Questões de Concurso
Sobre governança no setor público em auditoria governamental
Foram encontradas 64 questões
Constituem exemplos de fontes de riscos e vulnerabilidades organizacionais os sistemas informacionais obsoletos, sem controle de acesso e desprovidos de integração com outros sistemas, e os processos organizacionais mal concebidos.
I. Capacidade de resposta: diz respeito às ações organizacionais e ao comportamento do agente público, referindo-se à adesão e alinhamento consistente aos valores, princípios e normas éticas comuns para sustentar e priorizar o interesse público sobre os interesses privados.
II. Transparência: é a capacidade de responder de forma eficiente e eficaz às necessidades das partes interessadas.
III. Confiabilidade: representa a capacidade das instituições de minimizar as incertezas para os cidadãos nos ambientes econômico, social e político.
IV. Melhoria regulatória: representa o desenvolvimento e a avaliação de políticas e de atos normativos em um processo transparente, baseado em evidências e orientado pela visão de cidadãos e partes diretamente interessadas.
Assinale a alternativa que contém apenas os itens corretos.
No que se refere à compliance aplicada à gestão pública, julgue o item a seguir.
A implementação de programas de compliance na gestão
pública visa garantir a conformidade com leis e
regulamentos, no sentido de serem prevenidos e detectados
atos de corrupção.
No que se refere à compliance aplicada à gestão pública, julgue o item a seguir.
São aplicáveis ao contexto de compliance na gestão pública
brasileira somente as normas nacionais.
No acompanhamento da prestação de conta, o campo Ciclo é exclusivo para prestações de contas do tipo repasse, cujo período de execução ultrapassa um exercício financeiro.
A fim de viabilizar a distribuição de recursos do PAR, o FNDE prevê a criação de um ranking com os estados e o Distrito Federal e outro ranking com os municípios a serem atendidos por meio do PAR, devendo considerar, entre outros fatores, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Nesse modelo, o papel da instância de governança:
Assinale a opção que indica um marco legal de programas de integridade pública no Brasil.
Uma prática relacionada ao mecanismo da estratégia pode ser exemplificada por:
Acerca da governança no setor público, julgue o próximo item.
A estrutura de governança e a alta administração devem
estabelecer uma estreita relação de dependência e
subordinação, com vistas ao alinhamento da tomada de
decisões em prol da maior eficiência da organização.
A alta administração deve estabelecer um tom apropriado no topo que influencie positivamente a consciência de controle do pessoal da entidade sendo a base para todos os outros componentes dos controles internos.
RAMOS, Michael J. How to comply with Sarbanes-Oxley section 404: assessing the effectiveness of internal control. John Wiley & Sons, 2006.
Esse trecho se refere ao componente de
No contexto desse modelo, quando se fala do relacionamento entre o órgão de governança e a auditoria interna, entende-se que o papel do primeiro em relação à segunda é bem definido por atividades ligadas a:
I. A atividade de auditoria tem por foco principal a prevenção e a repressão de fraudes.
II. No setor público, a avaliação de riscos deve estar em sintonia com o princípio da eficiência, buscando evitar danos para o patrimônio público.
III. A transparência e a prestação de contas são vistas como princípios fundamentais da governança corporativa contemporânea.
Assinale:
Em pesquisa aos dados abertos a qualquer interessado, no sítio oficial mencionado no quadro anterior, é possível acompanhar os valores de repasses efetuados a qualquer município brasileiro. O volume de recursos repassados, a exemplo do anteriormente exposto, é parte do orçamento administrado pelos gestores públicos democraticamente eleitos e justificam a necessidade de controle interno por parte do Poder Legislativo e do Poder Executivo municipal. Ciente da importância e da responsabilidade dos servidores incumbidos de responder pelo controle interno, analise as afirmativas a seguir.
I. A base legal para implementação do Sistema de Controle Interno na Administração Pública encontra-se na Constituição da República Federativa do Brasil e na Lei de Responsabilidade Fiscal.
II. Para implementação do Sistema de Controle Interno na Administração Pública, faz-se necessário, preliminarmente, conhecer a base legal; institucionalizar a função; identificar profissional adequado para coordenação; e superar barreiras internas e externas.
III. Sistema de Controle Interno, em âmbito municipal, é um conjunto de normas, atividades, procedimentos, métodos, rotinas, bem como de unidades da estrutura organizacional da Administração Pública municipal com atuação articulada, visando o controle da gestão administrativa.
IV. Quanto à natureza dos controles internos, existem os controles formais que são projetados para assegurar a observância à legislação e às normas disciplinares numa organização estatal e os controles substantivos que são projetados para garantir a eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos, em termos quantitativos e qualitativos. Além desses existem, ainda: Controles Preventivos ou Prévios, Controles Detectivos ou Concomitantes e Controles Corretivos ou Posteriores.
Está correto o que se afirma em