Questões de Auditoria Governamental - Risco de Auditoria para Concurso
Foram encontradas 54 questões
À luz do Novo Modelo de Três Linhas, a atuação da superintendência na referida entidade:
O COSO ERM afirma que o gerenciamento de riscos corporativos requer o comprometimento da alta administração e a adoção de procedimentos alinhados à estratégia organizacional, dos quais o primeiro a ser considerado refere-se à:
I. Matriz de objetivos, riscos e controles elaborada;
II. Redesenho proposto para o processo objeto da consultoria;
III. Estrutura e recursos gerenciados pela unidade demandante.
Está(Estão) alinhado(s) às disposições da Portaria nº 0004/2023/GSC/CGE somente o(s) item(ns):
As normas de atributos dispostas no conjunto de Normas Internacionais para o exercício profissional da Auditoria Interna (The Institute of Internal Auditors) estão alinhadas a esse novo paradigma e estabelecem fundamentos do trabalho do auditor interno, que incluem:
A fraude não pode ser considerada material, ainda que integre o nível de valor considerado na determinação geral da materialidade.
De acordo com os Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público (NBASP 100), este risco deve ser gerenciado:
Nessa situação, as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna orientam que o executivo chefe de auditoria deve:
(__) No contexto da prevenção e do combate à corrupção, os controles internos exercem um papel crucial na identificação, mitigação e monitoramento de riscos, bem como na promoção da transparência e da responsabilidade na administração pública.
(__) A auditoria interna atua exclusivamente na análise dos registros contábeis e ações de combate à corrupção.
(__) A segregação de funções é uma estratégia importante para prevenir e detectar fraudes e desvios de recursos que envolve a separação de atividades-chave, de forma que nenhuma pessoa tenha controle completo sobre um processo ou transação.
A sequência CORRETA é:
O texto acima faz referência ao conceito de:
(__)O risco de auditoria em uma auditoria de demonstrações financeiras é o risco de que o auditor expresse uma conclusão inadequada, quando as informações sobre o objeto não contiverem distorções relevantes. (__)O auditor deverá reduzir o risco a um nível aceitavelmente baixo nas circunstâncias da auditoria, de modo a obter segurança razoável como base para expressar uma opinião de forma positiva (__)Para ser significativo, o nível de segurança obtido pelo auditor deve aumentar a confiança dos usuários acerca das informações sobre o objeto a um grau que seja claramente mais do que o trivial. (__)A avaliação de riscos é uma questão de julgamento profissional e não é passível de medição precisa.
Assinale a alternativa CORRETA.
Considere a situação hipotética para definir o nível de risco: A meta de uma Secretaria de Estado é cadastrar nos seus programas sociais 100% das famílias. Diante disso, foram identificados os seguintes eventos de risco que podem afetar o atingimento da meta: falta de alguma documentação para conclusão do cadastro (Impacto = 2 e Probabilidade = 4) e não comparecimento do responsável da família ao local e dia marcado (Impacto = 4 e Probabilidade = 2). Observando as informações apresentadas e a gestão de riscos recomendada pelo TCU, assinale a alternativa correta.
Em relação à auditoria no setor público federal, julgue o item, com base no Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal, editado pela Secretaria Federal de Controle Interno (em 2017), e nas NBC TA, do Conselho Federal de Contabilidade.
Finalizada a análise preliminar do objeto de auditoria, a
equipe deverá ter condição de definir, ainda que
preliminarmente, os objetivos do trabalho, que
consistem, basicamente, nas questões que a auditoria
pretende responder, podendo ser aprimorados após a
avaliação dos riscos associados ao trabalho.
No que diz respeito ao plano de auditoria baseado no risco, julgue o seguinte item.
A materialidade consiste na ligação lógica ou influência
sobre a finalidade do procedimento de auditoria e, quando
apropriado, sobre a afirmação em consideração, não sendo
afetada pela direção do teste.