Questões de Concurso
Sobre processo de auditoria em auditoria governamental
Foram encontradas 405 questões
Acerca de evidências e técnicas de auditoria, julgue o seguinte item.
A auditoria governamental deve priorizar evidências documentais formais e escritas, pois evidências obtidas por meio de entrevistas ou observações não têm validade na auditoria pública.
No que se refere à amostragem estatística em auditoria e à matriz de achados, julgue o item a seguir.
Os elementos obrigatórios da matriz de achados em auditoria governamental são achado, critério, condição, causa e recomendação, não incluído o impacto da irregularidade identificada.
A respeito da comunicação de fraudes e irregularidades identificadas em auditoria e da supervisão de qualidade da auditoria, julgue o próximo item.
A supervisão e a revisão do trabalho de auditoria governamental são obrigatórias para garantir que as conclusões de auditoria estejam fundamentadas, sendo recomendável que a revisão seja realizada por um auditor que não tenha participado diretamente da execução do trabalho de auditoria.
Em relação ao planejamento de auditoria, aos papéis de trabalho e aos riscos de auditoria, julgue o item seguinte.
O planejamento da auditoria governamental deve priorizar os objetos auditáveis com base na materialidade e na relevância, conforme previsto nas normas técnicas, sendo facultativa a adoção da abordagem baseada em risco.
Em relação ao planejamento de auditoria, aos papéis de trabalho e aos riscos de auditoria, julgue o item seguinte.
Os papéis de trabalho são documentos elaborados pelos auditores durante a execução da auditoria governamental e devem conter todas as evidências e justificativas que fundamentam as conclusões do trabalho de auditoria.
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, a lacuna?
O auditor, seguindo a estratégia global de auditoria, precisa garantir que o trabalho seja conduzido de maneira eficiente, cobrindo as áreas de maior risco, enquanto utiliza adequadamente os termos da auditoria.
Com base nessa situação, a melhor abordagem do auditor seria
Esse modelo é amplamente utilizado para planejar, executar e avaliar procedimentos de auditoria em entidades públicas, garantindo a eficiência e a qualidade do trabalho.
Ele se baseia na interação de três componentes principais, a saber:
1. Risco Inerente (RI): 2. Risco de Controle (RC): 3. Risco de Detecção (RD):
O modelo do risco de auditoria (RA) é representado matematicamente como
Considerando os objetivos e as características de cada instrumento de fiscalização, combine cada instrumento relacionado abaixo com sua respectiva finalidade.
I. Inspeção II. Levantamento III. Monitoramento IV. Acompanhamento
( ) Acompanhar de forma contínua e sistemática a implementação de recomendações feitas em auditorias anteriores.
( ) Realizar diagnóstico inicial para coletar informações gerais sobre determinado tema ou área de atuação.
( ) Avaliar a consistência de ações corretivas adotadas pela entidade auditada em resposta a determinações legais ou normativas.
( ) Verificar in loco a execução física e financeira de contratos e convênios específicos.
A sequência correta, na ordem dada, é:
Relacione as fases do processo de auditoria a seguir, com as ações nelas desenvolvidas:
I. Execução da Auditoria II. Planejamento de Auditoria III. Relatório e Monitoramento
( ) Elaborar um relatório baseado nas conclusões alcançadas. ( ) Avaliar as evidências de auditoria e extrair conclusões. ( ) Estabelecer os termos da auditoria ( ) Realizar avaliação de risco ou análise do problema ( ) Realizar os procedimentos de auditoria planejados para obter evidências. ( ) Monitorar as questões relatadas como relevantes.
A sequência correta, na ordem dada, é:
Durante a auditoria, o auditor encontra inconsistências nos registros contábeis relacionados às transferências voluntárias e despesas associadas a projetos educacionais.
Com base nesse cenário, a seguinte ação representa a decisão mais apropriada para o auditor:
I. Os auditores devem assegurar que os termos da auditoria sejam claramente estabelecidos.
II. Os auditores devem obter um entendimento da natureza da entidade ou do programa a ser auditado.
III. Os auditores devem avaliar a evidência de auditoria e tirar conclusões.
Integra(m) de fato a etapa de planejamento da auditoria
Em relação aos motivos para a divulgação, avalie as afirmativas a seguir.
I. Os relacionamentos com partes relacionadas podem expor a entidade a riscos ou fornecerem oportunidades que não existiriam na ausência do relacionamento.
II. Os relacionamentos com partes relacionadas podem influenciar a maneira pela qual a entidade opera com outras entidades no alcance de seus objetivos individuais e na maneira pela qual ela coopera com outras instituições no alcance de seus objetivos comuns ou coletivos.
III. Partes relacionadas podem realizar transações em condições especiais que, possivelmente, não estariam disponíveis nas mesmas condições para terceiros. Desse modo, a existência de relacionamentos com partes relacionadas significa que uma parte pode controlar ou influenciar significativamente as atividades da outra e isso cria a oportunidade para que transações ocorram em uma base que possa beneficiar inadequadamente uma entidade em detrimento da outra.
Está correto o que se afirma em
De acordo com a NBASP 9020, uma avaliação de política pública pode ser realizada em três momentos diferentes a saber: