Questões de Concurso
Sobre risco de auditoria em auditoria governamental
Foram encontradas 63 questões
Acerca do planejamento e dos riscos de auditoria, julgue o item que se segue.
O risco de controle refere-se à possibilidade de os controles internos existentes não prevenirem ou não detectarem falhas e irregularidades, exigindo-se, nesse caso, maior rigor na aplicação dos testes substantivos.
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, a lacuna?
O auditor, seguindo a estratégia global de auditoria, precisa garantir que o trabalho seja conduzido de maneira eficiente, cobrindo as áreas de maior risco, enquanto utiliza adequadamente os termos da auditoria.
Com base nessa situação, a melhor abordagem do auditor seria
Esse modelo é amplamente utilizado para planejar, executar e avaliar procedimentos de auditoria em entidades públicas, garantindo a eficiência e a qualidade do trabalho.
Ele se baseia na interação de três componentes principais, a saber:
1. Risco Inerente (RI): 2. Risco de Controle (RC): 3. Risco de Detecção (RD):
O modelo do risco de auditoria (RA) é representado matematicamente como
I. Refere-se aos riscos de negócio do auditor, tais como perda decorrente de litígio, publicidade adversa ou outros eventos surgidos em conexão com a auditoria das demonstrações contábeis;
II. Inclui o risco de que o auditor possa expressar uma opinião de que as demonstrações contábeis contêm distorção relevante quando esse não é o caso;
III. A avaliação dos riscos baseia-se em procedimentos de auditoria para a obtenção de informações necessárias para essa finalidade e evidências obtidas ao longo de toda a auditoria.
Está correto o que se afirma em
Considerando as normas de auditoria relativas ao risco, ao assumir um risco de auditoria de 5%, o auditor trabalha com um índice de 95% para o nível de asseguração
À luz do Novo Modelo de Três Linhas, a atuação da superintendência na referida entidade:
O COSO ERM afirma que o gerenciamento de riscos corporativos requer o comprometimento da alta administração e a adoção de procedimentos alinhados à estratégia organizacional, dos quais o primeiro a ser considerado refere-se à:
I. Matriz de objetivos, riscos e controles elaborada;
II. Redesenho proposto para o processo objeto da consultoria;
III. Estrutura e recursos gerenciados pela unidade demandante.
Está(Estão) alinhado(s) às disposições da Portaria nº 0004/2023/GSC/CGE somente o(s) item(ns):
As normas de atributos dispostas no conjunto de Normas Internacionais para o exercício profissional da Auditoria Interna (The Institute of Internal Auditors) estão alinhadas a esse novo paradigma e estabelecem fundamentos do trabalho do auditor interno, que incluem:
A fraude não pode ser considerada material, ainda que integre o nível de valor considerado na determinação geral da materialidade.
De acordo com os Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público (NBASP 100), este risco deve ser gerenciado:
Nessa situação, as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna orientam que o executivo chefe de auditoria deve:
(__) No contexto da prevenção e do combate à corrupção, os controles internos exercem um papel crucial na identificação, mitigação e monitoramento de riscos, bem como na promoção da transparência e da responsabilidade na administração pública.
(__) A auditoria interna atua exclusivamente na análise dos registros contábeis e ações de combate à corrupção.
(__) A segregação de funções é uma estratégia importante para prevenir e detectar fraudes e desvios de recursos que envolve a separação de atividades-chave, de forma que nenhuma pessoa tenha controle completo sobre um processo ou transação.
A sequência CORRETA é: