Questões de Concurso
Sobre auditoria interna e externa: órgãos de controle em auditoria governamental
Foram encontradas 38 questões
A auditoria interna pode ser demandada a examinar a economicidade, a eficiência e a eficácia das atividades operacionais de unidades administrativas, inclusive das atividades não financeiras.
Ao analisar a funcionalidade do órgão de controle interno, bem como a existência, ou não, de zonas de intercessão entre a sua atuação e a do controle externo, a comissão responsável pela reestruturação concluiu corretamente que, na perspectiva constitucional,
A boa aplicação dos recursos públicos diz respeito aos resultados satisfatórios que devem ser alcançados pela gestão e em geral está no foco da:
O texto acima faz referência ao conceito de:
Para que sejam mitigados, os riscos de fraude e corrupção requerem controles específicos, o que implica à alta administração, com apoio de unidades especializadas como, por exemplo, o comitê de ética ou o comitê de riscos, o dever de gerenciar a probabilidade de ocorrência de fraude e corrupção que atente contra a boa e regular gestão dos bens e recursos públicos.
I. Auditoria operacional possui a finalidade de determinar se um particular objeto está em conformidade com normas identificadas como critérios. A auditoria operacional é realizada para avaliar se atividades, transações financeiras e informações cumprem, em todos os aspectos relevantes, as normas que regem a entidade auditada.
II. Auditoria financeira foca em estabelecer se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir ao auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro.
III. Auditoria de conformidade tem como objetivo afirmar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento.
• o código de ética dos servidores é disseminado e bem conhecido pelo pessoal;
• há normas e manuais de execução para quase todas as atividades;
• as responsabilidades estão adequadamente definidas em norma;
• os servidores têm seu desempenho avaliado periodicamente e recebem feedback sobre os pontos em que precisam evoluir.
Nesse caso, um dos motivos que levaram a UAIG a considerar inadequado o ambiente de controle pode ter sido:
A auditora em questão deve:
Essa resposta dada pelo auditor mais antigo está:
Um controlador interno avaliou informações contábeis da prefeitura por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Realizou o exame de flutuações que são inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem significativamente dos valores esperados.
Nesse caso, o controlador interno aplicou um: