Questões de Concurso Sobre auditoria em auditoria

Foram encontradas 637 questões

Q3194668 Auditoria
A execução dos trabalhos de auditoria interna compreende algumas etapas. Em relação à terceira etapa, é correto afirmar que essa etapa se refere ao(à):
Alternativas
Q3185813 Auditoria
Os critérios de nomeação, destituição, remuneração, bem como as atribuições do Comitê de Auditoria, devem estar expressos em regulamento próprio aprovado pelo(a)
Alternativas
Q3185806 Auditoria
O Comitê Administrador da Revisão Externa de Qualidade (CRE) tem em seu programa de trabalho a definição da abrangência, a seleção dos auditores a serem revisados, as etapas e os prazos a serem cumpridos pelos auditores revisores.
Dentre o que cabe ao CRE, estão como competências desse comitê, EXCETO 
Alternativas
Q3185805 Auditoria
Um especialista do auditor é uma pessoa ou organização com especialização em área que não Contabilidade ou Auditoria, contratado pelo auditor. A especialização compreende habilidades, conhecimento e experiência em área específica.
Na determinação da necessidade de um especialista do auditor, tal especialização se faz necessária para 
Alternativas
Q3185523 Auditoria
O auditor independente realiza outros trabalhos, além da auditoria e revisão, tais como auditoria de elementos, contas ou itens específicos das demonstrações contábeis; e asseguração de desempenho, com base nos principais indicadores de desempenho da empresa.
A Norma de “Independência para trabalho de asseguração diferente de auditoria e revisão” descreve
Alternativas
Q3185522 Auditoria
A manutenção de interesse financeiro em cliente de auditoria pode criar uma ameaça de interesse próprio. Um interesse financeiro pode ser detido direta ou indiretamente por meio de intermediário, como veículo de investimento coletivo, espólio ou trust.
Os fatores que são relevantes na avaliação do nível de ameaça de interesse próprio criada pela manutenção de interesse financeiro em cliente de auditoria incluem
Alternativas
Q3185521 Auditoria
O processo da Revisão pelos Pares deve ser desenvolvido conforme procedimentos a serem detalhados pelo CRE e deve considerar, entre outros itens, a confirmação da estrutura de controle interno, mediante a revisão da documentação para uma amostra de trabalhos de auditoria independente de demonstrações contábeis de clientes do Revisado.
Na seleção da amostra de clientes para revisão, o Revisor deve
Alternativas
Q3184792 Auditoria
A independência do auditor contábil é de observância obrigatória pelas supervisionadas, que não podem contratar ou manter auditor contábil independente em situações de impedimento ou incompatibilidade descritas pelas NBC, em especial NBC PA 400 e também pelos impedimentos constantes na Resolução CNSP nº 432, de 12 de novembro de 2021.
Com relação à independência para trabalhos de auditoria e revisão, analise as seguintes afirmativas:
I. A NBC PA 400 exige que a independência deve ser mantida durante o período do trabalho e o período coberto pelas demonstrações contábeis;
II. Considera-se impedimento se a supervisionada realizar pagamentos ao auditor contábil independente que represente 25% ou mais do faturamento total do auditor contábil independente no mesmo ano-base das demonstrações financeiras objetos de auditoria;
III. Se a entidade se torna cliente de auditoria durante ou após o período coberto pelas demonstrações contábeis sobre as quais a firma emitirá uma opinião, a firma deve determinar se alguma ameaça à independência é criada por relacionamentos financeiros ou comerciais com o cliente de auditoria durante ou após o período coberto pelas demonstrações contábeis, após a aceitação do trabalho de auditoria.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3184531 Auditoria
Alguns exemplos de trabalhos de asseguração diferentes de auditoria e revisão são a auditoria de elementos, contas ou itens específicos das demonstrações contábeis e a asseguração de desempenho com base nos principais indicadores de desempenho da empresa.
Em trabalhos de asseguração diferentes de auditoria e revisão, na avaliação de Empréstimos e garantias com cliente de asseguração que é banco ou instituição semelhante, a firma, membro da equipe de asseguração ou qualquer familiar imediato dessa pessoa não devem aceitar empréstimo ou garantia de empréstimo de cliente de asseguração,
Alternativas
Q3184530 Auditoria
A prestação de serviços contábeis e de escrituração para cliente de auditoria pode criar ameaça de autorrevisão.
A firma ou firma em rede não deve prestar para cliente de auditoria que não é entidade de interesse público serviços contábeis e de escrituração contábil, a menos que
Alternativas
Q3184170 Auditoria
Quando a firma identifica violação de disposição de independência para trabalhos de asseguração diferentes de auditoria e revisão, deve tomar ações conforme a norma que trata dessa matéria.
Se a parte que contratou a firma ou os responsáveis pela governança não concordarem que a medida proposta pela firma trata, de forma satisfatória, as consequências da violação, a firma deve
Alternativas
Q3184150 Auditoria
A NBC TA 220 (R3) dispõe sobre controle de qualidade da auditoria de demonstrações contábeis. À luz da referida norma, a definição “um único profissional, sociedade, empresa, outra entidade de profissionais da contabilidade ou seus equivalentes no setor público” refere-se
Alternativas
Q3184146 Auditoria
De acordo com a NBC TO 3000 – TRABALHO DE ASSEGURAÇÃO DIFERENTE DE AUDITORIA E REVISÃO, em todos os casos em que uma segurança razoável ou limitada, conforme apropriado, não puder ser obtida e uma conclusão com ressalvas no relatório de asseguração do auditor independente for insuficiente, nas circunstâncias, para os propósitos do relatório aos usuários previstos, o auditor independente deve
Alternativas
Q3184144 Auditoria
Com relação ao trabalho de revisão das demonstrações contábeis históricas, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( )A revisão das demonstrações contábeis históricas é um serviço de asseguração limitada indicado para entidades de pequeno porte e pouca complexidade em seus relatórios financeiros.

