho da amostra
um critério válido para decidir entre o uso de uma ou
outra abordagem.
Na definição do tipo de amostragem, o auditor deve evitar:
Para selecionar uma amostra de auditoria, um controlador interno optou por escolher as notas de empenho que terminam com o número “5” dentro de um período de tempo.
Nesse caso, o controlador interno utilizou o método de seleção: