Questões de Concurso
Sobre finalidade, objetivo e abrangência em auditoria governamental
Foram encontradas 99 questões
Acerca dos tipos de auditoria governamental, sua finalidade e sua abrangência, julgue o item a seguir.
A auditoria governamental restringe-se à fiscalização de receitas públicas, não lhe cabendo acompanhar a renúncia de receitas ou benefícios fiscais concedidos pelo governo.
Acerca dos tipos de auditoria governamental, sua finalidade e sua abrangência, julgue o item a seguir.
Uma das finalidades da auditoria governamental é assegurar a legalidade e a transparência na aplicação dos recursos públicos, além de contribuir para a melhoria contínua da administração pública.
Acerca dos tipos de auditoria governamental, sua finalidade e sua abrangência, julgue o item a seguir.
O objetivo da auditoria de demonstrações contábeis é verificar se as informações financeiras refletem adequadamente a posição patrimonial e o desempenho da entidade.
( ) O ambiente de auditoria no setor público é, também, aquele no qual governos e outras entidades do setor público são responsáveis pelo uso de recursos para a prestação de serviços aos cidadãos.
( ) As entidades do setor público devem prestar contas de sua gestão e de seu desempenho, assim como do uso dos recursos, tanto para aqueles que proveem os recursos quanto para aqueles que dependem dos serviços prestados com a utilização de tais recursos, incluindo os cidadãos.
( ) A auditoria do setor público cria condições e garante que as entidades do setor público e os servidores públicos desempenharão, no futuro, suas atribuições de modo efetivo, eficiente e ético.
( ) A auditoria do setor público carece de essencialidade, pois não é atividade-fim, e pode ser entendida como um processo sistemático de obter e avaliar, subjetivamente, evidências para determinar se as informações ou as condições reais de um objeto estão de acordo com critérios aplicáveis.
A sequência está correta em
No setor público, o processo de auditoria envolve a utilização métodos e aplicação de procedimentos e técnicas, cuja finalidade é obter informações e conhecimentos para dar suporte às conclusões, opiniões e propostas do auditor sobre resultados, desempenho e regularidade da gestão de organizações, programas e atividades exercidas pelos órgãos vinculados ao setor público. Avalie as afirmações a seguir:
I. Os principais tipos de auditoria aplicadas no setor público são: auditorias de demonstrações financeiras, auditorias de conformidade e auditorias operacionais.
II. O processo de auditoria se desenvolve em três fases: planejamento, execução e elaboração do relatório de auditoria.
III. O planejamento da auditoria engloba a realização de testes, coleta de evidências, desenvolvimento de achados e documentação dos auditores.
Está correto o que se afirma em:
(__) Os Papéis de Trabalho de Execução constituem registro que possibilita consultas posteriores no trabalho de Auditoria.
(__) Os Papéis de Trabalho de Planejamento não devem ser utilizados no início do processo de auditoria.
(__) Os Papéis de Trabalho de Planejamento evidenciam a fase de organização da auditoria.
(__) A revisão contábil da entidade auditada está presente nos Papéis de Trabalho de Execução.
No acompanhamento da prestação de conta, o campo Ciclo é exclusivo para prestações de contas do tipo repasse, cujo período de execução ultrapassa um exercício financeiro.
Em se tratando de risco de auditoria, o que deve ser efetivamente gerenciado é o risco de:
Pela natureza do trabalho a ser feito, um critério passível de adoção para o trabalho de auditoria solicitado é o da:
Os papéis de trabalho (planilha, gráficos e tabelas), dada a sua contribuição para o alcance do objetivo da auditoria, possuem natureza:
Estão entre as finalidades do relatório de auditoria: contribuir para a transparência da gestão pública e reconhecer, quando for o caso, a conformidade ou o desempenho satisfatório do objeto auditado.
Não constitui um tipo de fraude:
Com relação à estrutura conceitual da contabilidade aplicada ao setor público, julgue o próximo item.
Os trabalhos de asseguração incluem, pelo menos, o auditor
independente, o responsável pelo objeto e aqueles que o
auditor independente pressuponha que farão uso de seu
relatório.
Nesse tipo de auditoria, a NBASP 300 (ISSAI 300) Princípios Fundamentais de Auditoria Operacional orienta aos auditores que: