Questões de Concurso Sobre governança no setor público em auditoria governamental

Foram encontradas 66 questões

Q3154054 Auditoria Governamental
Na teoria da agência – que se aplica à administração pública –, espera-se que o agente tome decisões de forma a maximizar os interesses do principal, e não de seus próprios interesses e vontades, dando origem ao termo accountability.
A dimensão (ou aspecto) de accountability, em que os governos promovem os interesses dos cidadãos, adotando políticas públicas escolhidas por eles, satisfazendo os desejos e as necessidades dos cidadãos envolvidos, é denominada
Alternativas
Q3152893 Auditoria Governamental
O Modelo das Três Linhas, desenvolvido pelo The IIA (The Institute of Internal Auditors) enumera seis princípios que devem ser observados em sua implementação. O princípio que requer estruturas e processos que permitam a avaliação e assessoria por uma função de auditoria interna independente, para oferecer clareza e confiança, além de promover e facilitar a melhoria contínua, por meio de investigação rigorosa e comunicação perspicaz, é denominado
Alternativas
Q3109682 Auditoria Governamental
Em relação ao planejamento de auditoria governamental, julgue o item seguinte.

Constituem exemplos de fontes de riscos e vulnerabilidades organizacionais os sistemas informacionais obsoletos, sem controle de acesso e desprovidos de integração com outros sistemas, e os processos organizacionais mal concebidos.
Alternativas
Q3087838 Auditoria Governamental
A governança pública organizacional consiste na aplicação de práticas de liderança, estratégia e controle que permitem aos gestores de organizações públicas, bem como às partes interessadas, avaliar suas demandas, direcionar suas ações e monitorar seu funcionamento. O objetivo é aumentar a capacidade de entregar bons resultados aos cidadãos, melhorando o desempenho organizacional e gerando valor, evitando controles desnecessários e burocracia excessiva. Em relação ao tema, de acordo com o Referencial básico de governança aplicável a organizações públicas e outros entes jurisdicionados ao TCU / Tribunal de Contas da União, 3ª edição, avalie as assertivas a seguir:

I. Capacidade de resposta: diz respeito às ações organizacionais e ao comportamento do agente público, referindo-se à adesão e alinhamento consistente aos valores, princípios e normas éticas comuns para sustentar e priorizar o interesse público sobre os interesses privados.
II. Transparência: é a capacidade de responder de forma eficiente e eficaz às necessidades das partes interessadas.
III. Confiabilidade: representa a capacidade das instituições de minimizar as incertezas para os cidadãos nos ambientes econômico, social e político.
IV. Melhoria regulatória: representa o desenvolvimento e a avaliação de políticas e de atos normativos em um processo transparente, baseado em evidências e orientado pela visão de cidadãos e partes diretamente interessadas.

Assinale a alternativa que contém apenas os itens corretos.
Alternativas
Q3047372 Auditoria Governamental
Sobre o conceito de governança no setor público, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3021200 Auditoria Governamental

No que se refere à compliance aplicada à gestão pública, julgue o item a seguir. 


A implementação de programas de compliance na gestão pública visa garantir a conformidade com leis e regulamentos, no sentido de serem prevenidos e detectados atos de corrupção. 

Alternativas
Q3021199 Auditoria Governamental

No que se refere à compliance aplicada à gestão pública, julgue o item a seguir. 


São aplicáveis ao contexto de compliance na gestão pública brasileira somente as normas nacionais. 

Alternativas
Q3019837 Auditoria Governamental
Com relação ao módulo de acesso público e ao acompanhamento das prestações de contas no SiGPC, julgue o item que se segue.

No acompanhamento da prestação de conta, o campo Ciclo é exclusivo para prestações de contas do tipo repasse, cujo período de execução ultrapassa um exercício financeiro.
Alternativas
Q3019751 Auditoria Governamental
A respeito do Plano de Ações Articuladas (PAR), considerando a Resolução CD/FNDE n.º 4/2020, julgue o item a seguir.

A fim de viabilizar a distribuição de recursos do PAR, o FNDE prevê a criação de um ranking com os estados e o Distrito Federal e outro ranking com os municípios a serem atendidos por meio do PAR, devendo considerar, entre outros fatores, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 
Alternativas
Q2560640 Auditoria Governamental
Sobre a importância dos controles internos para a governança do setor público, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2517537 Auditoria Governamental
A gestão de uma entidade pública aprovou a criação do seu sistema de governança, que previa a estruturação das instâncias de governança, de gestão e de auditoria interna conforme o novo modelo das Três Linhas do The Institute of Internal Auditors (IIA), chancelado no Brasil pela IN Conjunta MPOG/CGU nº 1, de 10 de maio de 2016.

Nesse modelo, o papel da instância de governança:
Alternativas
Q2517197 Auditoria Governamental
O compliance é uma prática oriunda do marco regulatório corporativo anglo-saxão, particularmente o norte-americano. A legislação brasileira utiliza a terminologia de programas de integridade para se referir aos sistemas de compliance.
Assinale a opção que indica um marco legal de programas de integridade pública no Brasil. 
Alternativas
Q2499299 Auditoria Governamental
A educação e a capacitação continuada dos membros e técnicos são fundamentais para o aprimoramento das atividades de fiscalização realizadas pelos Tribunais e Conselhos de Contas. Assim, qual é o impacto esperado da formação contínua para a eficácia desses órgãos na promoção da governança pública?
Alternativas
Q2499288 Auditoria Governamental
Em relação à fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial no setor público, qual é a importância da transparência e do acesso público às informações?
Alternativas
Q2387732 Auditoria Governamental
Uma entidade pública está estruturando o seu sistema de governança e designou um grupo de trabalho (GT) para, a partir de referenciais aplicáveis a entidades públicas, elaborar uma proposta a ser submetida à administração da entidade. O GT identificou que a governança organizacional pública deve ser estruturada a partir de mecanismos como liderança, estratégia e controle e que a estruturação de um sistema de governança se dá pela adoção de práticas relativas a cada um desses mecanismos.

Uma prática relacionada ao mecanismo da estratégia pode ser exemplificada por:
Alternativas
Q2386768 Auditoria Governamental
De acordo com a ISSAI 100, as auditorias do setor público partem de objetivos que podem ser distintos, dependendo do tipo de auditoria que está sendo realizada. No entanto, todas elas contribuem para a boa governança de diversas formas, exceto: 
Alternativas
Q2340558 Auditoria Governamental

Acerca da governança no setor público, julgue o próximo item.



A estrutura de governança e a alta administração devem estabelecer uma estreita relação de dependência e subordinação, com vistas ao alinhamento da tomada de decisões em prol da maior eficiência da organização.

Alternativas
Q2326732 Auditoria Governamental
Diversas organizações adotaram a estrutura de controles internos do COSO, e várias normas de auditoria baseiam-se nessa estrutura. Acerca dos componentes do COSO, considere o trecho a seguir.

A alta administração deve estabelecer um tom apropriado no topo que influencie positivamente a consciência de controle do pessoal da entidade sendo a base para todos os outros componentes dos controles internos.

RAMOS, Michael J. How to comply with Sarbanes-Oxley section 404: assessing the effectiveness of internal control. John Wiley & Sons, 2006.

Esse trecho se refere ao componente de
Alternativas
Q2322109 Auditoria Governamental
O novo modelo das Três Linhas do The Institute of Internal Auditors (The IIA) estabelece que o órgão de governança, a gestão e a auditoria interna têm responsabilidades distintas, mas todas as atividades precisam estar alinhadas com os objetivos da organização. No modelo são definidas diretrizes básicas de relacionamento entre os papéis de cada linha.

No contexto desse modelo, quando se fala do relacionamento entre o órgão de governança e a auditoria interna, entende-se que o papel do primeiro em relação à segunda é bem definido por atividades ligadas a:
Alternativas
Q2244387 Auditoria Governamental
A consecução das diretrizes de governança pública não é trivial, sendo parte fundamental o acompanhamento de resultados. Para tal, um superintendente de governança de uma entidade da administração pública federal direta, autárquica e fundacional teve a incumbência de implementar internamente instância de acompanhamento de resultados da entidade, de promoção de soluções para controle e melhoria do desempenho institucional e o aprimoramento do processo decisório. Tal incumbência é de competência de
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: D
5: E
6: C
7: E
8: C
9: C
10: A
11: E
12: A
13: D
14: B
15: E
16: A
17: E
18: D
19: D
20: C