Questões de Concurso
Sobre governança e análise de risco em auditoria governamental
Foram encontradas 154 questões
Em relação à governança, o relatório deve abordar
Quanto às situações referentes à fraude, avalie as afirmativas a seguir.
I. A responsabilidade primária pela prevenção e detecção de fraudes é da administração da entidade e dos responsáveis pela governança.
II. O auditor é responsável por fornecer asseguração razoável sobre se as demonstrações contábeis estão livres de distorções relevantes.
III. Distorções relevantes podem surgir apenas de fraude, tendo em vista que é muito importante o julgamento da intenção pelo auditor.
Está correto o que se afirma em
A dimensão (ou aspecto) de accountability, em que os governos promovem os interesses dos cidadãos, adotando políticas públicas escolhidas por eles, satisfazendo os desejos e as necessidades dos cidadãos envolvidos, é denominada
Sobre o Sistema de Governança no Setor Público, analise os itens a seguir:
I. Sistema de governança é o modo como os diversos atores se organizam, interagem e procedem para obter boa governança. Compreende as instâncias internas e externas de governança, fluxo de informações, processos de trabalho e atividades relacionadas a avaliação, direcionamento e monitoramento.
II. A instituição de mecanismos para uma boa governança é fundamental para que as atividades desenvolvidas pela instituição alcancem seus objetivos de maneira a atender a sociedade.
III. O alcance de uma boa governança depende fundamentalmente da definição e implantação de um sistema de governança ao mesmo tempo simples e robusto, com poderes de decisão balanceados e funções críticas segregadas.
IV. No intuito de amenizar tais vulnerabilidades as organizações públicas vêm trabalhando o sistema de governança pautado no gerenciamento de riscos. A governança sob a ótica do gerenciamento de riscos trabalha no levantamento dos riscos que possam influenciar nas atividades da instituição e estabelece estruturas ou sistemas de controles interno capazes de responder adequadamente aos riscos identificados. Sendo assim, as entidades públicas serão capazes não apenas de atingir seus objetivos, mas também de maximizar seus resultados.
V. A adoção das boas práticas de governança pública está em guiar a atuação da gestão das organizações governamentais, possibilitando, assim, o alinhamento dos objetivos organizacionais ao interesse da população, a otimização na produção de resultados, a melhoria na eficiência da aplicação dos recursos públicos
Estão CORRETOS:
Constituem exemplos de fontes de riscos e vulnerabilidades organizacionais os sistemas informacionais obsoletos, sem controle de acesso e desprovidos de integração com outros sistemas, e os processos organizacionais mal concebidos.
I. Capacidade de resposta: diz respeito às ações organizacionais e ao comportamento do agente público, referindo-se à adesão e alinhamento consistente aos valores, princípios e normas éticas comuns para sustentar e priorizar o interesse público sobre os interesses privados.
II. Transparência: é a capacidade de responder de forma eficiente e eficaz às necessidades das partes interessadas.
III. Confiabilidade: representa a capacidade das instituições de minimizar as incertezas para os cidadãos nos ambientes econômico, social e político.
IV. Melhoria regulatória: representa o desenvolvimento e a avaliação de políticas e de atos normativos em um processo transparente, baseado em evidências e orientado pela visão de cidadãos e partes diretamente interessadas.
Assinale a alternativa que contém apenas os itens corretos.
Coluna 1
1. Objetivos Estratégicos.
2. Objetivos de Operações.
3. Objetivos de Conformidade.
Coluna 2:
A. Utilização eficaz e eficiente dos recursos.
B. Metas gerais, alinhadas com a missão da organização.
C. Cumprimento de leis e regulamentos aplicáveis.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
Com relação às noções básicas de análises de integridade de pessoas e empresas, julgue o item.
O background check de integridade visa
determinar se a parte em questão possui um
histórico consistente com padrões éticos e legais,
buscando identificar qualquer comportamento
que possa levantar preocupações sobre sua
integridade.
Com relação às noções básicas de análises de integridade de pessoas e empresas, julgue o item.
A Due Diligence de Integridade tem por finalidade
verificar se empresas têm em sua organização
práticas de anticorrupção, de integridade,
idoneidade e conformidade, de modo a observar se
as políticas são compatíveis com as suas próprias
regras de compliance.
Em relação a auditoria governamental, controle interno, planejamento de auditoria e gestão de riscos no setor público, julgue o item seguinte.
A implementação de um sistema eficaz de gestão de riscos
permite não apenas a mitigação de riscos, mas também a
identificação de oportunidades que possam agregar valor à
organização pública.
No que se refere à compliance aplicada à gestão pública, julgue o item a seguir.
A implementação de programas de compliance na gestão
pública visa garantir a conformidade com leis e
regulamentos, no sentido de serem prevenidos e detectados
atos de corrupção.
No que se refere à compliance aplicada à gestão pública, julgue o item a seguir.
São aplicáveis ao contexto de compliance na gestão pública
brasileira somente as normas nacionais.
No acompanhamento da prestação de conta, o campo Ciclo é exclusivo para prestações de contas do tipo repasse, cujo período de execução ultrapassa um exercício financeiro.
A fim de viabilizar a distribuição de recursos do PAR, o FNDE prevê a criação de um ranking com os estados e o Distrito Federal e outro ranking com os municípios a serem atendidos por meio do PAR, devendo considerar, entre outros fatores, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Acerca das técnicas de controle e de auditoria do setor público, em especial do setor público federal, no Brasil, analise as afirmações a seguir.
I - A transparência, a equidade, o accountability e o compliance não constituem pressupostos para caracterização das boas práticas de governança no setor público.
II - A definição "Controle Interno é um processo. Controles não representam um fim, mas meios para se atingir um determinado fim" designa um dos quatro conceitos-chave apresentados pelo COSO.
III - A "Declaração de Lima sobre Preceitos de Auditoria" fornece as bases filosóficas e conceituais dos trabalhos desenvolvidos pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras %u2013 Intosai, da qual o TCU faz parte como membro.
Está correto o que se afirma em