( )Na revisão de demonstrações contábeis, o auditor expressa uma conclusão que tem como objetivo aumentar o grau de confiança dos usuários previstos sobre a elaboração das demonstrações contábeis da entidade, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.

( )O auditor executa principalmente indagações e aplica procedimentos analíticos para obter evidências apropriadas e suficientes, como base para expressar uma conclusão de conformidade com os requisitos da norma sobre as demonstrações contábeis como um todo.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3184143 Auditoria
Em relação ao objetivo do auditor ao aplicar as normas de auditoria no exame de demonstrações contábeis elaboradas de acordo com a estrutura de relatório financeiro para propósitos especiais, considere os fatores a seguir:

I. A aceitação do trabalho.
II. O planejamento e a execução do referido trabalho.
III. A formação da opinião e a emissão do relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis.

De acordo com a NBC TA 800 – CONSIDERAÇÕES ESPECIAIS- AUDITORIAS DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ELABORADAS DE ACORDO COM AS ESTRUTURAS CONCEITUAIS DE CONTABILIDADE PARA PROPÓSITOS ESPECIAIS, o objetivo do auditor, ao aplicar as normas de auditoria no exame de demonstrações contábeis elaboradas de acordo com a estrutura de relatório financeiro para propósitos especiais, é tratar apropriadamente as considerações especiais que são relevantes para o(s) fator(es)
Alternativas
Q3184134 Auditoria
Durante a execução do processo de auditoria, um auditor externo identificou outras deficiências de controle interno que não eram deficiências significativas, mas que poderiam ser de importância suficiente para merecer a atenção da administração. O auditor discutiu então os fatos e as circunstâncias das suas constatações com a administração.
Nesse caso, o auditor
Alternativas
Q3184130 Auditoria
De acordo com a NBC PA 400 – INDEPENDÊNCIA PARA TRABALHO DE AUDITORIA E REVISÃO, a determinação dos honorários a serem cobrados por serviços de auditoria é uma decisão de negócio da firma que leva em consideração os fatos e as circunstâncias relevantes para o trabalho específico. Os fatores relevantes, na avaliação do nível das ameaças de interesse próprio e de intimidação, criados pelo nível dos honorários de auditoria pelo cliente de auditoria, incluem a fundamentação comercial da firma para os honorários de auditoria e a possível imposição de pressão indevida pelo cliente para reduzir os honorários de auditoria.
Um exemplo de ação que pode ser uma salvaguarda no tratamento das ameaças inclui
Alternativas
Q3184129 Auditoria
Com relação à NBC PA 11 – REVISÃO EXTERNA DE QUALIDADE PELOS PARES, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( )A Revisão Externa de Qualidade pelos Pares constitui-se em processo de acompanhamento do controle de qualidade dos trabalhos realizados pelos auditores independentes.

( )O objetivo da revisão pelos pares é avaliar os procedimentos adotados pelo contador que atua como auditor independente e pela firma de auditoria, com vistas a assegurar a qualidade dos trabalhos de auditoria e asseguração desenvolvidos.

( )A qualidade, nesse contexto, é medida pelo atendimento ao estabelecido nas normas internacionais e, na ausência destas, nas normas emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).


As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3183658 Auditoria
O objetivo do trabalho de revisão de informações intermediárias é permitir que o auditor expresse uma conclusão, caso ele, com base na revisão, venha a tomar conhecimento de algum fato que o leve a acreditar que as informações intermediárias não foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
Nos casos de limitação de alcance imposta pela administração, identificada após a aceitação do trabalho, o auditor deve, como medida inicial,
Alternativas
Q3183656 Auditoria
A Revisão Externa de Qualidade pelos Pares, também denominada “Revisão pelos Pares”, constitui-se em processo de acompanhamento do controle de qualidade dos trabalhos realizados pelos Auditores Independentes.
O objetivo da revisão pelos pares é o de
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: E
5: C
6: A
7: B
8: E
9: E
10: A
11: C
12: A
13: D
14: D
15: E
16: C
17: A
18: B
19: A
20: E